quinta-feira, 8 de abril de 2010

080410 - AÇÕES DO PROJETO VERDE VIDA

Teia Brasil 2010 Tambores Digitais

O Encontro Teia Brasil 2010 realizado em fortaleza,entre os dias 25 a 31 de março, veio mostrar os Múltiplos Brasis, celebrando a diversidade cultural.

Célio Turino, Secretário de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura-Minc, apresentou uma definição da TEIA: um auto retrato do povo brasileiro.

O tambor pode ser considerado um dos primeiros meios de comunicação da humanidade deste os primórdios,os perceberam a necessidade de estabelecer uma comunicação para a própria sobrevivência e melhoria da vida. Os vários pontos de cultura se uniram aos tambores digitais para comunicar suas várias atividades na areia cultural.

Entres as iniciativas presentes estava a ONG Verde Vida que desenvolve o Projeto: “Comunicação para povos rurais”. O Projeto vai montar cinco rádios difusoras em comunidades de Ponta da Serra na cidade de Crato, Ceará, com programação educativa elaboradas pela própria comunidade e núcleo de produção formados por crianças e adolescentes. O trabalho começou em 2008 com apoio do Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente- CMDCA de Crato. Em 2009 ganhou o premio ponto mídia livre do MINC.

Neste ano de 2010 o Verde Vida concorreu ao edital do Criança Esperança apoiado pela UNESCO e aprovamos o projeto Comunicão para povos rurais.

O Coordenador Executivo do Verde Vida e gestor cultural do “Comunicação para povos rurais”,

José Genivan Correia Brasil participou da Teia Brasil, intercambiando as ações da ONG Verde Vida com diversas experiências na área sócio-cultural da sociedade civil e gestão pública.

No Cariri, segundo Celio Turino no seu livro Ponto de Cultura: O Brasil de Baixo para Cima, “os silenciados querem ser vistos e se fazer ouvir”. Descreveu a nossa Chapada do Araripe: “Chapada do tempo em que os continentes da América do Sul e África se separaram no fundo mar, laguna onde os peixes de água salgada, hoje fósseis, são encontrados apenas no sertão do Nordeste e na costa do Gabão. Chapada de arenitos avermelhados e vegetação verde no vale em que o mar virou sertão. Sertão Mágico, com nascentes de água, fósseis de pterossauros e libélulas.

Sertão do Cariri, entre Ceará, Paraíba, Pernambuco e Piauí . Lugar ermo silencioso, como os indígenas que habitavam seu vale: oscariris, de quiriri- cariri- silenciosos no idioma Macro-jê. Neste lugar ermo pulsa cultura: Padre Cícero da fusão entre Política, religião e sermões ecológicos; Luiz Gonzaga do Baião, (...) Patativa do Assaré, poeta do Ispinho e fulô, voz dos pobres agregando força de gigante (..) os mestres escultores em madeira e barro, Manuel Craciano e Noca; Expedito do couro; a banda Cabaçal dos irmãos Anicetos; a Lira Nordestina, do cordel e da xilogravura, o beato Zé Lourenço, do Caldeirão.”

Diante de toda essa riqueza cultural, com a qual Célio Turino se encantou, a ONG Projeto Verde Vida através do Programa Ações Culturais para povos rurais e do Projeto de comunicação, vem contribuindo para valorização da identidade do povo do Cariri através da animação da rede de comunicadores populare, iniciativas de grupos de jovens operando rádios difusoras, produção de audiovisual e oficinas de formação de agentes culturais.

Os silenciados querem ser vistos. Vamos valorizar a cultura da região do Cariri.

Texto: Genivan Brasil

Projeto de Comunicação

A ONG Verde Vida inicia o Projeto: Comunicação para povos rurais: rede de comunicação e cultura popular do semiárido cratense, que tem como desígnio construir a rede de comunicadores populares do Crato-CE, integrando espaços de Comunicação popular, criando condições para as práticas culturais, socioeducomunicativas, fortalecendo a interação entre os jovens e as comunidades, valorizando suas raízes, e gerando autonomia para a vida o projeto ainda faz instrui os jovens a olhar a comunidade de ma forma mais ampla e com isso possa melhorá-la.

O lançamento foi realizado no Pólo de atendimento Edvardo Ribeiro, o evento trouxe crianças das mais diversas comunidades que já tiveram o seu primeiro contado com os oficineiros e puderam conferir shows musicais com bandas da comunidade local.

esse projeto conta com apoio criança espererança UNESCO.

Texto Rodrigo Brasil


FONTE Portal do Projeto Verde Vida

Nenhum comentário: