sábado, 28 de maio de 2011

Otonite Cortez vence Consulta Universitária da URCA


Otonite Cortez vence Consulta

Universitária da URCA

A Professora Otonite Cortez ganhou a Consulta Universitária e, segundo a comunidade acadêmica, é a nova reitora da Universidade Regional do Cariri – URCA. Como Vice-Reitor, em sua chapa, foi eleito o Professor Patrício Melo. Ela obteve ampla maioria dos três segmentos votantes formados por professores, alunos e funcionários. Otonite é a atual Vice-Reitora da Instituição, da gestão Plácido Cidade Nuvens. A votação aconteceu na última quinta-feira, nos sete campi da Universidade. A apuração dos votos terminou na noite de ontem. A Comissão Especial não havia divulgado a contagem geral, até o final da noite.

Os candidatos acompanharam todo o processo de apuração, que ocorreu em uma das salas de aula do curso de Biologia, no Campus do Pimenta, em Crato. Em segundo lugar na consulta ficou o professor Edson Martis. Ele teve como Vice-Reitor da sua chapa, Galberto Martins. Francisco Cunha e Reno Feitosa ficaram na terceira colocação. Os três candidatos chegaram a expor em campanha que, caso os seus nomes não figurassem em primeiro lugar na consulta, não assumiriam o cargo, determinado pelo Governador do Estado, Cid Gomes.

Em junho, o novo reitor escolhido a partir da lista sêxtupla, encaminhada pela URCA ao governador, por meio da Comissão Especial, assumirá o cargo. A comissão coordenou o processo de consulta universitária. Otonite Cortez destacou o momento como de grande alegria e gratidão às pessoas que entenderam que a candidatura não era um projeto pessoal, mas que visa fortalecer a Urca ainda mais. “Nosso compromisso é de continuar fortalecendo essa instituição como pública, gratuita e de qualidade”, diz.

Ela afirma que em sua administração serão feitas mudanças, demandadas pela região, comunidade e contemporaneidade, além dos ajustes administrativos. A Reitora eleita na consulta destaca que a linha de trabalho da administração Plácido Cidade Nuvens, como instituição de desenvolvimento regional sustentável continuará. “Pretendo trabalhar e servir à Urca, como venho ao longo de 25 anos”, ressalta. Otonite Cortez avalia o processo eleitoral como normal e positivo. Considera que houve pouca abstenção de alunos, professores e funcionários.

A Comissão Especial foi presidida pelo professor Luiz Marivando Barros. Segundo ele, houve uma votação expressiva de todos os segmentos da Urca e é importante que os anseios dessa comunidade acadêmica sejam atendidos.

Saiba mais dos candidatos eleitos na Consulta Universitária:

Antônia Otonite de Oliveira Cortez

Professora, casada, mãe de três filhas e avó, graduada em História pela Faculdade de Filosofia do Crato. Fundadora da URCA e defensora de uma instituição pública e gratuita. Integrante do Departamento de História. Foi coordenadora do Curso de História por dois mandatos, Chefe do Departamento, eleita de 1993 a 1995. É Especialista em História pela PUC de Minas Gerais e Mestra em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; pesquisadora da área de história cultural; membro do grupo de trabalho no âmbito da SECITECE, para elaborar o PCCV da UECE, URCA e UVA, além de outros trabalhos desenvolvidos é atual Vice-Reitora da URCA, no mandato de 2007 a 2011, destacando-se por uma ampla atuação, também coordenando o sistema MAPP/URCA (Monitoramento das Ações e Projetos Prioritários – Investimentos). É autora do livro A Construção da “Cidade da Cultura” (Crato – 1889 a 1960), no prelo.

José Patrício Melo

Advogado, Professor, Pesquisador, casado, pai de duas filhas, graduado em Direito pela Universidade Regional do Cariri (1998), Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em 2007. Doutorando do Curso de Direito Civil pela Universidade de Buenos Aires. Professor Adjunto da URCA. Atua nas linhas de pesquisa sobre Direitos Fundamentais e efetividade, Direito das Famílias e Meio Ambiente, Coordenador Executivo do Geopark Araripe. Membro do Conselho de Meio Ambiente do Estado do Ceará (COEMA). Procurador da URCA de 1999 a 2002. Membro do Conselho de Direitos Humanos do Estado do Ceará (1999 – 2002). Diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados – CESA (2007 – 2008); Chefe de Gabinete da Reitoria (2008-2009). Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Salgado (2004 – 2008). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Humanos Fundamentais. Orientador de Projetos de Iniciação Científica no Departamento de Direito e editor Geral da Revista Direito & Dialogicidade.

Universidade Regional do Cariri - URCA

(88) 3102-1212 - 8812.5525 ramal 2617

www.urca.br – Crato, 28 de maio de 2011




Tânia Peixoto
"O tempo é o meu lugar, o tempo é minha casa."
(Vitor Ramil)

Nenhum comentário: