quinta-feira, 3 de junho de 2010

OFICINA DE PRODUÇÃO TEXTUAL PARA RÁDIO E JORNAL Por Edimar

COMUNIDADES DO SÍTIO JUÁ E PALMEIRINHA DOS VILAR

Dentro do programa do Projeto Comunicação para Povos Rurais da Ong Verde Vida, situada no Distrito Ponta da Serra, Crato Ceará, foi realizada a primeira etapa da oficina para os jovens de quatro localidades para implantação de rádios comunitárias. As primeiras localidades beneficiadas foram a do Sítio Juá e Sítio Palmeirinha dos Brito visando o aprendizado na produção textual e desenvolvimento da execução de programas para rádio comunitária.

A oficina nas duas comunidades acima citadas contou com a participação de 23 crianças e adolescentes na faixa etária de 12 a 16 anos no Sítio Juá e 13 adolescentes na faixa etária de14 a 18 anos no Sítio Palmeirinha dos Brito.

Durante a realização da oficina todo o processo foi registrado pelos bolsistas do Verde Vida em áudio visual, o que estimulava os participantes em aprender cada vez mais.

Todo material didático necessário para a realização da oficina como cadernos, lápis de cor, canetas, folhas de ofício, gravadores, microfones, computadores, câmera fotográfica e filmadora foi fornecido pelo Projeto bem como lanche para os participantes.

O objetivo do Verde Vida em capacitar os jovens das comunidades para desenvolverem programas para rádio, visa o bem da comunidade incluindo entretenimento, informação e resgate da identidade cultural regional, além de proporcionar um meio de aproximação entre os moradores das comunidades.

Despertar o interesse de crianças e adolescentes para um mundo de informações e tecnologia dentro de uma realidade que não contempla esses ícones, e ver a cada dia o brilho no olhar pelo conhecimento adquirido e pela possibilidade de melhorias para sua comunidade, vale o trabalho e nos dá a certeza dos objetivos alcançados.

Ao final da oficina os participantes estão cientes do compromisso que é montar uma rádio comunitária, e aptos a executar uma grade de programação voltada para o bem da comunidade além de descobrirem o quão é importante a valorização de nossas raízes.

Foi trabalhado durante a oficina, a criatividade, o reconhecimento cultural da comunidade, a produção textual e a criação de programas diversificados, tudo seguindo informações colhidas dos moradores através de entrevistas e conversas informais sobre a importância e expectativas quanto a implantação de uma rádio desse porte.

É notório entre os participantes do curso e moradores das comunidades a satisfação de terem ao alcance doa mesmos um meio de comunicação que possibilitará uma fonte de informação e de voz das necessidades da comunidade.

Nos dias atuais a tecnologia é a mola propulsora para as relações entre as pessoas, sejam de ordem profissional ou pessoal e o Projeto Verde Vida intencionar,

proporcionar esses caminhos para aqueles que têm esse acesso restrito ou não o têm de forma nenhuma.

Diante do todo exposto, fica aqui o registro da satisfação do trabalho realizado com as duas comunidades e a certeza de uma semente plantada e que frutificará de forma benéfica e florescerá harmonizando os projetos sociais desenvolvidos pelo Projeto Verde Vida

Nenhum comentário: