domingo, 4 de janeiro de 2009

A RPS ALÉM DO HORIZONTE


Matéria de Vicelmo transporta a RPS para além do seu raio de atuação, servindo, hoje, "de referência para pesquisa acadêmica a ser enviada ao MEC".


Pretendo com este trabalho informar tudo que se passou com a RPS-Radiodifusora Ponta da Serra após a matéria produzida pelo competente radialista e jornalista Antonio Vicelmo no mês de agosto do ano passado veiculada em seu programa e no jornal Diário do Nordeste.
Tudo começou quando, em agosto passado, procurei chamar à atenção do Vicelmo,através de um e-mail, para algumas matérias postadas em nosso blog . Queria apenas que ele tomasse conhecimento da existência do nosso blog, pois, talvez ele pudesse encontrar algo que lhe interessasse. No mesmo dia ele deu o retorno dizendo que já tinha tido informação do meu trabalho e que gostaria de fazer uma matéria sobre amplificadoras. Assim, no dia 18 de agosto recebi o Vicelmo que realizou a matéria para seu programa e para o jornal Diário do Nordeste. No dia seguinte ele fez a divulgação na rádio e, no dia 25, a matéria foi publicada no “diário” com o seguinte título: Rádiodifusora presta serviço à comunidade. Neste mesmo dia recebi uma ligação de um casal de brasileiros residentem em Nova York que viram a matéria pela internet, me parabenizando pelo trabalho e dizendo ter também um serviço de som similar, na comunidade de brasileiros (hoje, sua esposa é minha amiga no Orkut).
Quando comuniquei a Vicelmo sobre a ligação do casal ele me disse: “não vai ficar só nisso” e no dia 25, recebi a equipe do repórter Nelson fahaena da TV Diário que fez uma matéria que foi veiculada nos dias 30 de agosto e 2 de setembro.
Devo ressaltar que neste período o Blog do Crato e o Blog do Tarso Araújo reproduziram a matéria do diário e, também, recebi a visita do professor e pesquisador Antonio Figueiredo, de Juazeiro do Norte, que colheu informações sobre a prestação de serviço da Radiodifusora, transformando numa crônica lida na rádio Progresso.
No dia 02 de setembro recebi uma ligação de um aluno, por nome Reginaldo, do Curso de letras da FGF( Faculdade Integrada da Grande Fortaleza), dizendo ele que sua professora, Andréia Turollo, coordenadora deste curso, havia lido a matéria sobre a Radiodifusora e gostaria de registrar este trabalho num projeto que estava sendo elaborado para o MEC. Assim, no dia 05, recebi uma ligação da professora Andréia que confirmou o seu interesse pelo tema “amplificadora”, ficando combinado que sua equipe viria aqui em data a ser marcada posteriormente. E, nos dias 13 e 14 de dezembro, recebi a equipe do Canal de Televisão da FGF (foto) que gravaram duas cenas, uma interna e outra externa, que farão parte de um vídeo – aula do Projeto MEC/MCT CONDIGITAL – ATLÃNTICO/FGF que será trabalhado nas escolas de ensino médio em todo o Brasil, com o seguinte título: língua Portuguesa – Que língua é essa?
No dia 29 de dezembro Vicelmo reproduziu a mesma matéria acrescentada das informações fornecidas pela própria professora Andréia Turolo, quando ela afirma “que a reportagem publicada no jornal despertou o interesse da equipe de trabalho que está sendo editado”. Neste mesmo dia, a convite do radialista Almeida Júnior, fiz uma pequena participação, por telefone, no seu programa. Neste mesmo dia também, recebi uma ligação da equipe de reportagem da TV VERDE VALE que se disseram interessados em fazer também uma matéria. E, assim, no dia 30, recebi o repórter Hugo Delion e o cinegrafista Jair que fizeram um belo trabalho para essa televisão (foto).
Devo dizer que neste final de ano a RPS ( Radiodifusora Ponta da Serra, em parceria com o Projeto Verde Vida, recebeu uma boa contribuição financeira que está sendo investida na qualidade dos trabalhos e , em contrapartida iremos reproduzir um programa que está sendo elaborado pelos jovens alunos do referido projeto. É importante dizer também que a RPS está de cara nova, após o belo trabalho de grafitagem realizado na sua fachada , sem nenhum custo, realizado por professores e alunos do curso de Grafitti que está sendo realizado pelo Projeto.
Quero deixar bem claro que a causa principal de tudo isso decorreu do faro jornalístico do Vicelmo ao idealizar a matéria inicial, pois, sem este seu trabalho, nada disso teria acontecido.
Confesso que jamais imaginei que um trabalho tão simples e despretensioso fosse despertar tanto interesse na mídia do Estado e da Região.
Finalmente, quero ressaltar que o objetivo principal desde meu trabalho é prestar serviço à comunidade e ao mesmo tempo promover o nome de Ponta da Serra ( posto na amplificadora, no jornal e no Blog), principalmente neste momento do seu movimento emancipatório. Já que estamos cientes de que o plebiscito será realizado em todo o município é importante esta promoção.





Nenhum comentário: