quinta-feira, 29 de outubro de 2009

291009 - ATO PUBLICO EM QUITAIUS MARCARA INICIO DO MOVIMENTO EMANCIPALISTA DO DISTRITO.


A comissão do Movimento Emancipalista do Distrito de Quitaius no municipio de Lavras da Mangabeira programou para o proximo dia 31 de outubro de 2009 às 20:00 horas na praça da matriz, a realização de um ATO PUBLICO que dará inicio ao movimento pela emancipação de Quitaius.O objetivo é mobilizar a comunidade para criar a ASSOCIAÇÃO DO MOVIMENTO EMANCIPALISTA DE QUITAIUS.Quanto a programação havera show ao vivo, sorteio de brindes e muita manifestação atraves dos oradores que defenderão o movimento.Esta previsto a presença de deputados federais onde a comissão irá pedir aos mesmos que façam pronuciamento na camara dos deputados, pedindo ao presidente Michel Temer que ponha em votação a PEC. Nº 13/2003 em votação na quela casa legislativa.Voce: Filhos de Quitaius, Amigos e Simpatisantes, precisamos do seu apoio.Abraço Fraterno da Comissão.
FOTE: Blog de Quitaius

3 comentários:

A.Morais disse...

Antonio.

No comparativo entre as duas localidades a Ponta da Serra leva grande vantagem em tudo. Porem, eu entendo que fica devendo na mobilização. Não vejo tanto entusiasmo nos pontaserrenses, embora voce sozinho valha por mil.
Abraços.
A. Morais

Antonio Correia Lima disse...

Amigo Morais você tem razão. Apesar de não conhecer Quitaius, sinto que, realmente, o pessoal de lá parede está mais mobilizado. Nós estamos antecipados quanto à criação da Associação Emancipalista, que foi criado em novembro passado e estamos nos reunindo de dois em dois meses. O Raimundo Rocha, um dos enfrentantes do movimento de lá descobriu o nosso Blog Emancipalista e nos solicitou uma cópia do nosso Estatuto para se espelharem.
Na verdade, as lideranças políticas de Ponta da Serra nunca defenderam esta bandeira, mas hoje, todos estão envolvidos no movimento.
Estamos na expectativa do Congresso aprovar a PEC 13 que propões devolver para as Assembléias dos Estados e competência de legislar sobre o tema.
No final de 2008 o Senado aprovou os critérios para criação de novos municípios.
Além de mim , tem outras pessoas que há mais de vinte anos vêm nessa defesa, como por exemplo, Mons. Bosco, e outras.
Vamos precisar da colaboração de muita gente, pois, o plebiscito será realizado com a população de todo o município. Já sei que podemos contar com o amigo, pois, por diversas vezes, você tem opinado favorável à nossa emancipação

Raimundo Rocha (Nenzão) disse...

Ao Amigo Antonio Correia.
Tenho admiração porque percebo que o amigo é sensato, não comenta algo que não conhece com profundidade.
Pois bem o nosso amigo Morais, que não conheço, acredito que conhece bem Quitaius. Nossa luta no momento é para estimular a população, de forma organizada a construção de um Quitaius digno de se viver. Se no momento tem isto ou aquilo de menos ou de sobra, em relação a outro distrito não importa, para nós o que importa é atender aos critérios que ainda não são leis. Varias são as propostas de critérios. A área de 100 km quadrados proposta pela subemenda do Senador Eduardo Azeredo, Quitaius possui mais de 500Km quadrados, quanto a viabilidade economica, Quitaius é um distrito bastante viavel, pois tem água, e água é fonte de vida, para quem não sabe Quitaius, possui dezenas de açudes no seu entorno, onde o maior da bacia do salgabo está em Quitaius, distante apenas 1 km de sua sede, tem uma área agricultável como as melhores de Lavras da Mangabeira, com produção de frutas, etc. Projeto de Criação de peixes que no momento inicial já produz serca de 60 a 70 mil reais mensalmente, sem falar fabrica de doces, engenhos que são vários. Lembrando que não estamos aproveitando, acredito eu que nem 5% do potencial hidrico armazenado. Portanto meus amigos quanto a viabilidade econômica do nosso distrito acreditamos que ele atenderá as exigencias da lei. o que falta em Quitaius é um posto de combustivel, mas tenho certeza tão logo a Rodovia Pe. Cícero seja concluida dezenas de empresários irá se manifestar para fazer tal investimento. Quanto a posto policial, posto dos correios isto é mais simples para conseguir. Assim que a Associação for criada iremos buscar isto que falta. por que os outro itens temos de sobra.

Abraço aos amigos, dizendo que este local é um bom espaço para o debate onde ajuda bastante no fortalecimento do movimento emancipalista em nossa região e estado do ceará.

Obrigado pela oportunidade.

Raimundo Rocha Lima.