terça-feira, 3 de maio de 2011

NOTÍCIAS DA URCA

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ

SECRETARIA DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO SUPERIOR – SECITECE - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA

03-05-2011

Grupo de pesquisadores participa de workshop

Sociobiodiversidade do semiárido Brasileiro na URCA

Aconteceu na manhã de ontem, no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA), o workshop Sociobiodiversidade do semiárido Brasileiro: oportunidades de pesquisa orientadas para a conservação e uso sustentável. O evento foi realizado através de parceria entre pesquisadores do Mestrado de Bioprospecção Molecular da URCA e da Universidade Rural de Pernambuco e teve a sua abertura com a palestra Rede de Investigação sobre biodiversidade e saberes locais, com dr. Ulysses Albuquerque (UFRPE), dra. Elcida Araújo (UFRPE) e dra. Natalia Honazaki (UFSC). Vários grupos de pesquisa realizaram debates e apresentaram projetos em execução, por meio do Núcleo de Pesquisa em Ecologia, conservação e potencial de uso de recursos biológicos do semiárido do Nordeste do Brasil. À tarde também foram apresentados projetos em execução na região da Flona do Araripe, com a equipe de pesquisadores do Laboratório de Etnobotânica Aplicada (LEA), da UFRPE. Todas as discussões estão inseridas no projeto Sociobiodiversidade do semiárido Brasileiro: oportunidades de pesquisa orientadas para a conservação e uso sustentável.

Pesquisadora apresenta percursos sobre projeto de pesquisa

Será realizada no próximo dia 05, às 19 horas, na Sala de Vídeo da URCA, com a Dra. Cláudia Rejanne Pinheiro Grangeiro (Letras/URCA), conversa sobre os percursos de suas pesquisas que resultaram no livro “O Discurso Religioso na Literatura de Cordel de Juazeiro do Norte”, e na tese “A Besta-Fera, o Padre Cícero e o Juazeiro do Norte: O Discurso Político no Folheto de Cordel”, laureada com o prêmio “Mais Cultura” do MinC (categoria Pesquisa em Literatura de Cordel), em 2010.

Abertas inscrições para Especialização em Língua Portuguesa e Arte/Educação

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa-PRPGP, juntamente a Coordenação do Curso deEspecialização em Língua Portuguesa e Arte/Educação informam aos interessados que estão abertas as inscrições para nova turma a funcionar em Juazeiro do Norte, Campus Pirajá, com duração de 16 meses de aulas presenciais, sendo um final de semana por mês. As aulas terão inicio no dia 27 de maio de 2011.


Público alvo: alunos graduados em letras ou áreas afins. Carga horária: 480 H/A
Inscrições: 40,00 (quarenta reais). Valor da mensalidade: R$ 120,00 (cento e vinte reais)
Local de realização das aulas: URCA-Campus Pirajá-Juazeiro do Norte. Informações: (88) 8804-0563/(88) 9977-8846 Auxiliadora (88) 9962-0706 Irinéia.


Turma de Especialização em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde está sendo formada

Encerrada, no último dia 30, a 5ª Turma do Curso de Especialização em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde. Na ocasião, houve pronunciamento da Coordenadora do Curso, Profa. Ms. Eglídia Vidal e Coffee Break oferecido pelo curso. A 6ª turma está em processo de formação.


Inscrições de Especialização em Desenvolvimento Regional até 20 de maio

Estão sendo realizadas de 02 a 20 de maio as inscrições para o Curso de Especialização em Desenvolvimento Regional, promovido pelo Departamento de Ciências Econômicas. Mais informações, tratar com Gilvânia pelos telefones: (88) 3102.1210 Ramal 2314 ou 9944/4357, no horário das 14 horas às 20 horas.

Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 - 8812.5525 ramal 2617
www.urca.br – Crato, 03 de maio de 2011


Tânia Peixoto
"O tempo é o meu lugar, o tempo é minha casa."
(Vitor Ramil)

Nenhum comentário: