sexta-feira, 20 de maio de 2011

Projeto Rumo aos Museus

“Os museus são casas que guardam e apresentam sonhos, sentimentos, pensamentos e intuições que ganham corpo através de imagens, cores, sons e formas. Os museus são pontes, portas e janelas que ligam e desligam mundos, tempos, culturas e pessoas diferentes. Os museus são conceitos e práticas em metamorfose.” (Sistema Brasileiro de Museus)

O Projeto Rumo aos Museus, é uma iniciativa da Oficina Casa da Alto aprovada pelo edital de programação do Centro Cultural Banco do Nordeste. O Projeto propõe visitas aos Museus da região do Cariri, durante o ano de 2011, trabalhando a Educação Patrimonial como instrumento potencial de conscientização do cidadão acerca de sua identidade cultural, tendo como principais objetivos:

- Promover o reconhecimento da comunidade em relação ao seu patrimônio e à necessidade de preservá-lo, num contexto em que se provoca e estimula os olhares e interpretações dos acervos, gerando um intercâmbio entre o visitante e o objeto;

- Potencializar os Museus como espaços de experiências, que sensibilizam os indivíduos para compreensão do que está ao seu redor como patrimônio e registro da vivência humana.

Espaços de Museus a serem visitados (lista em ordem alfabética):

MUSEUS do Cariri/CE

- Assaré:
Memorial Patativa do Assaré;
- Crato:
Museu Histórico do Crato (1º. Piso)
Museu de Arte Vicente Leite (2º. Piso);
Museu de Fósseis;
- Juazeiro do Norte:
Museu Vivo – Colina do Horto;
Memorial Padre Cicero;
- Nova Olinda:
Memorial do Homem Cariri;
- Santana do Cariri:
Museu de Paleontologia

Tânia Peixoto
"O tempo é o meu lugar, o tempo é minha casa."
(Vitor Ramil)

Nenhum comentário: