domingo, 11 de janeiro de 2009

DR. LEÃO SAMPAIO

Desde criança ouço meus familiares falarem sobre o trabalho do Dr. Leão como médico competente, caridoso e atencioso. Até os dias de hoje os ouço relatarem o episódio da operação do meu bisavô paterno, João Correia do Juá, quando o Dr. Leão realizou uma operação de amputação de uma das suas pernas, façanha não arriscada por outros médicos também competentes à época.
Apesar do mal haver se espalhado por outra parte do corpo o que veio lhe causar a sua morte, a operação do Dr. Leão foi considerada um sucesso.
Não o conheci pessoalmente, assim como conheci o seu irmão, um outro bom médico, quando na década de 50 vinha semanalmente à nossa comunidade e era hóspede do meu avô Cícero , um dos filhos do João Correia. Já fizemos em uma das edições do nosso Jornal Ponta da Serra uma pequena homenagem ao Dr.Pio e agora, aproveitando esta matéria do Blog do Juazeiro, queremos, de certa forma, homenagear o Dr. Leão e dizer da nossa gratidão pelos bons atendimentos às nossas famílias de Ponta da Serra nas décadas de 30/40/50 do século passado. Veja a matéria na íntegra:

HOMENAGEM ESPECIAL


Dr. Leão Sampaio Leão Sampaio era natural de Barbalha, tendo nascido aos seis dias de fevereiro de 1897. Era médico clínico e oftalmologista e filho dos barbalhenses José de Sá Barreto Sampaio (Zuca Sampaio) e Maria Costa Sampaio (Mãe Yayá).
Os estudos iniciais ocorreram em sua terra natal. Posteriormente estudou no Colégio Benedito da Serra do Estevão em Quixadá e no Colégio Anchieta em Nova Friburgo no Rio de Janeiro. Em 1915 fez vestibular para medicina tendo iniciado o curso na Faculdade de Medicina da Bahia transferindo-se posteriormente para Faculdade Nacional de Medicina do Rio de Janeiro e se diplomado em 1922. Trabalhou no serviço público federal como médico do antigo DNOCS.
Casado com Odorina Castelo Branco revê 13 filhos: José Mauro (médico e político), Paulo Maurício (engenheiro já falecido), Odorico Carlos (economista), Helena Maria (aposentada do serviço público federal); Arina Maria (professora), Maria Neuma (aposentada do serviço público federal); Luiz Tarcísio (engenheiro); Antonio Hugo (advogado e bancário); Thereza (professora); Margarida Maria (professora); Francisco Fernando (engenheiro industrial); Pedro Jorge (engenheiro eletrônico) e Myrian (aposentada do serviço público federal).
Médico vocacionado e dotado de extraordinário espírito público Leão Sampaio foi eleito deputado federal constituinte a 15 de novembro de 1933, com apoio do Padre Cícero Romão Batista para legislatura 1933/1934 sendo deputado constituinte também nos anos de 1934, 1937, 1946, 1967 e 1969.
Como parlamentar conseguiu para Barbalha e Juazeiro do Norte recursos que viabilizaram obras como Hospital e Maternidade São Lucas, Hospital São Vicente de Paulo, Posto de Endemias Rurais, Colégios Santo Antonio e Nossa Senhora de Fátima em Barbalha.
Leão Sampaio faleceu em conseqüência de insuficiência cardíaca em embolia pulmonar no dia 24 de novembro em 1988, aos 91 anos e nove meses na Casa de Saúde Santo Inácio.
O escritor e historiador Daniel Walker publicou uma antologia denominada de o “Centenário de Nascimento de Leão Sampaio”. Foram efetuadas as seguintes homenagens ao ilustre médico: Escola de 1° Graau Dr. Leão Sampaio, hoje Escola de Ensino Fundamental Dr. Leão Sampaio, Av. Leão Sampaio e Faculdade de Ciências Aplicadas Dr. Leão Sampaio.

Os dados foram coletados do livro DADOS BIOGRÁFICOS DOS HOMENAGEADOS EM LOGRADOUROS PÚBLICOS DE JUAZEIRO DO NORTE de autoria de Raimundo Araújo e Mário Bem Filho.

FONTE: BLOG DO JUAZEIRO



Um comentário:

Unknown disse...

OLÁ ANTONIO!!

Quero antecipadamente dizer que foi uma satisfação conhecer um blog específico de uma comunidadede um povo tão bom, amigo e acolhedor como é do Distrito de Ponta da Serra. Parabéns pela iniciativa.

Foquei bstante feliz por ter lido e aprovado o BLOG DO JUAZEIRO.Mais ainda por ter publicado a nossa simples homenagem ao grande homem público LEÃO SAMPAIO. Fique à vontade, quando achar conveniente, para publicar alaguma matéria do nosso blog.

Também edito diariamente a REVISTA DO BETO (www.revistadobeto.blogspot.com). Quando sobrar tempo faça também uma visita por lá.

Estou colocando o linkl de seu blog, aliás do BLOG DA PONTA DA SERRA,no BLOG DO JUAZEIRO.

Ótima segunda-feira e semana.