quinta-feira, 9 de junho de 2011

CRATO - Notícias do Dia 9 de junho de 2011


Crato debate Plano Municipal de Saneamento Básico nos bairros e distritos

Técnicos, ambientalistas e representantes da sociedade e comunidades de Bairros e Distritos discutiram, na manhã de ontem, a segunda etapa de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico. Os participantes enumeraram algumas questões no âmbito de saneamento urbano e que serão avaliadas para em seguida constarem no projeto final. Os próximos debates vão acontecer nos dias 6 e 7 de julho nos Distritos de Ponta da Serra, Dom Quintino e Santa Fé. Depois, dia 27, também de julho, no Teatro Salviano Arrais Saraiva, com o restante dos representantes do município. O Crato tem 10 meses para concluir o plano e enviar para Brasília e esperar os recursos para assim dar início as obras de saneamento básico que a população tanto deseja e precisa. A atual administração já tem desenvolvido diversos projetos na área de saneamento básico, exemplo disso, foi o projeto de saneamento, com a renovação das tubulações das redes de água e esgoto, realizado com a coordenação da Sociedade Anônima de Água e Esgotos do Crato (SAAEC), com investimentos em torno de R$ 9 milhões, por meio de uma parceria dos governos municipal e federal.

Saúde do Crato adquire 300 aparelhos celulares para agentes e implementa serviço

A Secretaria de saúde do Crato acaba de adquirir 300 aparelhos de celulares para serem usados por agentes de Saúde das equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) e agentes de Endemias para se comunicarem entre si e a secretaria. O programa faz parte da revitalização da pasta municipal da saúde proposto pelo prefeito Samuel Araripe. Segundo o secretário de Saúde, Cícero França, o programa também vai contemplar a distribuição de novas batas, lençóis, jalecos, toalhas e demais materiais utilizados em consultas e exames médicos, realizados pelos profissionais em todas as unidades de saúde do município.

Novos postos de saúde serão entregues na Semana do Município

O município do Crato receberá novos postos de saúde na Semana do Município, este mês. O Secretário de Saúde do Crato, Cícero França, disse que as inaugurações dos novos postos ocorrerão no distrito de Santa Rosa e Bairro São Miguel. O posto do São Miguel será um dos maiores do município, com espaço significativo para fortalecer a atenção básica aos moradores da área. De acordo com o Secretário, o Município aguarda a aprovação, por meio do Ministério da Saúde, de um ambulatório móvel de coleta de exames laboratoriais. São procedimentos que estão sendo, paulatinamente, implementados na saúde pública do Crato e que aos poucos a população vai sentindo a diferença no tocante as melhorias no atendimento médico.

Crato realiza campanha de vacinação contra poliomielite

Foi iniciada no último dia 1º de junho a 1ª etapa da campanha de vacinação contra a Poliomielite. O Dia D será sábado, dia 18 de junho, mas a vacina já se encontra em todos os postos de saúde do município. A Secretaria de Saúde, por meio do setor de Imunização, avisa que as mães e responsáveis devem levar seus filhos de 0 a 5 anos para se vacinarem, não esquecendo o cartão da criança. A meta é chegar a 10.615 pessoas dessa faixa etária vacinadas. E continua a campanha de vacinação contra a gripe para o público idoso. A meta de pessoas da terceira idade imunizadas já chega a 79.3%.

Força tarefa contra a dengue considerada um sucesso em Crato

A execução do Plano de Intensificação e Combate à Dengue, no Crato, é um sucesso. Os 60 dias de intenso trabalho dos agentes tirou o município da zona de risco e incluiu no patamar considerado aceitável pelo Ministério da Saúde. O coordenador do setor de Endemias, da Secretaria de Saúde do Município, Marcos Aurélio, fez um pronunciamento na Câmara Municipal, a pedido do próprio Legislativo, sobre a atual situação do quadro de dengue no Crato. Ele relatou os resultados obtidos na metade da execução do plano. Para isso, foram contratados mais agentes de Endemias e realizada visitação em 50 mil domicílios em tempo recorde de 30 dias. O índice foi reduzido para 0,85% de infestação, ou seja, abaixo dos 0,99% preconizados pelo Ministério da Saúde. Cerca de 70 agentes passaram a fazer parte da força tarefa de combate ao Aedes aegypti. A população abraçou a causa, graças aos trabalhos educativos e conscientização que vêm sendo feitos de forma permanente. Este ano foram realizadas 695 notificações e 269 casos confirmados. Mas o que é mais importante, dentro dessa realidade, segundo o coordenador de Endemias, é que esse quadro foi reduzido consideravelmente.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato

Contato (88) 3521.7069

www.crato.ce.gov.br
http://www.prefeituramunicipaldocrato.blogspot.com


Nenhum comentário: