sexta-feira, 13 de maio de 2011

Reitor desmente notícias sobre tomadas de contas da URCA



Certidões negativas do Tribunal comprovam nada existir em relação aos seus administradores

O Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professor Plácido Cidade Nuvens, emitiu ontem nota de esclarecimento sobre notícias veiculadas em meios de comunicação da região e sites, sobre questões relacionadas à administração da Instituição. As matérias veiculadas, inicialmente no Jornal do Cariri e endossadas por outros veículos, citam trechos das manifestações de um técnico da 5ª Inspetoria do Tribunal de Contas do Estado do Ceará acerca da prestação de contas anuais da atual administração. O conteúdo atenta contra o bom nome da URCA e seus dirigentes.
Na nota, o Reitor destaca a forma como vem sendo realizados os investimentos da Universidade, com anuência e seguindo as normas estabelecidas pelo próprio Tribunal de Contas do Estado. Ontem, também foram solicitadas ao próprio Tribunal, Certidões Negativas em que nada consta de irregular contra os dirigentes da instituição e a própria Universidade.
Professor Plácido ainda destaca na nota que “as inúmeras ilegalidades perpetradas pela gestão anterior levaram a direção desta Universidade a promover judicialmente Ação de Prestação de Contas, contra os ex-gestores 2003 – 2007, gestão André Herzog, para que os mesmos apresentassem prestação de conta. A seu tempo e termo a FUNDETEC, na atual gestão, promoveu Ação Judicial de igual mote contra os ex-gestores 2003 – 2007, gestão André Herzog, para que os mesmos prestassem conta de todos os valores transferidos da URCA a FUNDETEC, para o fim, e viessem em termos promover os esclarecimentos devidos. Estas ações judiciais encontram-se em curso na Comarca do Crato, aguardando a fase de instrução e julgamento das mesmas”.
Por conta dessas ilegalidades, foi instaurada uma auditoria interna para averiguar a gestão anterior, tendo seu relatório ficado à disposição das autoridades, dentre elas o Ministério Público Estadual, que promoveu Ação Civil Pública contra os Ex-Gestores da Universidade e da própria FUNDETEC - gestão André Herzog (2003 – 2007), igualmente em curso na Comarca do Crato, visando apurar as responsabilidades pelos gastos realizados, assim ditos irregulares na ação proposta.
Na nota, Plácido Cidade Nuvens, ressalta que a sua história fala por si próprio, como um homem público voltado para as grandes questões do Cariri. “Sempre me pautei pela transparência, democracia no debate político e pela preocupação em desenvolver esta região. Neste sentido minha prática política e acadêmica não poderia estar ligada a qualquer conduta diferente da probidade e da honestidade”, enfatiza o Reitor.
Regularmente as contas da URCA são encaminhadas ao Tribunal, com toda a documentação relativa ao pagamento e gastos com as bolsas destinadas aos alunos das unidades descentralizadas de Campos Sales e Iguatu, resultando no cumprimento da diligência solicitada pelo órgão de contas do Estado. “Nenhum desvio há na URCA a respeito do tema veiculado no referido jornal”, esclarece.
“As contas da Universidade são públicas e estão ao alcance de todos quantos queiram delas informarem-se. Não existe nenhum tipo de desvio, apropriação indébita ou descumprimento de lei. Na minha gestão optamos pela mais ampla transparência nas contas desta Universidade”, completa o Reitor.

Assessoria de Comunicação Universidade Regional do Cariri - URCA

(88) 3102-1212 - 8812.5525 ramal 2617 www.urca.br – Crato, 12 de maio de 2011

Tânia Peixoto
"O tempo é o meu lugar, o tempo é minha casa."
(Vitor Ramil)

Nenhum comentário: