terça-feira, 8 de junho de 2010

Carta enviada ao deputado Sineval Roque - por Armando Lopes Rafael

Crato (CE), 8 de junho de 2010.


Exmo.Sr.
Deputado Sineval Roque
Assembléia Legislativa do Ceará
Fortaleza (CE)

Senhor Deputado:

Desde há muito, a sociedade cratense – pelo que ela tem de mais representativo – vem pedindo ao Poder Público para prestar uma homenagem ao 3º Bispo Diocesano de Crato, Dom Vicente de Paulo Araújo Matos. Virou rotina lermos – na mídia escrita – e ouvirmos – na mídia falada e televisada – apelos para que tal lacuna seja preenchida.

Com efeito, não se justifica que a cidade de Crato ainda não tenha prestado uma homenagem pública de agradecimento pela folha de serviço prestada por Dom Vicente de Paulo Araújo Matos – por todos reconhecido como O maior benfeitor de Crato – ao longo de 37 anos quando foi o Pastor Diocesano do sul-cearense.
Nenhuma rua desta cidade recebeu a denominação do 3º Bispo Diocesano de Crato, falecido em 06 de dezembro de 1998.

Surge agora uma oportunidade de corrigirmos esta gritante injustiça. E V.Excia. poderá ser o instrumento de Deus e da comunidade cratense para prestar uma significativa homenagem póstuma a Dom Vicente de Paulo Araújo Matos.

Como é do seu conhecimento, o Governo do Ceará – atendendo ao pedido de V.Excia – iniciou a construção da Escola Estadual de Educação Profissionalizante de Crato, localizada na Avenida Teodorico Teles, no local onde estão erguidos os galpões de antiga indústria de beneficiamento de algodão.

Não consta que foi dada nenhuma denominação oficial a este educandário que representará um grande benefício para a juventude cratense. Assim sendo, poderia V.Excia apresentar projeto na Assembléia Legislativa denominando de Dom Vicente de Paulo Araújo Matos a esta Escola Estadual de Educação Profissionalizante de Crato.

Justificativa

Dom Vicente de Paulo Araújo Matos nasceu na cidade de Itapagé (CE) aos onze de junho de 1918. Foi ordenado sacerdote, em Fortaleza, no dia 29 de novembro de 1942. Foi vigário da cidade de Capistrano (CE) entre 1944 a 1947. Diretor do Colégio Arquidiocesano em Fortaleza de 1947 a 1955.
Em 26 de abril de 1955 foi nomeado, pelo Papa Pio XII, como bispo titular de Antioquia em Meandro para exercer a função de bispo auxiliar da Diocese de Crato. Chegou a Crato em 15 de agosto de 1955 e aqui permaneceu até 1º de junho de 1992, atuando como bispo auxiliar até 1961 e deste ano até 1992 como 3º bispo titular da Diocese de Crato.

Pela extensa folha de serviço prestada ao Cariri e especialmente à cidade de Crato, Dom Vicente de Paulo Araújo Matos é justamente reconhecido como O maior benfeitor de Crato.

Com efeito, no seu profícuo episcopado realizou Dom Vicente de Paulo Araújo Matos um trabalho hercúleo, sintetizado pelos frutos abaixo alinhados:
– Criação de 18 Paróquias;
– Ordenação de 37 sacerdotes;
– Fundação do Instituto de Ensino Superior do Cariri, entidade que criou e manteve a Faculdade de Filosofia de Crato, que proporcionou condições para a criação da Universidade Regional do Cariri – URCA;
– Criação da Rádio Sociedade Educadora Cariri Ltda. que leva ao ar programas de natureza sócio-educacional-evangelizadora;
– Criação da Organização Diocesana de Escolas Radiofônicas, responsável pela extinção do analfabetismo na zona rural do Sul do Ceará na década 60 do século passado;
– Criação da Empresa Gráfica Ltda. (Tipografia) que imprimia o jornal semanal “A Ação”, órgão oficial da Diocese de Crato;
– Criação e construção do Colégio Madre Ana Couto, na cidade de Crato, destinado à educação de jovens pobres;
– Criação da Organização Diocesana de Escolas Profissionais que proporcionou formação de segundo grau à população carente da região do Cariri;
– Criação da Escola de Líderes Rurais, responsável pelo surgimento dos primeiros sindicatos de trabalhadores rurais no Sul do Ceará;
– Criação da Fundação Padre Ibiapina, ainda hoje a mais importante entidade sócio-educacional que desenvolve um amplo trabalho de Evangelização, Ação Comunitária, Opinião Pública, Cursos e Treinamentos, Pastoral de Saúde, Pastoral da Criança e Educação;
– Construção do Centro de Expansão Educacional que concentra todas as atividades da pastoral diocesana.

Ao lado de todas essas realizações chamava a atenção na personalidade de Dom Vicente de Paulo Araújo Matos uma inteligência prática, um espírito empreendedor e, acima de tudo, os dotes de um Pastor zeloso, prudente, firme e compreensivo.

Por tudo isso, Senhor Deputado, acreditamos que denominando a futura Escola Estadual de Educação Profissionalizante de Crato de Dom Vicente de Paulo Araújo Matos, o governo do Dr.Cid Gomes estará realizando o anseio da expressiva população católica da cidade de Crato, que recorda aquele Bom Pastor como uma bênção de Deus na promoção social de todo o sul-cearense.
Confiando na sensibilidade e espírito público de V. Excia, sempre sintonizados com os desejos da população caririense, aproveito a oportunidade para apresentar-lhe os nossos elevados protestos de respeito e consideração.

Cordialmente,
Armando Lopes Rafael

EXTRAIDO DO BLOG DO CRATO

Nenhum comentário: