sábado, 10 de outubro de 2009

101009 - DES-ORIENTAÇÃO VOCACIONAL


Orientação é um desporto individual que tem como objetivo percorrer uma determinada distância em terreno variado e desconhecido, obrigando o atleta a passar obrigatoriamente por determinados pontos no terreno (postos de controlo) e descritos num mapa distribuído a cada concorrente.
Ouve-se muito dizer, a minha vocação é ser advogado! Tenho grande vocação para Engenharia! Sinto que minha vocação é ser Médico, e a lista das vocações continua, tomando dimensões enormes, às vezes incalculáveis, devido a não se compreender, na verdade, o termo vocação.
Tentando conhecer a etimologia da palavra vocação, vai-se a Aurélio Buarque de HOLLANDA e encontra que ela significa ato de chamar; escolha; predestinação; tendência ou inclinação.
Será que a vocação é um desejo mórbido para ser um determinado profissional? Será que a vocação é a ansiedade de ter uma profissão que ganhe bem? Mas, afinal, o que é vocação? Será que vocação é apenas uma aptidão? Ou, será que vocação tem algo a mais? É justamente este ponto que se quer abordar neste pequeno artigo, fazendo uma conexão com as profissões que as pessoas se ocupam, tentando verificar a correlação existente entre estas duas palavras tão usadas na atualidade dos Psicólogos.
Sabemos que nossas escolas atualmente não preparam nossos filhos-alunos para vida e nem para escolher sua profissão, sabemos também que muitos pais esquecem que eles são os primeiros professores dos nossos alunos. E Sabemos também que á família especializou-se em transferir responsabilidades para escolas. Quem tem que falar sobre: sexo, drogas, gravidez na adolescência e escolha profissional é a escola, aqui em casa não.
Constatamos que hoje os adolescentes que está cursando a 3ª série do ensino médio tá mais perdido do que gato em tiroteio ou cachorro que caiu de caminhão de mudança.
Já na minha época vestibulando do final da década de 70, quando saí do Crato para estudar em São Paulo, mercado de trabalho que conhecia era o REDONDO, onde hoje é a prefeitura. E de lá pra cá, as coisas só pioraram.
Momento crítico, estresse de todos os lados, pressão absoluta. É muita coisa para alguém tão jovem. É por isso que o número de abandonos e transferências de cursos em universidades no Brasil continua crescendo. Cada vez mais jovens e imaturos, os estudantes ingressam em cursos que não conhecem direito, desistem e ficam “pulando de galho em galho” até descobrirem o que querem realmente. O processo acaba acontecendo na ordem inversa da natural, onde primeiro eles “praticam” o curso para depois conhecê-lo e saber se é isso ou não o que querem.

Essa é a importância de uma orientação profissional. Antigamente, no Brasil, as escolas realizavam durante os anos pré-vestibulares, testes vocacionais com os seus alunos. Aquele era o momento da análise, das opções, para depois fazer uma escolha. Hoje em dia, os testes vocacionais são realizados em poucas escolas particulares ou acabam sendo muito caros, o que limita o acesso de estudantes de baixa renda.
Esses testes não determinam o que você deve fazer, mas ajudam a delimitar a área de atuação mais favorável do indivíduo. Assim, a gama de opções de profissões se restringe àquela área, tornando mais objetivo o trabalho de orientação. Mas é claro que estas áreas de atuação são muito relativas. É preciso levar em conta que as profissões podem se combinar de várias maneiras, misturando várias ciências. A orientação vocacional é um processo de autodescoberta do jovem, que se sente perdido e sem norte. Para casos mais sérios, aconselha-se não só o teste em si, mas o acompanhamento com um psicólogo, pois os testes são padronizados, mas, as pessoas são diferentes.
Você faz suas escolhas baseado principalmente na busca da satisfação e realização pessoal. Ao se decidir por uma profissão, considere se ela irá de fato lhe proporcionar a realização que tanto valoriza. Se você levar em conta seus gostos e interesses irá, com certeza, ter sucesso e ser feliz.
Lista das Profissões: Arquitetura, Artes Cênicas, Artes Plásticas, Astronomia, Ciências Biológicas, Artes Plásticas, Cinema, Engenharia Mecânica, Esporte, Filosofia, Jornalismo, Matemática, Publicidade, Rádio e TV, Turismo e Veterinária,Psicologia Jurídica.

Dica
Converse com pessoas que têm as profissões pelas quais se interessa e observe o que elas fazem no dia-a-dia. Lembre-se que irá passar boa parte da vida nessas atividades e que, para você, estar em sintonia com os desejos é essencial. Vá visita cursinhos, conheça quem entrou na faculdade, e quem começou e não concluiu, quem entrou no mercado de trabalho e quem ainda não conseguiu. Nas minhas palestras aqui em São Paulo e na região sudeste, a maioria dos pré-vestibulanos não sabem a diferença entre uma faculdade e uma universidade.

São Paulo, 10/10/2009
João César Mousinho Queiroz- Psicólogo Forense – www.sosdrogasealcool.org

2 comentários:

M. T. PORTELA. disse...

Excelênte, grande João Cersa Mousinho.

Cissa de Oliveira disse...

Como sempre, muito bem escrito e principalmente muito bem expressado.

Parabéns César Mousinho
e sucesso!

Cissa de Oliveira