terça-feira, 3 de maio de 2011

Bin Laden se escondia em meio a soldados e quartéis no Paquistão

Edição do dia 03/05/2011

03/05/2011 21h05 - Atualizado em 03/05/2011 21h05

A casa fica no centro de Abbottabad, a menos de mil metros da academia militar do país, e vista de fora não foge ao padrão das boas residências dali. Um oficial do Exército disse que ninguém sabia de nada e nem desconfiava.

Os enviados especiais Marcos Losekann e Sérgio Gilz foram até o Paquistão, país onde foi morto o terrorista Osama Bin Laden.

A viagem começou na segunda-feira (2) à noite, em Londres. De avião eles foram até a capital do Paquistão e, nesta manhã, fizeram outra viagem, dessa vez de carro, até a cidade de Abbuttabad, que fica a 120 quilômetros da capital.

Foram três horas que o repórter Marcos Losekann e o cinegrafista Sérgio Gilz percorreram de carro na viagem por uma estrada, cheia de curvas, de difícil acesso e cheia de motoristas relapsos. Lá Osama Bin Laden se escondeu.

Como ele conseguiu chegar naquela cidade, passando por várias barreiras do Exército, que revistam tudo? Como um homem daquela estatura, quase dois metros de altura, conseguiu passar sem ser notado? O fato é que ele chegou até lá e as pessoas dizem que não sabiam de nada, que não viram absolutamente nada.

A casa ficava ao lado de uma plantação de hortelã e em meio a outras casas mais ou menos do mesmo porte e tipo. Essa casa está totalmente cercada por homens do Exército.

A notícia mudou a rotina de Abbottabad, no norte do Paquistão. A cidadezinha, que é sede de uma base aérea e várias instalações das forças armadas, agora é alvo de curiosos e jornalistas do mundo todo.

A casa fica no centro de Abbottabad, a menos de mil metros da academia militar do Paquistão. É cercada de quartéis por todos os lados. No meio daqueles que deveriam caçá-lo, o homem mais procurado do planeta foi se esconder.

O oficial do Exército paquistanês diz que ninguém sabia de nada e nem desconfiava. Muitos moradores ainda custam a acreditar que o homem mais procurado do mundo estivesse bem ali.

Um homem afirma que não tinha ideia da presença de Bin Laden na cidade. Já um menino de 12 anos conta que esteve na casa várias vezes. Ele diz que havia crianças no local, que deram a ele dois coelhos de presente. O jovem também contou que a família costumava queimar todo o lixo, em vez de deixar para a coleta. E que os ocupantes da casa instalaram uma câmera para monitorar o que acontecia do lado de fora. O menino afirmou ainda que nunca viu Bin Laden.

A casa tem três andares e vista de fora não foge ao padrão das boas residências de Abbottabad. O que não é comum é o muro de três metros de altura com arame farpado. Em uma casa tão protegida assim, era estranho que não houvesse conexão de internet e nem linha telefônica. Foi isso que despertou as primeiras suspeitas.

Imagens divulgadas por TVs americanas mostram a cozinha da casa, manchas de sangue no chão, muito lixo espalhado e uma grande área externa.

Durante toda a terça-feira (3), os repórteres testemunharam o entra e sai de agentes paquistaneses, armados e vestidos de preto. A missão é tentar recolher pistas que revelem novos detalhes sobre a rotina do terrorista responsável por milhares de mortes.

Os peritos também querem saber, eventualmente, quem ajudava o chefe da al-Qaeda durante a permanência dele no território paquistanês.

Fonte: http://g1.globo.com

Nenhum comentário: