terça-feira, 27 de outubro de 2009

271009 - Encontro Brasileiro de Geoparks será no Cariri

Começa preparação para I Encontro Brasileiro de Geoparks: fortalecendo novas candidaturas, no Cariri

Está previsto para acontecer em dezembro, neste município, o I Encontro Brasileiro de Geoparks: fortalecendo novas candidaturas. A proposta inicial do evento foi apresentada no último final de semana, durante reunião na Universidade Regional do Cariri (Urca), com a presença da secretária Adjunta da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece), Teresa Mota, além da administração superior da instituição, grupo gestor do Geopark Araripe, Reitor da Instituição, Professor Plácido Cidade Nuvens, e a Vice-reitora, Otonite Cortez.

Também foram convidados a participar da reunião de apresentação da proposta, instituições parceiras do Programa Geopark Araripe, como o SEBRAE, Fundação Casa Grande, de Nova Olinda, Fundação Araripe e o Instituto Chico Mendes. A idéia é reunir diversos representantes de instituições junto com a Universidade, no próximo dia 30, para construir e finalizar a programação do evento. Também compartilhar informações importantes relacionadas aos geoparks de vários países do mundo e a socialização de informações das expedições recentes aos geoparks da Europa e na China, por equipes do Geopark Araripe. O encontro trará a oportunidade de reunir integrantes do ‘trade’ turístico regional. Será um evento preparatório do Encontro Brasileiro. Pela manhã, será feita uma reunião interna e à tarde o compartilhamento e discussão das temáticas a serem apresentadas, inserindo as instituições convidadas.

Para o evento será elaborada uma rota turística, incluindo os principais geotopes, a ser apresentada aos visitantes, além de uma mostra da cultura local. Serão convidados para o I Encontro Brasileiro representantes de seis estados brasileiros. O evento irá acontecer nos dias 11 e 12 de dezembro. O Geopark Araripe é o único do Hemisfério Sul e o objetivo do encontro é estimular novas candidaturas de áreas que possam se tornar espaços de Geoparks junto à UNESCO. No próximo ano, está previsto para acontecer na região o Encontro Panamericano de Geoparks.

Tânia Peixoto
"O tempo é o meu lugar, o tempo é minha casa."
(Vitor Ramil)

Um comentário:

A.Morais disse...

Antonio.

No inicio foi muito entusiasmo. Depois a coisa esfriou e hoje praticamente não se vê falar em Geoparks. Uma pena.