sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Notícias do Crato do dia 21 de outubro 2011


Edital de concurso público para 360 vagas na Prefeitura do Crato será publicado nesta sexta e inscrições começam na próxima terça-feira
O edital do concurso público da prefeitura do Crato está sendo publicado nesta sexta-feira 21 de outubro, nos principais órgãos de comunicação do Cariri, inclusive no site oficial da prefeitura www.crato.ce.gov.br e no Diário Oficial do Município. As inscrições vão estar abertas a partir da próxima terça-feira, dia 25 de outubro, no Teatro Municipal Salviano Arrais Saraiva, na Rua José de Alencar, próximo ao calçadão, centro da cidade e se encerrarão no dia 8 de novembro.
O valor da taxa varia de acordo com a função escolhida pelo candidato que vai de R$ 40 reais a R$ 100 reais, distribuídas entre as categorias de níveis médio, fundamental e superior. As inscrições deverão ser feitas no Teatro, das 9 horas às 13 horas, e a taxa de inscrição deve ser paga em banco ou através de transferência bancária.
O edital mantém o concurso para 360 vagas. Só para professores são aproximadamente 130, além de analista ambiental, distribuídos nas categorias de agrônomos, geólogos, biólogos, engenheiro civil. Auxiliar cuidador social, auxiliar de enfermagem, agente administrativo, fiscal de tributos e muitos outros. Os aprovados serão convocados logo após a homologação do concurso, disse o Secretário de Planejamento e Administração, Christiano Siebra, que garantiu também o chamamento, caso haja necessidade, de alguns classificáveis.
O secretário informou que trabalha com a estimativa de oito mil candidatos inscritos e se isto acontecer o concurso terá uma média de 22 concorrentes para uma vaga, “o que seria um índice razoavelmente baixo”, disse Cristiano. Este é o quarto concurso público municipal realizado pelo prefeito Samuel Araripe, no seu sétimo ano à frente da administração. Sua meta, segundo disse, é deixar a prefeitura, em 31 de dezembro de 2012, com todos os servidores municipais devidamente concursados.
Começa IV edição do Festival Cariri da Canção
Casa cheia e torcida organizada. Os jovens se mobilizam em prol da boa música. A quarta edição do Festival Cariri da Canção, realizado por meio da Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude do Crato, foi aberta na noite de ontem, no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva, onde ocorre a primeira etapa do evento, com apresentação de 10 músicas. Até o próximo sábado, haverá as apresentações da primeira etapa do festival, que conta com um corpo de jurados que vai escolher de forma criteriosa os finalistas. Ontem foram selecionados cinco concorrentes e mais cinco saem hoje para a grande final, neste sábado. Para a secretária de Cultura, Danielle Esmeraldo, o festival é um evento consolidado em Crato, possibilitando a participação de jovens e incentivando a produção musical e abertura de espaço para os novos talentos da música. Os vinte concorrentes foram escolhidos entre 60 inscritos na fase estudantil.
Nos dias 27, 28 e 29 será aberta a etapa nacional, no Centro Cultural do Araripe. Foram mais de 200 inscritos para esta fase. São músicos profissionais de vários estados do Brasil e do Cariri que estarão concorrendo. De acordo com a secretária,os 10 finalistas terão direito a participar de um disco que será gravado em estúdio, com 10canções. Além dos concorrentes apresentarem suas músicas inéditas, a atração principal confirmada para encerrar o festival este ano é o grupo Nós 4.
PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA:


Dia 22. Ligalize it | Dia 27. Suzane e Lucas + Dudé Casado | Dia 28. De Repente Blues + Traduções Cariris | Dia 29. Na Estrada + Nós 4
A lista dos classificados está no site da Prefeitura do Crato www.crato.ce.gov.br

Centro Cultural do Araripe é área revitalizada no Crato

A secretária de Cultura, Esporte e Juventude do Crato, Danielle Esmeraldo, discorda das informações dando conta que o Centro Cultural do Araripe (Lago da RFFSA) esteja abandonado e precisando de revitalização. Ela esclarece que aquele patrimônio foi restaurado recentemente e é o maior espaço cultural do interior do Ceará, onde são desfrutados diversos serviços ao mesmo tempo, como por exemplo, o centro de internet que oportuniza aos jovens e famílias inteiras a se conectarem com o mundo, fazendo suas pesquisas, treinamentos para cursos e outras atividades. Uma biblioteca em boas instalações, totalmente climatizada e recentemente modernizada. Aberta diariamente, inclusive aos sábados.
No Centro Cultural da RFFSA, disse ela, existe uma galeria aberta aos artistas plásticos locais, um auditório disponível para lançamento de livros, debates, exibição de filmes e outras atividades culturais. Para os próximos dias, segundo Danielle, vai ser reaberto o espaço do café que se constituirá em mais um atrativo para as famílias que poderão levar seus filhos para brincarem. Explicou também que existe um calendário anual com datas das festas mais tradicionais como o carnaval, São João, Abril p’ra Juventude, Festival Cariri da Canção, Doce Natal e outras.
No Centro Cultural do Araripe, conforme a secretária, são oferecidas oportunidades para os grupos de hip-hop, capoeira, danças diversas e até o final de 2011 estará sendo instalada uma academia popular, com aulas nos finais de tarde para as pessoas que passam no local.
E em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde vai ser implantado um projeto que objetiva realizar acompanhamento de saúde aos desportistas e praticantes de atividades esportivas. A secretária informou que o Centro Cultural do Araripe está inteiramente à disposição para receber os artistas e suas produções culturais, basta procurar a Secretaria de Cultura, que está de braços abertos para apoiá-los no esforço de que as suas criações e suas artes possam ser vistas e reconhecidas. Danielle explicou, no entanto, que está prevista a realização de um fórum com os artistas cratenses para discutir o edital de ocupação dos espaços existentes. Ressaltou que a Secretaria está esperando o artista procurá-la, pois ele, o artista, sempre foi e será a principal prioridade. Desta forma, disse a secretária, o espaço sempre esteve e estará aberto à população e aos que fazem a cultura.


Solenidade comemora os 158 anos de elevação do Crato à categoria de cidade

Autoridades municipais do Crato participaram da solenidade pelos 158 anos de elevação do Crato à categoria de cidade, realizado na manhã de ontem, de frente a Prefeitura Municipal. O evento foi aberto com o hasteamento das bandeiras nacional, do estado e do município e concentração cívico-militar. As comemorações foram iniciadas no último dia 10, com confraternização da Guarda Municipal pelo Dia Nacional da Classe, e pelos 56 anos de sua criação. Na ocasião, o prefeito do Crato, Samuel Araripe, assinou decreto reconhecendo como ícone da cidade, o Cristo Redentor, da praça ‘Cristo Rei’.
O prefeito do Crato fez pronunciamento alusivo ao aniversário da cidade e uma homenagem à primeira prefeitura interina, a ex-secretária de Administração Municipal do Crato, Professora Ana Pinheiro Esmeraldo (Anete Esmeraldo). Com isso, a sua fotografia passa a figurar na galeria de honra dos ex-prefeitos da cidade. Com mais de 90 anos, Anete Esmeraldo compareceu a solenidade para recebe a homenagem.
O prefeito do Crato, Samuel Araripe parabenizou a cidade pelo momento histórico, enfatizando que muitas ações ainda serão desenvolvidas para que o progresso e a qualidade de vida sejam sempre uma constante na vida de toda a comunidade cratense. A data de elevação do Crato à categoria de cidade aconteceu no dia 17 de outubro de 1853.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com










Nenhum comentário: