quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Secretaria apresenta projetos de saneamento para o Cariri


Secretaria das Cidades, Conselho de Desenvolvimento e Integração Regional do Cariri e prefeituras discutem projetos de saneamento.

Camilo Santana apresenta projetos de saneamento para a região do Cariri
O Conselho de Desenvolvimento e Integração Regional do Cariri (Condirc) realizou, nesta segunda-feira (03), no auditório do Instituto Federal Tecnológico, em Juazeiro do Norte, o Seminário de Saneamento Ambiental da Região Metropolitana do Cariri.
Com o tema “Universalização do Saneamento Básico no Cariri Cearense”, o evento teve o objetivo de esclarecer o projeto de saneamento básico dos três níveis do governo para a Região Metropolitana do Cariri.
O secretário das Cidades, Camilo Santana, ministrou palestra sobre políticas públicas para os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Santana também recebeu sugestões da população que estive presente ao evento. O secretário alertou para a importância da população fazer a ligação intradomiciliar da rede de esgoto nas áreas em que o serviço é oferecido. “Os índices de cobertura, principalmente na área de saneamento do ponto de vista do esgotamento sanitário, ainda são muito baixos no Estado do Ceará. E aqui, na região do Cariri, também. Então, esse debate é importante e tem que ser feito com os prefeitos, com a sociedade civil organizada, para que possamos encontrar alternativas para garantir qualidade á água dos mananciais do Cariri”, disse.
Também participaram do evento o secretário Nacional de Saneamento do Ministério das Cidades, Josué Longo, os prefeitos de Barbalha, José Leite, e Farias Brito, José Vandevelder de Freitas, e a presidente do Condirc, Clairiane Viana, além de representantes do Banco do Nordeste, prefeituras de Juazeiro do Norte e da Funasa.
O evento ainda contou com a presença de vários segmentos da sociedade civil, movimentos sociais da região, empresários, representantes de associações e cooperativas, instituições representativas, ONG’s, membros de conselhos municipais de desenvolvimento sustentável, de comitês de bacia e comunidade em geral.
O secretário das Cidades, Camilo Santana, enalteceu o evento por debater um assunto importante para o Cariri, como o impacto ambiental e o tratamento da água, dos esgotos e dos resíduos sólidos.
Com informações de Bruno Morais.
Secretaria das Cidades
Assessoria de Comunicação
Ana Cris Cavalcante / Márcio Teles
Tel: (85) 3101-4462 e (85) 8603-0369
www.cidades.ce.gov.br
@scidades

Nenhum comentário: