terça-feira, 27 de setembro de 2011

PREFEITURA MUNICIPAL DO CRATO ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO Notícias do dia 27 de setembro de 2011



Secretário pede compreensão a população e a lojistas do centro do Crato

As obras que vêm sendo feitas no centro do Crato estão causando alguns transtornos aos lojistas e as pessoas que trafegam pelo centro da cidade. Por este motivo, o secretário de Infraestrutura do Crato, José Muniz, pede a compreensão dos lojistas e da população pelas inconveniências causadas da reforma e modernização das praças e ruas do centro da cidade, a partir do início da Rua Dr. João Pessoa, seguindo até a Praça Alexandre Arraes, final da Rua Dom Quintino, numa extensão de aproximadamente um quilometro.

O secretário entende o desconforto e explica que são reformas necessárias que não podem ser feitas sem coincidir com o dia-a-dia das pessoas. Lembra José Muniz que, quando o projeto for concluído, o resultado positivo compensará os embaraços ocorridos no momento.

O secretário destaca para aqueles mais críticos, a importância de se inteirar do projeto que foi e continua sendo maciçamente divulgado e explicado na imprensa regional. Os jornais do Cariri, emissoras de televisão e de rádios da região têm dando bastante ênfase ao tema, sempre tecendo elogios sobre a magnitude da obra e da importância dela para a vida das pessoas e o status da cidade. O projeto está inserido no Plano de Requalificação Urbana, desenvolvido no governo Samuel Araripe e construído por arquitetos, técnicos e engenheiros altamente qualificados, garantiu José Muniz.

“Algumas pessoas acham, por exemplo, que não há necessidade de reformar as praças porque elas estão em bom estado de conservação. Mas quem fala assim não conhece a posterioridade do projeto que vai torná-las modernas, espaçosas, vistosas, dentro do mais moderno padrão arquitetônico do País”, disse o secretário. As obras estão com mais de sessenta dias em andamento e vão ser concluídas em sete meses. Há a possibilidade da empresa responsável pelos serviços contratar mais trabalhadores no sentido de agilizá-las, disse a arquiteta da secretaria das cidades do Ceará, Marília Gouveia.

Samuel Araripe eleito o IV Melhor Prefeito do Ceará em 2011

O prefeito do Crato, Samuel Alencar Araripe, foi eleito o quarto Melhor Prefeito do Ceará, escolhido por 7.048 votantes, pela internet, que levaram em consideração, dentre outros aspectos, os índices de saúde, educação, desenvolvimento humano e qualidade do meio ambiente na cidade. O colegiado de jurados foi formado por 32 representantes de órgãos públicos, dentre ele o Ministério Público, Tribunal de Contas dos Municípios, Superior Tribunal de Justiça, ministros, ex-governadores e da imprensa estadual. Em terceiro lugar ficou o município de Palhano; em segundo lugar, Brejo Santo, e, em primeira colocação, o município de Sobral. A entrega do titulo vai acontecer no dia 11 de outubro, em solenidade realizada no La Maison, segundo informou Roberto Farias, idealizador e realizador da promoção.


A promoção da pesquisa já em sua 24ª edição foi da PPE - Promoções, Publicidade e Eventos, para escolher os 30 melhores gestores municipais de 2011, tendo o resultado sido anunciado na sala de vídeos da Assembléia Legislativa. Entre os classificados estão quatro prefeitas: as de Lavras da Mangabeira, Parambu, Fortaleza e Redenção. Para figurar na lista dos 30, o prefeito teria que conquistar no mínimo nove votos.

Vereador nomeado secretário municipal pelo prefeito Samuel Araripe

O vereador do Crato, Nadelson Lopes de Morais - PSDB ( Dedé da Granja ) que estava de licença para tratamento de saúde, mandou oficio à Câmara Municipal, comunicando que está apto a retornar as atividades legislativas, mas foi surpreendido com sua convocação para assumir a Secretaria de Governo Simbologia - CDS-01. O vereador aceitou o convite e sua posse será imediata, sem a necessidade de reassumir sua cadeira no Legislativo. Pelo menos é assim que diz o artigo 95, inciso III, do regimento interno da Câmara, onde sua cadeira vai continuar sendo ocupada por seu suplente, George Macário de Brito.


Dedé da Granja disse que aceitou o chamado do prefeito por entender que pode contribuir para o desenvolvimento político e social do município cratense, no desempenho de sua nova função no exercício de melhor articulação entre os poderes constituídos, em especial no que se refere ao legislativo e executivo municipais. Seu salário na qualidade de secretário será o mesmo valor do recebido como vereador.


Secretaria de Saúde do Crato promove blitz educativa de Prevenção e Promoção na luta contra DST/ HIV AIDS/ Hepatites Virais


A Secretaria de Saúde do Crato, através do Programa Municipal de DST/HIV/AIDS, realizará na próxima sexta-feira, dia 30, o Dia de Prevenção e Promoção na Luta contra DST/ HIV AIDS/ Hepatites Virais. O evento que será dinamizado por meio de uma Blitz educativa, terá início às 8 horas, nos semáforos da Avenida Maildes de Siqueira e Rua Coronel Antonio Luiz, nas proximidades do Hospital São Francisco de Assis.


Com o tema: ‘Vista-se, Ame-se, Cuide-se’, o município do Crato vem desenvolvendo estratégias com ações de prevenção, diagnóstico e assistência a portadores de HIV, hepatites e outras doenças sexualmente transmissíveis.


Segundo a enfermeira Hylnara Brito, da coordenadoria executiva DST/HIV do Crato, o programa municipal de prevenção e promoção norteia suas ações, com práticas de assistência a grupos vulneráveis, respeito à diversidade de orientação sexual e estilo de vida, distribuição de preservativos masculino e feminino a toda população sexualmente ativa, atendimento a ONGs que trabalham com assistência a usuários de drogas, bem como campanhas educativas sobre prevenção das DST’s nas escolas da rede pública de ensino, prostíbulos e presídios.


Cícero França, Secretário de Saúde do Crato, alerta a comunidade para que esteja atenta a essas ações que a Secretaria Municipal de Saúde promove, pois a partir de informações disponibilizadas por profissionais especializados, elevam o nível de conhecimento da população e conseqüentemente reduzem o risco de contaminação. “Queremos assim viabilizar informação e promover a saúde dos cratenses”, enfatiza Cícero França.


Não esqueçam! sexta-feira, dia 30, o Dia de Prevenção e Promoção na luta contra DST/ HIV AIDS/ Hepatites Virais às 8 horas, nos semáforos da Avenida Maildes de Siqueira e Rua Coronel Antonio Luiz.

Site IG publica matéria sobre obras centrais na cidade do Crato


Foi publicado no site IG, no último dia 24, notícia sobre as obras de infra-estrutura realizadas no centro do município do Crato. A matéria feita pelo repórter Daniel Aderaldo do IG Ceará enfatiza que, de acordo com o secretário José Muniz, a intenção é tornar o centro um shopping a céu aberto, tirando também a poluição visual e o comércio desordenado, além de propiciar a diminuição do calor em até 30% , bem como promover o plantio de árvores.


ProJovem Crato realiza aula de campo na cidade de Jardim


O Governo do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, junto à coordenação do ProJovem Adolescente, realizou, no último sábado, dia 24, um dia de lazer com os jovens do bairro Muriti, que participam do projeto. O dia de diversão aconteceu no balneário Novo Horizonte, na cidade de Jardim. O intuito primordial desse evento, além da diversão, foi também de motivar os alunos a conhecerem melhor as belezas do Cariri.


Segundo Elza Oliveira, Coordenadora do ProJovem Crato, todos os jovens que participaram da aula de campo foram devidamente autorizados pelos pais ou responsáveis, bem como estiveram durante todo o passeio acompanhados dos seus Orientadores Sociais e Instrutores de Esportes.

A secretária de Assistência Social do Crato, Liduína Andrade, ressalta que momentos que unem lazer e aprendizado resultam em mais educação, inclusão social e melhoria da auto-estima dos adolescentes do município.


Governo do Crato realiza Orçamento Participativo


Nos últimos dias 19 e 20, a Secretaria de Planejamento e Administração, da Prefeitura do Crato, realizou o Orçamento Participativo 2012. Com a presença de representantes de entidades e associações municipais, o orçamento foi discutido, juntamente com programas e ações de acordo com as idéias, sugestões e pretensões da comunidade participante.


Orçamento Participativo é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos.


Christiano Siebra, Secretário de Planejamento e Administração, aproveita para enfatizar o convite à comunidade para que participe, pois trata-se de um momento de suma importância em que a Prefeitura Municipal estará absolutamente receptiva a opiniões, observações, e sugestões.


Em todos os anos da Gestão do Prefeito Samuel Araripe os Orçamentos Participativos ocorreram sempre em ordem, ressaltando que desde o ano de 2009 as reuniões acontecem também nos distritos, para que a comunidade, de uma forma mais ampla, tenha mais facilidade de acesso à informação.

É importante salientar que através do Portal da Transparência a comunidade pode estar realizando o acompanhamento do orçamento.


Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato www.crato.ce.gov.br

Nenhum comentário: