segunda-feira, 10 de outubro de 2011

A Comunicação em Ponta da Serra - Por Antonio Correia Lima - Toinho




O presente trabalho tem por objetivo fazer uma pequena explanação sobre a comunicação na comunidade de Ponta da Serra, desde as décadas 50 do século passado aos dias de hoje.
Segundo Edva l Cirilo, na sua página na Internet, “ a comunicação no século 19 era muito difícil, pois, os meios de transportes eram o Navio, depois o Trem e o Animal ( o cavalo era o mais comum)”. Ainda segundo Edval ,“aqui no Ceará o trem começou a funcionar nos anos de 1877, com um pequeno percurso, e na medida que o trem se aproximava do interior trazia os correios com Cartas, Jornais e Revistas”
O Telégrafo está ligado a figura de William Warson que em 1747 fez a demonstração, na Inglaterra, que a corrente elétrica podia ser transmitida a uma grande distância através de um fio metálico, com suas extremidades , ligadas à terra, formavam um circuito. Outros cientistas vieram em seguida com outras contribuições neste setor, chegando ao telégrafo que revolucionou o século 20, dando lugar a outras inovações nas mensagens diretas vias cabos, e agora via satélite.
Sobre a Imprensa no Brasil, sabe-se que ela surgiu quando da chegada da Família Real Portuguesa , no ano de 1808,sendo que, nessa época, era proibida toda a manifestação através da imprensa, tanto os jornais, livros ou panfletos. Só em 13 de maio de 1808, é que e Imprensa Brasileira é oficialmente criada no Brasil , com a fundação da Gazeta do Rio de Janeiro, órgão oficial do Governo Português.
O antropólogo Edgard Roquete Pinto foi , sem dúvida, um dos grandes incentivadores do rádio no Brasil. Sendo que a primeira emissora de rádio brasileira foi a Rádio Clube de Pernambuco, em Recife, fundada em dia 6 de abril de 1919. Em 1922 acontece a primeira irradiação oficial, quando foi realizada a transmissão feita a partir do alto do corcovado, no Rio de Janeiro, nas comemorações do Centenário da independência do Brasil. Assim se expressou Roquete Pinto: ”O rádio é o divertimento do pobre(..), e a informação dos que não sabem ler”,sob estas palavras ele enxergou no rádio um veículo que pudesse difundir a cultura e história brasileira.
Em 1923, a cidade do Rio de Janeiro é beneficiada com a instalação de aparelhos receptores , idealizada por roquete Pinto. Daí em diante outras emissoras começaram a surgir não somente com uma programação informativa, mas planejada em primeiros passos para transmitir a nossa música e arte. Com a evolução tecnológica, nos anos 1930, as rádios criaram programas de auditório, o que fez do rádio um veículo popular. Em 1934, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro foi transformada em Rádio Municipal do Rio de Janeiro, popularmente conhecida como rádio Roquete Pinto. Na década de 1950, o rádio difundiu as transmissões esportivas, como a Copa de 58, todos torceram pelo Brasil através do rádio. Em 1953, havia números que identificaram a existência de cerca de 500 emissoras de rádio no país e quase meio milhão de aparelhos receptores.
Na Região do Cariri, mais precisamente, em Crato, surge na década de 1950 a Amplificadora Cratense, que tinha seus estúdios ao lado oposto ao Cine Cassino, tendo sido e embrião da Rádio Araripe, e esta a pioneira no interior do Estado e uma das primeiras de todo o interior do Nordeste. Na Amplificadora, quando ainda funcionava em prédio em frente à Praça Francisco Sá, começaram os programas de calouros, que tanto animaram a vida artística da pacata cidade de então.
A historiografia regional reza que o primeiro jornal do interior do Ceará foi lançado em Crato, no dia 07 de julho de 1855, editado por João Brígido e que circulou regularmente até 1962. De lá para cá, muitos foram lançados, mas não passando de algumas edições, salvo algumas exceções, que foi o caso do Jornal “A AÇÃO” órgão da Diocese de Crato, que circulou durante as décadas 60/70, como também, o Jornal do Cariri, que foi retomado sob nova direção, sendo hoje um jornal regional, circulando semanalmente.

A comunicação em Ponta da Serra depois de 1950.
Na década de 50 a comunicação na comunidade Ponta da Serra era feita ainda, através de carta e do boca-à -boca. As cartas de mais distantes vinham endereçadas à cidade para residência de uma parente ou amigo, e depois enviada de mão–à - mão até o destinatário. Os aparelhos de rádio, que funcionavam à bateria, eram contados nos dedos em toda a extensão do que hoje representa a área do Distrito.
Dizem os mais velhos que algumas pessoas aqui da povoação de Ponta da Serra se dirigiam freqüentemente à residência do Seu Pedro Brito, no sítio Palmeirinha, para ouvir o rádio, como também, para acompanhá-lo na leitura e comentários de matérias de jornais da época, fato esse muito interesse e digno de registro.
Somente na década de 60 é que surgem alguns aparelhos de rádio, especificamente, na sede do distrito, recentemente criado. Já eram aparelhos de mesa e portáteis, alimentados à pilha. Lembro-me muito bem do primeiro rádio da casa do meu avô, que era portátil de marca Philips, modelo Mulard. Apesar de já existir dois ou três na comunidade, por funcionar no mesmo espaço o Café das minhas tias Maria E Violeta, e por ser um lugar público, sempre aparecia alguém para ouvir, principalmente, as radio-novelas.
Na década de 1970, com a chegada da energia elétrica, esses aparelhos foram aparecendo com mais freqüência, e aí surge a televisão, que de início era um aparelho público disponibilizado à toda a comunidade em praça pública.
Já no ano de 2000, segundo o Jornal Despertar, órgão oficial da Paróquia de São José Operário, ” Em Ponta da Serra existe um variado sistema de comunicação, distribuído entre sonoro, escrito e a longa distância. Temos aqui os correios, o sistema DDD e DDI, o serviço de som da Igreja, o Jornal Despertar, várias antenas de parabólicas e as repetidoras do SBS e REDEVIDA de televisão e estamos esperando com ansiedade a instalação de uma rádio FM”
Atualmente, além dos sistema acima mencionados, o Distrito conta com três provedores do sinal de Internet, com uma grande quantidade de usuários; Com um Serviço de Amplificadora – RPS ( fundada em março de 2004), mais uma jornal escrito( Jornal Ponta da Serra, fundado em março de 2004); O Blog da Ponta da Serra( criado em 13.07.2008)( com mais de 10 blogs auxiliares).
Apesar do fraco sinal da telefonia celular o distrito já conta com um grande número de usuários desse serviço que veio revolucionar o início século XXI
Pela facilidade de acesso à Internet, algumas instituições do distrito mantém suas páginas, garantindo uma comunicação mais eficiente. Temos até exemplo de uma das ruas da sede que um dos moradores criou uma página especificamente os assuntos que dizem respeito a ela( Blog Rua Mons. Assis Feitosa, editado por Dionísio Alves).
Taí, portanto, esse foi um modesto relato sobre a Comunicação no Distrito de Ponta da Serra, desde 1950 aos dias de hoje. Que esse trabalho sirva de subsídios para futuras pesquisas.

FONTES
01 – Jornal Despertar . de julho de 2000
02 - http://www.infoescola.com
03 - http://br.answers.yahoo.com
04 - http://sonocrato.blogspot.com/
05 - iecom.dee.ufcg.edu.b
06 – História de Edval Cirilo

Nenhum comentário: