terça-feira, 10 de maio de 2011

NOTÍCIAS DA URCA DO DIA 10.05.2011


Reitor Plácido Cidade Nuvens preside última Colação de Grau de sua gestão à frente da URCA

Realizada na última sexta-feira, a colação de grau 2011.1 da Universidade Regional do Cariri (URCA), para os formandos de 16 cursos da Instituição. Essa foi a última Colação de Grau presidida pelo atual Reitor da Universidade, Plácido Cidade Nuvens, que em junho próximo se despede da administração. Seu reitorado foi iniciado em 2007.

Na ocasião, o Reitor recebeu homenagem especial, tratando da sua trajetória de vida, dos anos em que esteve à frente da URCA, como Vice-Reitor da gestão da então Reitora Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau, como intelectual, Professor da Instituição, Escritor, além de estudioso dos fósseis da Bacia do Araripe e fundador do Museu de Paleontologia da URCA, que projetou a região do Cariri para o mundo, e prefeito de sua cidade natal, Santana do Cariri. Plácido Cidade Nuvens fez ecoar os versos de Patativa do Assaré para o Brasil, quando conseguiu a publicação do livro do poeta em editora de alcance nacional.

Uma gestão positiva e considerada exemplar, com projetos que requisitados pela atual gestão e atendidos pelo Governador do Estado, o Pleito do Professor Plácido obteve ganhos provenientes de lutas históricas da URCA. O Restaurante Universitário, Residência Universitária, a isenção de taxas para os alunos, melhoria da infraestrutura da Universidade, Reforma e ampliação do Museu de Paleontologia, inauguração do Salão da Terra, da Praça dos Coqueiros e construção do Ginásio Poliesportivo, além da sede administrativa do Geopark Araripe e a modernização tecnológica da URCA, com a aquisição de mais de 300 computadores e equipamentos de informática. Esses estão entre os feitos da nova administração.

Durante a sua gestão a URCA ganha o primeiro Doutorado Interinstitucional, na área de Educação, além da inauguração e implementação de novos cursos. Outro aspecto importante está pautado no fortalecimento interno, momento em que a URCA ganhou credibilidade, dobrando para mais de oito mil participantes no vestibular e cerca de 8 mil alunos matriculados na Instituição. Um Concurso para Professor Efetivo veio minimizar o quadro de carência docente, e a luta para que mais concursos acontecessem foi uma das pautas permanentes da sua administração.

O seu discurso na Colação esteve pautado na importância da URCA como Instituição que tem a finalidade de habilitar os novos profissionais ao trabalho qualificado em favor do desenvolvimento sustentável da Região. “É assim que a Universidade cumpre o seu destino e a sua tarefa. A grande missão da Universidade Regional do Cariri é ser agente ativo do desenvolvimento sustentável”, completa.

I Semana de Extensão da URCA será aberta com um dos maiores nomes da arte-educação no Brasil


Com palestra de um dos maiores nomes da arte-educação do Brasil, Professora Dra. Ana Mae Tavares Bastos Barbosa, da Universidade Anhembi Morumbi/São Paulo, será aberta no próximo dia 11, às 8h30, no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri, a I Semana de Extensão da URCA – I Semex. Ela ministrará palestra sobreAbordagem Triangular no Ensino das Artes e Culturas Visuais: A indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão’.Também lançará o livro “Abordagem Triangular no Ensino das Artes e Culturas Visuais”. A I Semex acontecerá de 11 a 14 de maio, no Campus do Pimenta.

Segundo a coordenação do evento, a I Semana de Extensão da Universidade Regional do Cariri surge como um movimento de divulgação da Extensão Universitária, por meio de uma programação gratuita e aberta ao público em geral, principalmente os universitários e estudantes do ensino básico da rede pública e privada. O I Semex nasce como fruto de uma demanda existente de programas, projetos comunitários e cursos.

A abrangência da SEMEX revela-se no significativo e crescente engajamento de atores em sua realização, envolvendo a comunidade acadêmica da URCA (professores, estudantes e técnicos) dos seus oito campi. Também se inserem instituições parceiras governamentais e privadas na perspectiva da propagação da produção extensionista por toda região do cariri.

A programação incluirá apresentação e discussão de trabalhos, mesas-redonda, palestras, oficinas, mini-cursos, exposições e apresentação de trabalhos sobre temas ligados à Extensão Universitária. Os trabalhos inscritos serão apresentados em forma de Banner e Produção Artística.


Assessoria de Comunicação

Universidade Regional do Cariri - URCA

(88) 3102-1212 - 8812.5525 ramal 2617

www.urca.br – Crato, 10 de maio de 2011



Tânia Peixoto
"O tempo é o meu lugar, o tempo é minha casa."
(Vitor Ramil)

Nenhum comentário: