domingo, 15 de novembro de 2009

151109 - Distrito de Ponta da Serra será contemplado com o “Cinturão de águas”


Como é sabido, a Bacia do Salgado é responsável por boa parte do abastecimento de água da Região do Cariri, sendo, portanto, o portal de entrada da integração de bacias do Ceará com o Rio São Francisco. O Salgado tem como seus principais afluentes, o Carás, o Batateiras, o Granjeiro e o Salgadinho. Neste sentido, é importante que se levante uma discussão sobre o assunto.
Há alguns meses, o Governador Sid Gomes lançou o Plano de Ações para a Convivência com a Seca, que atenderá a cerca de 150 municípios cearenses. Na oportunidade o Governador anunciou o início de uma obra para mais de 20 anos, que é o “CINTURÃO DE AGUAS DO CEARÁ ( CAC), que ele classificou como sonho que terá seu primeiro passo dado nesta gestão, com elaboração do projeto da primeira etapa, entre Jati e Cariús. São 160 quilômetros de extensão orçados em R$ 3,2 milhões que visam ao aumento da garantia de oferta hídrica para todo o Estado.
A idéia é que o Cinturão se una à transposição do Rio São Francisco e acabe definitivamente com o problema da falta d´água no Ceará. O eixo contornará o Estado passando pelo seu interior através de túneis, adutoras e derivações que alimentará açudes, inclusive na Região Metropolitana de Fortaleza. Um dos pontos contornará a Chapada do Araripe, enquanto outro chegará ao Cedro, considerado o açude de difícil acumulação de água. Clique aqui para ter mais informações sobre a matéria (http://www.mi.gov.br/comunicacao/clipping/corpo.asp?id=23254).

Sobre este assunto, o Diário do Nordeste de 12.09.2008 publicou o seguinte:
“A concorrência pública para contratação da empresa que elaborará o projeto definitivo do primeiro trecho do Cinturão de Águas do Ceará será no dia 6 de outubro, na sede da Procuradoria-Geral do Estado. Pelo menos três empresas já manifestaram interesse em concorrer. Esse primeiro trecho nasce no município de Jati, por onde chegarão as águas do rio São Francisco ao Ceará, e se estenderá por 160 quilômetros até Cariús, levando água para uma das regiões mais secas dos Inhamuns”. O projeto “Cinturão de Águas do Ceará (CAC)” se constitui de um grande sistema gravitário de canais que, se originando praticamente na entrada no Ceará do chamado Eixo Norte do Projeto de Transposição de Águas do Rio São Francisco para o Nordeste Setentrional, à altura da cidade de Jati na cota da ordem de 480m, permitirá a adução das águas transpostas para a maioria do território cearense, inclusive para as regiões mais secas do estado, bem como para aquelas de potencial turístico e econômico.Ele será formado por um Canal Principal que margeará a Chapada do Cariri, aproximadamente no sentido leste-oeste, para depois, com diretriz sul-norte, atravessar as bacias do Alto Jaguaribe e Poti-Parnaíba, atingindo a bacia do Acaraú um pouco a montante da cidade de Tamboril, totalizando cerca de 545km; no seu caminhamento ainda permitirá derivações de porte para a bacia do Banabuiú, com utilização de túneis.
Quando associado aos traçados do projeto de transposição, do Eixo de Integração e do Canal do Trabalhador, o CAC estabelecerá um verdadeiro cinturão de águas que contornará a grande maioria do território cearense com uma configuração espacial muito próxima daquela do próprio Estado.Esta semana a população de Ponta da Serra foi pega de surpresa com a presença de técnicos da empresa responsável pelos estudos topográficos do referido projeto. Segundo informações destes, o Canal do Cinturão de águas do Ceará, vindo de Jati CE, em nosso distrito, irá margear a serra do juá no sentido de Monte Alverne ,seguindo por Nova Olinda até alcançar o rio Cariús.
Dessa forma, conclui-se que as águas deste canal oriundas do rio São Francisco irão, certamente, perenizar, no município de Crato, os rios Grajeiro, Batateiras e Carás, visto que as mesma cortarão a nascente dos referidos rios.
POR Antonio Correia Lima
( FONTE: http://www.mi.gov.br/comunicacao/clipping/corpo.asp?id=23254). E Diário do Nordeste)


Um comentário:

elmano rodrigues pinheiro disse...

Muito tem se falado nas interligações das bacias hidrográficas no Cariri, e pouco se tem feito. Aquele projeto do Rio Cariús, com a barragem nas imediações do Caldeirão, com o marco do Pe. Cícero, poderia tranquilamente resolver o problema a partir do vertedouro do Açude Tomás Osterne, abastecendo o Carás e Salgado.
Começado o período invernoso, desviava-se do Cariús para o Tomaz Osterne, enchia-se o reservatório, e depois continuava-se a vasão no leito normal do Cariús.
Falta é força política para engatar esses projetos.