sexta-feira, 13 de maio de 2011

Curso Básico de Elaboração de Projetos Sociais | Turma 2011.2



Já estão abertas as inscrições para a turma 2011.2 do Curso Básico de Elaboração de Projetos Sociais realizado pela Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa (EPUCA) no Cariri cearense. O evento tem duração de 40 horas e acontecerá em dois finais de semana seguidos (sexta, sábado e domingo), das 8 às 17 horas, começando no dia 5 de agosto. [Leia mais].
Informações|
www.joelmirpinho.wordpress.com
www.epuca.wordpress.com
joelmirpinho@hotmail.com
88 9953-0610 | 88 8110-4321
Ementa do Curso
Visitando o Terceiro Setor - O que é o terceiro setor - formas jurídicas de organização do terceiro setor no Brasil – As fundações e associações sem fins econômicos no Brasil: alguns números.

Onde encontrar parceiros para os nossos sonhos – Considerações iniciais – potenciais parceiros – vantagens e desafios no trabalho com cada fonte – doadores para a América Latina – algumas curiosidades – código de ética do captador de recursos.

Aspectos conceituais e teóricos da Elaboração de Projetos - Conceito de projeto – o que é um projeto social – o ciclo de um projeto social - árvore dos desafios (diagnóstico) - árvore dos objetivos (objetivo geral ou de impacto e objetivos específicos) – definindo as atividades - estabelecendo metas – definindo o plano de ação - construindo a justificativa –– cronograma de execução - orçamento – indicadores de resultado e avaliação.

Oficina de Elaboração de Projetos - Exercícios práticos (por equipe) ao longo de todo o curso, baseados na idéia de aprender a fazer, fazendo. Serão realizadas atividades de diagnóstico em uma comunidade local que servirão de base para a elaboração de um projeto real (produto final do Curso).

| Metodologia |

A metodologia do curso compreenderá exposições dialogadas (com apoio de projetor multimídia), trabalhos de grupo/oficinas, rodas de conversa e atividades de campo, sempre associando as informações técnicas ao conhecimento da realidade dos participantes, de forma a privilegiar o diálogo e o empoderamento de idéias e informações pelo conjunto dos mesmos.

| Perfil do facilitador |

Com origem nos movimentos populares, de onde herdou o gosto pela participação e pela construção coletiva, Joelmir Pinho trabalhou como técnico do Programa de Apoio à Autogestão das Organizações de Agricultores do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho (Petrolina-PE) e do Programa Nacional de Capacitação Técnica (convênio INCRA/BNB/PNUD), dirigiu o Instituto de Estudos, Pesquisa, Projetos e Assessoria Municipal da Prefeitura de Maranguape e coordenou o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano do mesmo município.

Foi consultor do processo de elaboração dos Planos Diretores de Desenvolvimento Urbano dos municípios de Viçosa do Ceará e Ubajara, na Serra da Ibiapaba (Ceará) e integrou a equipe responsável pela elaboração do Projeto de Regularização Fundiária, Urbanística e Edilícia do Município de Fortaleza.

Coordenou a elaboração do Plano de Governo de Maranguape – Gestão 2001/2004 – e tem larga experiência na organização e facilitação de seminários, conferências, fóruns e outras atividades correlatas. Em junho de 2000 participou do “Seminário Internacional del Proyecto de Monitoreo del Ciudades Intermedias em América Latina y el Caribe”, realizado na cidade de Cuenca, no Ecuador.

Autodidata, curioso e eterno aprendiz, nos últimos anos Joelmir Pinho tem se dedicado ao estudo de temas relacionados a políticas públicas, controle social, processo legislativo e gestão do terceiro setor, sendo, com freqüência, convidado para produzir textos, conduzir cursos e oficinas e proferir palestras dentro dessas áreas.

Atualmente presta serviços de assessoria e consultoria nas áreas de seu estudo, é sócio-diretor do Instituto Focus de assessoria, consultoria e educação biocêntrica ltda. (escritório de serviços), diretor geral da Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa (ONG) e membro da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR).

[+] Twitter | Facebook | Linkedin

Nenhum comentário: