sábado, 21 de novembro de 2009

QUE COR É A SUA CONSCIÊNCIA? - 20 DE NOVEMBRO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA.- Por César Mousinho



Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia,no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial.Ele morreu combatendo e defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também uma forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. ZUMBI lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país.

É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira, aqui em São Paulo, vamos assistir shows e debates no Ibirapuera e em vários pontos da cidade. Abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão. Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados heróis nacionais. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira.

O nome Palmares foi dado pelos portugueses, devido ao grande número de palmeiras encontradas na região da Serra da Barriga, ao sul da capitania de Pernambuco, hoje estado de Alagoas. Os que lá viviam chamavam o quilombo de Angola Janga (Angola Pequena). Palmares constituiu-se como abrigo não só de negros, mas também de brancos pobres, índios e mestiços extorquidos pelo colonizador. Os quilombos, que na língua banto significam "povoação", funcionavam como núcleos habitacionais e comerciais, além de local de resistência à escravidão, já que abrigavam escravos fugidos de fazendas. No Brasil, o mais famoso deles foi Palmares.

O Quilombo dos Palmares existiu por um período de quase cem anos, entre 1600 e 1695. No Quilombo de Palmares (o maior em extensão), viviam cerca de vinte mil habitantes. Nos engenhos e senzalas, Palmares era parecido com a Terra Prometida, e Zumbi, era tido como eterno e imortal, e era reconhecido como um protetor leal e corajoso. Zumbi era um extraordinário e talentoso dirigente militar. Explorava com inteligência as peculiaridades da região. No Quilombo de Palmares plantavam-se frutas, milho, mandioca, feijão, cana, legumes, batatas. Em meados do século XVII, calculavam-se cerca de onze povoados.A capital,era Macaco, na Serra da Barriga.

Domingos Jorge Velho, um bandeirante paulista, vulto de triste lembrança da história do Brasil, foi atribuído a tarefa de destruir Palmares. Para o domínio colonial, aniquilar Palmares era mais que um imperativo atribuído, era uma questão de honra. Em 1694, com uma legião de 9.000 homens, armados com canhões, Domingos Jorge Velho começou a empreitada que levaria à derrota de Macaco, principal povoado de Palmares. Segundo Paiva de Oliveira, Zumbi foi localizado no dia 20 de novembro de 1695, vítima da traição de Antônio Soares. “O corpo perfurado por balas e punhaladas foi levado a Porto Calvo. A sua cabeça foi decepada e remetida para Recife onde, foi coberta por sal fino e espetada em um poste até ser consumida pelo tempo”.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos; até então, o movimento negro precisava se contentar com o dia 13 de Maio, Abolição da Escravatura – comemoração que tem sido rejeitada por enfatizar muitas vezes a "generosidade" da princesa Isabel, ou seja, ser uma celebração da atitude de uma branca

Ponto facultativo ou feriado mais de 700 municípios comemoram nesta sexta-feira o Dia da Consciência Negra. Homenageando ZUMBI DOS PALMARES, a mais significativa resistência negra a escravidão em nosso país. ZUMBI:“Deus da Guerra”, “Fantasma Imortal” ou Morto Vivo”.

São Paulo, 19/11/09 - João César Mousinho de Queiroz - Psicólogo Clínico forense
www.sosdrogasealcool.org

(FONTE: BLOG DO CRATO)

4 comentários:

Unknown disse...

Muito interessante seu artigo, me fez pensar melhor na institucionalização desse dia, pois fica meio no ar o porque.
Parabéns e continue sempre no seu caminho de ajuda ao próximo. Sua Tia.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Parabéns pelo o artigo publicado, mais um deles que, com certeza, clareia nossa visão perante a cultura negra e escravista, e, também a importância dos afro-descendentes e negros em nosso paìs, pois no mesmo há a miscigenação de várias raças, e claro, devemos valorizar cada qual com suas peculiaridades de contribuições para o desenvolvimento do nosso Brasil, pois a cultura negra (principalmente), e outras, não merecem estereótipo de tanta desvalia...

Anônimo disse...

Muito bom o artigo, espero que possa ajudar as pessoas a se concientizarem de uma maneira que não pensem só no dia de feriado!
Abraço
Carlos Fragetti Jr.