domingo, 22 de agosto de 2010

27 de Agosto Dia do Psicólogo – Por João César Mousinho de Queiroz.

Decreto nº 53.464 de 21/01/1964. Regulamenta a lei nº 4.119 de 27 de agosto de 1962, que dispo sobre de Profissão de Psicólogo. O Presidente da República, usando das atribuições que lhe confere o artigo 87, item I da Constituição decreta:

TITULO I - Do Exercício Profissional.

Art. 1º - É livre em todo território nacional o exercício da Profissão de Psicólogo, observadas as exigências previstas na legislação em vigor o no presente decreto.
Parágrafo Único: a designação profissional de Psicólogo é privativa dos habilitados na forma da legislação vigente. 27 de Agosto é o dia sexta-feira comemorar o Dia do Psicólogo:
Empregado, desempregado, com consultório, sem consultório, que passou no concurso público e ainda não foi chamado, com plantões em Clínicas, com atendimentos domiciliares,
Psicólogo professor, palestrantes, dos conselhos tutelares, das Ongs, das escolas, das Empresas( organizacional),em
crise, com trabalho filantrópico, com monografia, aposentado.
Dia 27 de Agosto é o nosso dia do dia. Dia de receber os parabéns dos colegas de trabalho quando uma boa alma lembra, presentes dos clientes e ser esquecido pela grande maioria.
A psicologia possui um longo passado, mas uma história curta. Com essa frase descreveu Herrmann Ebbinghaus, um dos primeiros psicólogos experimentais, a situação da
psicologia - tanto em 1908, quando ele a escreveu, como hoje: desde a Antiguidade pensadores, filósofos e teólogos de várias regiões e culturas dedicaram-se a questões relativas à natureza humana - a percepção, a consciência, a loucura. Apesar de teorias "psicológicas" fazerem parte de
muitas tradições orientais, a psicologia enquanto ciência tem suas primeiras raízes nos filósofos gregos, mas só se separou da filosofia no final do século XIX.
O primeiro laboratório psicológico foi fundado pelo fisiólogo alemão Wilhelm Wundt em 1879 em Leipzig, na Alemanha. Seu interesse se havia transferido do das dia louras, de funcionamento do corpo humano para os processos mais elementares de percepção e a velocidade dos processos
mentais mais simples. O seu laboratório formou a primeira geração de psicólogos. Alunos de Wundt propagaram a nova ciência e fundaram vários laboratórios similares pela
Europa e os Estados Unidos. Edward Titchener foi um importante divulgador do trabalho de Wundt nos Estados Unidos. Mas uma outra perspectiva se delineava: o médico
e filósofo americano William James propôs em seu livro The Principles of Psychology (1890) - para muitos a obra mais significativa da literatura psicológica - uma nova abordagem mais centrada na função da mente humana do que na sua estrutura. Nessa época era a psicologia já uma ciência estabelecida e até 1900 já contava com mais de 40 laboratórios na América do Norte.
O profissional de psicologia é, como o próprio nome da teoria sugere, um conhecedor da mente humana. A palavra deriva do grego e significa psyche (mente ou alma) e logos (conhecimento), ou seja, "ciência da alma": sua definição mais antiga. Tudo começou com os filósofos, os primeiros
a fazer especulações em relação a problemas psicológicos, em busca de respostas sobre a natureza da alma e de sua relação com o corpo. Daí o costume de se dizer que a filosofia é a mãe da psicologia ou que os filósofos foram os precursores dos psicólogos.
Hoje, a definição da psicologia é outra e cabe ao psicólogo "estudar os fenômenos da mente e do comportamento do homem com o objetivo de orientar os indivíduos a enfrentar suas dificuldades emocionais e ajudá-los a encontrar o equilíbrio entre a razão e a emoção".
O objeto de estudo do psicólogo é o comportamento humano e o seu principal objetivo é compreender o homem.
Apesar desse intuito de compreensão não ser uma característica somente do profissional de psicologia - temos também o antropólogo, o sociólogo e o economista procurando o mesmo -, fica visível que estes dão ênfase, sobretudo, aos grupos e sociedades, enquanto aquele se fixa
no indivíduo.
Isto também não significa que o psicólogo só veja o indivíduo em separado, fora do coletivo, mas sim que enxerga o homem como a unidade do grupo.
Para quem anda pensando em seguir essa profissão, alguns conhecimentos podem ajudar a se definir na escolha. Uma delas é saber sobre o seu futuro campo de atuação, ou seja, onde e como poderá trabalhar.
O psicólogo pode atuar não apenas em consultórios, mas ainda em escolas, dando orientação vocacional; em empresas, participando de processos de seleção de funcionários; em hospitais, atendendo a pacientes e seus familiares; e mesmo na área de pesquisa, avaliando perfil do consumidor.
Também pode trabalhar como psicólogo esportivo, preparando os atletas emocionalmente, ou como psicólogo educacional, auxiliando pais e professores a solucionar problemas de aprendizagem.
O campo é bem amplo. A psicologia jurídica é outra área desse universo de opções. Como psicólogo jurídico, você vai acompanhar processos de adoção ou de violência a menores ou, em caso de presídios, avaliar os detentos.
Seja qual for a sua escolha, o importante é saber que você vai estar lidando com pessoas em seus sentimentos, medos e desejos. E que isto requer muito cuidado. O curso de psicologia vai dar a você, nos períodos iniciais, uma visão dos diferentes aspectos da psicologia: história, teoria e principais correntes. Também haverá aulas enfocando matérias sobre saúde, como neurologia, por exemplo.
Mais adiante é que o aluno vai se deparar com as disciplinas profissionalizantes e optativas, como pedagogia do excepcional, problemas de aprendizagem e orientação vocacional. Nesse momento, é a hora de optar por uma área de especialização.
No caso de quem pretende clinicar, o estágio é obrigatório, mas todos, uma vez formados, deverão se registrar no Conselho Regional de Psicologia.
O curso tem duração de quatro anos, para o bacharelado, e cinco, para quem deseja ainda a formação clínica, para atendimento em consultório.

Senhor, Só Você conhece em profundidade a criatura humana Só Você é verdadeiro psicólogo.
Contudo, Senhor, aceite-me como seu ajudante. Ensine-me as técnicas, oriente-me para não errar, E quando eu falhar - sei que isso acontecerá - venha depressa, Senhor, sanar o mal que fiz.
Dê-me um entranhado amor e respeito pela criatura humana. Não permite que a rotina, o cansaço torne-me frio e indiferente ao outro.
Dê-me bastante humildade para aceitar meus erros, perdoa as ofensas e ajuda-me a atribuir os êxitos a Você.
Que no fim de cada dia, ao fazer minha revisão, eu possa dizer em verdade:
Hoje fiz tudo quando dependeu de mim para ajudar ao meu irmão.

Obrigado, Senhor!
São Paulo,22/08/10 Psicólogo Jurídico-Terapeuta
Familiarwww.sosdrogasealcool.org - Comunidade:www.orkut.com.br/
Main#Community.aspx?cmm=26639275

Nenhum comentário: