quarta-feira, 28 de outubro de 2009

281009 - NOTÍCIAS DO CRATO



Crato passa por avaliação para conquista do Selo Verde

Integrantes do Comitê Gestor do Programa Selo Município Verde - PSMV deverão estar em Crato no próximo dia 30, data em que estarão reunindos com o Conselho Municipal de Meio Ambiente do Crato e secretários municipais, já que a cidade foi selecionada para a primeira etapa do programa. Desta vez, os técnicos farão avaliação ‘in loco’ das ações e projetos desenvolvidos em prol do meio ambiente. O município do Crato, conforme avaliação dos técnicos ambientais, se encontra em terceiro lugar no Índice de Gestão Ambiental e passa a fazer parte da lista dos municípios pré-qualificados no questionário de Avaliação de Gestão Ambiental 2009, do Programa Selo Município Verde. Isso possibilita a certificação pública do Governo do Estado do Ceará e classifica, anualmente, os municípios cearenses que atendem a critérios pré-estabelecidos de conservação e uso sustentável dos recursos naturais, promovendo melhor qualidade de vida para presentes e futuras gerações. Nos anos de 2007 e 2008 o Crato foi premiado com o Selo Município Verde. Para este ano de 2009, passa pela primeira etapa, onde mais de 139 municípios se inscreveram. Apenas 34 deles se qualificaram, após a análise do Questionário de Avaliação da Gestão Ambiental, respondendo questões referentes à legislação ambiental, instrumentos de gestão, infra-estrutura, saúde pública, biodiversidade e educação ambiental.

Profissionais de saúde participam de capacitação em Fortaleza

A Secretaria de Saúde do Crato enviou 13 profissionais de saúde, entre coordenadores e gerentes de unidades, para participar de curso na Escola de Saúde Pública, em Fortaleza, oferecido pela Fiocruz. O curso é voltado para o aperfeiçoamento de coordenadores de programas e gerentes de unidades, durante dois dias. O restante dos módulos será feito à distância, com carga horária de180 horas. A primeira aula presencial do curso corresponde ao módulo inicial.

Estratégias para programa de saúde debatidas por profissionais do PSF

As quatro equipes do Programa de Saúde da Família, atuantes no bairro Seminário, estiveram reunidas na manhã de ontem, na Unidade de Saúde Teodorico Teles, com a finalidade de elaborar projeto para minimizar a mortalidade em casos de problemas no aparelho circulatório. Os profissionais debateram a prevenção e reabilitação das pessoas, incluindo casos como diabetes e hipertensão. O projeto visa trabalhar ações dentro da parceria da administração municipal, por meio da Secretaria de Saúde e a Universidade de Toronto, no Canadá. Várias propostas de trabalho para desenvolver o projeto no bairro foram apresentadas, incluindo desde ações educativas a estratégias para prevenir doenças no aparelho circulatório.

Administração e Cultura do Crato agradecem parcerias e apoio para realização do II Festival Cariri da Canção

O Prefeito do Crato, Samuel Araripe e a Secretária da Cultura Esporte e Juventude, Danielle Esmeraldo, agradecem a todos que direta ou indiretamente apoiaram, incentivaram e acreditaram no Festival Cariri da Canção. Um evento esperado por muitos e realizado com muito cuidado e zelo por parte da administração. Segundo Danielle, todo o sucesso do Festival se justifica pela união de esforços e forças numa só direção: fortalecer, divulgar e valorizar a música de qualidade e os músicos participantes, para serem reverenciados e aplaudidos pelo nosso tão fiel e espetacular público. “Da criança ao idoso, do mestre ao aprendiz, do produtor ao barraqueiro, todos numa grande expectativa, de vivenciar o que tem a música de melhor para nos proporcionar: A vibração da alma ao toque de uma belo acorde”, completa Danielle.

Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa termina próximo sábado, dia 31

O Ceará está em plena campanha contra a Febre Aftosa que teve inicio no último dia 1º. e terminará no próximo 31 de outubro. O Rebanho do Crato é de aproximadamente 18.045 cabeças de bovinos. Atualmente estamos com o índice de 7% de declaração de vacinação da população bovina existente, a vacinação deve ser declarada nos Escritórios da ADAGRI / EMATERCE. Esta é uma atividade importante dentro da estratégia de erradicação da Febre Aftosa no nosso País. Recentemente o Estado do Ceará passou por uma auditoria do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento - MAPA e a expectativa é de que tenhamos alcançado um evolução no status sanitário. Sendo o índice de vacinação um dos pontos importantes para a ascensão e manutenção de status sanitário condizente com a Pecuária de nosso Estado, conclamamos os produtores para que vacinem e declarem sua vacinação nos escritórios da ADAGRI/EMATERCE. O secretário de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos do Crato, Erasmo Ferreira ressalta que nesta etapa não haverá distribuição da carta-aviso, portanto os produtores devem adquirir a vacina nas farmácias veterinárias de sua preferência, vacinar o rebanho, e se dirigir ao escritório da ADAGRI/EMATERCE com o rebanho estratificado, ou seja, separado por idade e sexo, salientando a importancia de assinar a declaração do criador. A campanha contra Febre Aftosa é uma ação conjunta do governo do Estado do Ceará, Governos Municipais e da sociedade civil organizada.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Governo Municipal do Crato
Fone/Fax - (88) 3521.7069
Mais informações:

http://www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com

Nenhum comentário: