domingo, 29 de novembro de 2009

29.1109 - NOTÍCIAS DO PLANALTO

Noite de emoção em São Bernardo do Campo

Posted by jorge under Cerimônias

A primeira-dama Marisa Letícia, o presidente Lula e os ministros Dilma Roussef, Patrus Ananias e Miguel Jorge assistem ao filme Lula, o Filho do Brasil. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Com um lenço branco nas mãos e os olhos ainda úmidos, o presidente Lula vestiu um blusão preto e se movimentou entre os convidados – alguns familiares e outras lideranças políticas e ministros de Estado. Era visível a emoção que lhe causou ao assistir a pré-estreia do filme Lula, o filho do Brasil, do diretor Fábio Barreto, nos antigos estúdios da Vera Cruz, em São Bernardo do Campo (SP).

Lula passou as duas horas da fita atento ao telão. Trocou algumas palavras com dona Marisa Letícia, mas se ateve a obra baseada no livro homônimo de Denise Paraná. Quando rolaram os créditos, Fábio Barreto se aproximou dele para mostrar algumas fotografias que estavam circulando na tela.

A noite produziu uma cena memorável. O presidente Lula se encontrou com os atores Rui Ricardo Diaz (o Lula jovem e adulto), Guilherme Tortolio, 15 anos, (o Lula adolescente) e Felipe Falanga, 9 anos, (o Lulinha).

O cineasta Fábio Barreto tentou arrancar uma avaliação do presidente Lula sobre os atores: “Inclusive a fala é igual”, decretou o presidente sobre a interpretação de Rui Ricardo Diaz. “Então, está aprovado, presidente?”, concluiu Fábio.

No colo de um parente, Gabriel Alvarenga, 4 anos, provocou o presidente dizendo que o via naquele instante sendo representado no filme. Lula fez um afago no menino que deixou o local bastante feliz.

Entre as poses para fotografias com os familiares e amigos, Lula decretou: “Hoje eu não vou falar não”. Ainda sob o impacto da fita, preferiu não conversar com os jornalistas. Deixou transparecer que não pretendia dar declarações sobre a obra de Barreto.


O presidente Lula e a primeira-dama Marisa Letícia com parte do elenco do filme Lula, o Filho do Brasil e seu diretor, Fábio Barreto. Foto: Ricardo Stuckert/PR

On

de está dona Marisa?

Ao passar para o outro salão, Lula abriu um sorriso. Ele perguntou: “Onde está dona Marisa?” E, como resposta, ouviu um sonoro “estou aqui”. Era a atriz Juliana Baroni, que interpreta dona Marisa Letícia no filme. Juliana se aproximou do presidente e deu-lhe um abraço. Naquele instante, a primeira dama havia se deslocado par

a um ambiente reservado aos familiares.

No deslocamento, ainda procurando por dona Marisa, Lula encontrou-se com a atriz Glória Pires (a Dona Lindu) e o marido dela Orlando Moraes. O presidente disse que gostou muito da interpretação da atriz. Em seguida, ele entrou na sala vip e conseguiu se avistar com dona Marisa.

Lançamento na América Latina


Luiz Carlos Barreto, o Barretão, e sua mulher Lucy, informaram ao presidente Lula que em março de 2010 o filme Lula, o filho do Brasil, será lançado na Argentina e seguirá a trilha pelos demais países da América Latina. O livro homônimo já tem edição em espanhol.

Lula foi informado que durante a exibição da fita foi pedido ao público para que desligassem os celulares e que os fotógrafos e os repórteres cinematográficos tiveram que deixar seus equipamentos num outro local para evitar que o filme fosse “pirateado”. Barretão informou que em março ou abril será lançado o DVD.

Presidente Lula e a primeira-dama Marisa Letícia com diretores e elenco do filme Lula, o Filho do Brasil. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Nenhum comentário: