domingo, 22 de agosto de 2010

Justiça Eleitoral realiza simulado das eleições 21.08.2010

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE) realizou neste sábado (21/08), uma eleição simulada em todo o Estado do Ceará. Todas as 123 zonas eleitorais do Estado fizeram testes de votação, simulação de quebra de urna, recuperação de dados, sistema de apuração, transmissão de resultado e tratamento de pendências. Os testes foram feitos nos cartórios eleitorais, com exceção do município do Eusébio que realizou o procedimento no Ginásio Neusa de Freitas, onde foi feito o cadastramento biométrico dos eleitores, no fim do ano passado.

No Eusébio, foram convidados os mesários de nove sessões e eleitores reais em virtude da necessidade de teste com a identificação biométrica. Às sete horas da manhã alguns eleitores já se encontravam no Ginásio para colaborar com a Justiça Eleitoral. Algumas impressões digitais não foram reconhecidas automaticamente em todo o Brasil, inclusive no Ceará, mas, já estão sendo tomadas as devidas providências para correção antes da lacração dos sistemas eleitorais.

Também foram testados, o voto em trânsito, que vai permitir, este ano, que um eleitor vote para Presidente e Vice em uma das capitais, e a votação paralela, que é uma auditoria de verificação do funcionamento das urnas eletrônicas, por amostragem. O Ceará foi o primeiro Estado do país a enviar o resultado do simulado do voto em trânsito e a votação paralela foi concluída com êxito.

O resultado do simulado foi bastante satisfatório com algumas ocorrências reportadas ao Tribunal Superior Eleitoral e troca de alguns equipamentos com defeito.

FONTE TRE CE

Nenhum comentário: