domingo, 4 de abril de 2010

040410 - Psicologia no Cotidiano Ψ ANDRÓGINO Ψ Por João César Mousinho De Queiroz

Andrógino é aquele(a) que tem características físicas e, em aditivo, as comportamentais de ambos os sexos. Assim sendo, torna-se difícil definir a que gênero pertence uma pessoa andrógina apenas por sua aparência. Andróginos que prezam por sua androginia normalmente utilizam de adereços femininos, no caso de homens, ou masculinos, no caso de mulheres, para ressaltar a dualidade. Dado isso, tende-se a pressupor que os andróginos sejam invariavelmente homossexuais ou bissexuais, o que não é verdade, uma vez que a androginia ou é um caráter do comportamento e da aparência individual de uma pessoa ou mesmo sua condição sexual psicológica, nada tendo a ver com a orientação sexual(ou identificação sexual), ou seja a atração erótica por determinado parceiro.Desse modo, pessoas andróginas podem se identificar como homossexuais, heterossexuais, bissexuais ou assexuais. Na Antiguidade, encontram-se rastos de androginia em Adónis, Castor e Polux, e em muitas outras divindades que em geral têm uma natureza bissexual, reproduzindo-se a partir de si mesmas, dado que encerram em si as naturezas feminina e masculina. O ser andrógino é sinônimo de totalidade, tanto no princípio como no fim dos tempos, reunindo em si a plenitude, roubada pela divisão dos sexos que a união do casamento volta a reunir. Embora tenha em sentido comum uma expressão sexual, ou de negação de definição sexual, quando aplicada ao homem, o princípio da androginia é, em muitas tradições religiosas, uma espécie de fim a atingir ou uma idade de ouro a reconquistar.

No ioga um dos seus objetivos, atingir a reintegração ou reunião final das duas polaridades do ser humano. Na tradição do sufismo, o mundo de aparência e de pecado desvia a atenção da verdadeira realidade divina, que é a unidade elementar e ancestral. Existem tradições em que de um ser andrógino, uma espécie de Adão inicial, nasceram o homem e a mulher. Esse ser andrógino é muitas vezes associado à vaca leiteira, que é ao mesmo tempo o touro que dá a semente, entre os hindus. Mas a tradição também defende que uma vez separados da sua unidade inicial, homem e mulher devem cultivar as suas diferenças na Terra, embora na sua essência, tanto em termos físicos como espirituais, cada ser humano tenha em si e ao mesmo tempo as duas polaridades feminina e masculina. Por essa razão, são comuns em várias tradições os rituais de circuncisão e excisão a fim de as crianças de ambos os sexos, assumirem o mais rápido possível o seu sexo aparente e eliminarem qualquer sinal do sexo oposto em si próprios. Na psicologia, androginia é uma disforia de gênero rara que é responsável por uma condição psíquica em que o indivíduo se identifica como não sendo nem homem nem mulher, mas como uma pessoa de sexo mentalmente híbrido, o que se reflete em seu comportamento. Dentro da psicologia, Sandra Ruth Lipstz Bem desenvolveu um teste no qual considera-se a masculinidade e feminidade num plano bidimensional. Nessa modelagem, pessoas com traços significativos para a masculinidade e feminilidade obtidos, por exemplo, através do Inventário de Papéis Sexuais de Bem poderiam ser consideradas como andróginas.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) calcula que haja em torno de seiscentos mil verdadeiros andróginos no mundo atualmente. Os Andróginos possuem por natureza aptidão artística e criatividade o que podemos verificar principalmente no meio musical. Além disso os portadores desse caráter psíquico/comportamental expressam valores de Q.I. elevados e uma percepção mais ampla dos relacionamentos humanos uma vez que analisam seu meio de convívio de vários pontos de vista diferentes. Estudos revelaram que os portadores de androginia são em sua grande maioria ansiosos e excêntricos. A androginia não é uma doença e consequentemente também não possui uma cura. O CID (Classificação Internacional de Doenças) não possui classificação específica para tal disforia.Figuras andróginas são muito comuns em mangás e animes. No entanto, é bom distinguir entre "andrógino" e "homossexual". Andrógino é um personagem que mistura traços femininos e masculinos, de modo que ele tanto poderia ser homem ou mulher (ou ambos, ou nenhum dos dois). Isso não tem nada a ver com sua orientação sexual.Fisicamente, eles costumam ser bem parecidos. São de estatura mediana, magros e sem músculos aparentes. Geralmente têm cabelos compridos, o que reforça a sua imagem andrógina e às vezes têm os cabelos avermelhados, o que geralmente é reservado às personagens femininas de gênio forte. Costumam estar sempre com um sorriso no rosto, o que às vezes lhes dá um "ar de bobo" que é um disfarce perfeito para evitar conflitos. Costumam se vestir discretamente e procuram manter uma aparência menos desleixada que a de seus companheiros "machões". Não têm músculos saltados e nem fazem "cara de mau".Sua voz geralmente tende a ser mais aguda e falam baixo, em tom suave. São extremamente educados e evitam o conflito a qualquer custo, sendo geralmente considerados como fracos pelos inimigos e preconceituosos.

Andrógino é, também, segundo o livro "O Banquete", de Platão, uma criatura mítica proto-humana. No livro, o Comediógrafo Aristófanes descreve como haveriam surgido os diferentes sexos. Havia antes três seres: Andros, Gynos e Androgynos, sendo Andros entidade masculina composta de oito membros e duas cabeças, ambas masculinas, Gynos entidade feminina mas com características semelhantes, e Androgynos composto por metade masculina, metade feminina. Eles não estavam agradando os deuses, que os resolveu separar em dois, para que se tornassem menos poderosos. Secionado Andros, originaram-se dois homens, que apesar de terem seus corpos agora separados, tinham suas almas ligadas, por isso ainda eram atraídos um por o outro. O mesmo ocorre com os outros dois. Andros deu origem aos homens homossexuais, Gynos às lésbicas e Androgynos aos heterossexuais. Ledo engano! Estes seres humanos, clientes, amigos, parentes, profissionais escondem uma imensa força e apenas sua grande consideração pelas pessoas à sua volta faz com que eles suportem todo o tipo de humilhações para evitar ferí-las, caso sua força fuja ao controle. Apenas liberam todo o seu poder para ajudar os outros, principalmente aqueles que lhes são extremamente importantes. Quando estes são ameaçados, aquele personagem gentil e até meio bobo se transforma num terrível anjo vingador e encaram todas as formas de preconceitos, enfrentam os inimigos com uma frieza que chega a ser chocante. Não vale a pena mexer com eles! Vamos a cada dia aperfeiçoar o bom convívio com as diversas diferenças sociais, religiosas, comportamentais.

Fontes: Mitologia Grega – OMS (Organização Mundial da Saúde) CID (Classificação Internacional das Doenças). Livros, Artigos, Experiências profissionais.
Não Ao Ato Médico – Sim a Emancipação da Ponta da Serra.
São Paulo 04/04/10 Artigo XIII – www.sosdrogasealcool.org

Nenhum comentário: