quinta-feira, 22 de outubro de 2009

221009 - NOTÍCIAS DO CRATO



Festival da Canção projeta o Crato no Cenário Cultural Nacional

Recuperar todos os eventos culturais importantes que o Crato já teve, como os grandes Festivais, e os Salões de Outubro, a fim de reabilitar o Crato como o centro cultural e artístico da região do Cariri. Esta é a meta do Prefeito do Crato Samuel Araripe, que abriu na noite de ontem, quarta-feira, o Segundo Festival Cariri da Canção. Durante esta semana, de quarta a Sábado no Largo da RFFSA, o Festival revela ao público grandes talentos, e desta feita, com um projeto arrojado da administração municipal, que mesmo em face das dificuldades recentes da queda de repasses do governo federal, investiu na cultura do município. Segundo o prefeito Samuel Araripe "A Cultura tem prioridade nesta administração, pois o Crato é conhecido internacionalmente como berço da cultura no cariri e um verdadeiro celeiro cultural. Não podemos nos furtar, mesmo nesses tempos difíceis, de dar todo apoio a qualquer iniciativa que eleve o Crato culturalmente", disse o prefeito em entrevista.

O II Festival
Cariri da Canção tem à frente a secretária de Cultura do Município Danielle Esmeraldo, que conseguiu ainda o patrocínio do Banco do Nordeste, SESC, TV Verdes Mares, do Grupo Edson Queiroz, além de mais de uma dezena de outras empresas da região do Cariri e do Estado, a fim de tornar realidade este evento, que começou no ano passado de forma ainda modesta, com parcos recursos, e já em sua segunda edição adquire ares de festivais de grande porte do país, a exemplo do Festival de Jazz & Blues de Guaramiranga e de Caruaru, dentre outros. Neste ano, o "Festival Cariri da Canção" possui uma fase local e outra nacional. Os grandes talentos da nossa terra são valorizados, a começar pela banda que acompanha o evento, com alguns dos melhores músicos da região. O Juri é formado por veteranos na música, como o cantor Fortalezense Davi Duarte, o cantor João do Crato, e o grande clarinetista e maestro Manoel Galdino. Na noite de ontem, quarta-feira, foram apresentadas 10 composições de autores de âmbito nacional. Houve uma presença recorde de público jamais vista em festivais de Música Popular Brasileira no Crato. O largo da RFFSA estava repleto de milhares de pessoas, a maioria, jovens, que se deliciaram ao sabor da boa música produzida pelo Segundo festival Cariri da Canção. Hoje, quinta-Feira, o festival continua, revelando novos talentos e divertindo o público caririense com música de qualidade.

Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa continua em Crato

O Ceará
está em plena campanha contra a Febre Aftosa que teve inicio no último dia 1º. e terminará no próximo 31 de outubro. O Rebanho do Crato é de aproximadamente 18.045 cabeças de bovinos. Atualmente estamos com o índice de 7% de declaração de vacinação da população bovina existente, a vacinação deve ser declarada nos Escritórios da ADAGRI / EMATERCE. Esta é uma atividade importante dentro da estratégia de erradicação da Febre Aftosa no nosso País. Recentemente o Estado do Ceará passou por uma auditoria do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento - MAPA e a expectativa é de que tenhamos alcançado um evolução no status sanitário. Sendo o índice de vacinação um dos pontos importantes para a ascensão e manutenção de status sanitário condizente com a Pecuária de nosso Estado, conclamamos os produtores para que vacinem e declarem sua vacinação nos escritórios da ADAGRI/EMATERCE. O secretário de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos do Crato, Erasmo Ferreira ressalta que nesta etapa não haverá distribuição da carta-aviso, portanto os produtores devem adquirir a vacina nas farmácias veterinárias de sua preferência, vacinar o rebanho, e se dirigir ao escritório da ADAGRI/EMATERCE com o rebanho estratificado, ou seja, separado por idade e sexo, salientando a importancia de assinar a declaração do criador. A campanha contra Febre Aftosa é uma ação conjunta do governo do Estado do Ceará, Governos Municipais e da sociedade civil organizada.

Crato realiza hoje (22) reunião sobre o Cadastur


Em seguida, será realizada visita aos diversos empreendimentos turísticos do município. Com a finalidade de trabalhar pela qualidade no atendimento ao turista, principalmente no que se relaciona a legalidade das atividades dos Prestadores de Serviços Turísticos, nos diversos municípios do Estado, será realizada no próximo dia 22, na CDL de Crato, às 19 horas, reunião para conscientizar sobre a importância e os benefícios do Programa de Qualificação dos Serviços Turísticos – CADASTUR, que tem como órgão delegado responsável do Ministério do Turismo – Mtur, a Secretaria do Turismo do Estado do Ceará. Em seguida, será realizada visita aos diversos empreendimentos turísticos do município, entre eles os Meios de Hospedagem/Agências de Viagens e Restaurantes e Bares de Crato, para que possam se cadastrar junto ao Ministério do Turismo. As visitas serão feitas pelo técnico da Setur, Julio Zamith.

Ação Social do Crato convoca monitores do PETI para reunião hoje, 22 de Outubro

A Secretaria de Ação Social do Crato, juntamente com a coordenação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil PETI-, comunica aos monitores do referido Programa que hoje, dia 22, às 13 horas na Secretaria de Ação Social do município será realizado planejamento. Ressaltando que a participação de todos será indispensável. O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil PETI, compõe o Sistema Único de Assistência Social SUAS com duas ações articuladas – o Serviço Socioeducativo ofertado para as crianças e adolescentes afastadas do trabalho precoce e a Transferência de Renda para suas famílias. Além de prever ações socioassistenciais com foco na família, potencializando sua função de proteção e os vínculos familiares e comunitários. Seu objetivo primordial é contribuir para a erradicação de todas as formas de trabalho infantil no País, atendendo famílias cujas crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos se encontrem em situação de trabalho. O Programa está inserido em um processo de resgate da cidadania e promoção de direitos de seus usuários, bem como de inclusão social de suas famílias. Aqui no município do Crato, o prefeito Samuel Araripe e a Secretária de Ação Social Liduina Andrade procuram desenvolver as ações do PETI de forma dinâmica e altiva no quer diz respeito ao cuidado assistencial as famílias cratenses, vislumbrando a erradicação do trabalho infantil no nosso município.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.7069
Mais informações:

http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Nenhum comentário: