sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Presidente do TRE prevê realização de plebiscitos nas eleições de 2012 27 de setembro de 2011 // 19h20 (Ana Beatriz Sugette)



O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Ademar Mendes Bezerra, está prevendo para o próximo ano a promoção de um plebiscito sobre a possível criação de mais 30 municípios no Ceará. A votação deve ser feita paralelamente às eleições municipais de 2012, segundo previu em entrevista na noite desta terça-feira (27) ao Diário do Nordeste Online.

O Ceará tem hoje 30 distritos buscando emancipação - processo de criação de um novo município. O plebiscito deve acontecer somente nos municípios envolvidos, com o eleitorado do distrito e de todo o município. Cada projeto de emancipação deve ser apreciado separadamente, por cada eleitorado específico.

A possibilidade de o Ceará ter mais municípios foi mostrada pelo Diário do Nordeste Online no último dia 20. A matéria, com a relação dos projetos e um mapa, apontava que 400 mil cearenses podem passar a morar em um novo município.

Urnas estão sendo preparadas, diz o TRE

De acordo com Bezerra, a população pode aprovar ou não o pedido de emancipação dos distritos nas eleições de 2012, onde também serão eleitos os prefeitos municipais. "Novas urnas estão sendo preparadas de maneira a que possam ser feitos os votos para as emancipações", disse.

Ele afirma ainda que o pedido de emancipação dos municípios precisa ser formalizado pela Assembleia Legislativa, onde os projetos de emancipação foram avaliados, e que na próxima semana deve se reunir com o vice-governador Domingos Filho (PMDB) e com o presidente da Assembleia, deputado Roberto Cláudio (PSB) para discutir o assunto.

TSE autorizou plebisclito, diz Domingos Filho

O próprio Domingos Filho anunciou que o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, autorizou o TRE cearense a fazer os plebiscitos, conforme matéria do Diário do Nordeste na edição desta terça.

Inicialmente a Assembleia havia avaliado 45 projetos de emancipação, mas somente 30 foram aprovados.

Nenhum comentário: