segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

EM BREVE, AGÊNCIA DO BRADESCO EM PONTA DA SERRA

Nesse dia 26 de dezembro, Esmelinda Brandão Fonseca Esteves, gerente da agência 0771 Bradesco -Praça Siqueira Campos - Crato CE esteve na sede do distrito Ponta da Serra com o objetivo de colher dados que venham justificar a instalação de uma agência desta instituição bancária em nossa comunidade. Na oportunidade ela também fez uma sondagem de prédios locais onde poderá funcionar a agência.
Pergutado a ela o que teria despertado na direção do banco esse interesse de aquí instalar uma filial, ela respondeu dizendo que há dias já vinham estudando essa possibilidade, pois, já se observava um grande fluxo de aposentados que se deslocam do distrito até a cidade para receberem seus benefícios. Um outro fato que veio a acelerar esse interesse, foi o motivo da comunidade já está se organizando com o movimento emancipatório.
A mesma nos solicitou um levantamento, tendo por base a sede, no que já foi atendido. Veja o teor do mesmo.


A SEDE


A sede do distrito Ponta da Serra está a 13 km da sede do município de Crato - CE e localiza-se às margens direita do Vale do Carás, sendo cortada pela rodovia CE 386.

Dispõe de uma boa infra-estrutura em: rede elétrica; abastecimento d’água; linha telefônica; posto de atendimento médico; posto policial; posto dos correios; escola de ensino infantil e fundamental (com mais de 1200 alunos matriculados); escola de ensino médio (mais de 400 alunos matriculados); Pólo de atendimento; quadra poliesportiva; cemitério público.
Conta também com um posto de combustível, um clube dançante, um clube soçaite, cinco churrascarias, três lanchonetes, 8 bares, três locadoras de vídeo; dois cybers.
Em termos de comunicação a sede conta com dois pequenos jornais mensais, um serviço de amplificadora e dois provedores via rádio para internet.
Existe em um dos comércios locais um “Caixa Aqui” , em funcionamento há mais de um ano.
O comércio local é constituído de oito microempresas de médio porte ( no ramo de mercearia, boutiques e material de construção) e dez pequenos comércio. Existe também uma beneficiadora de arroz, duas oficinas mecânicas; um borracheiro e tantos outros pequenos empreendedores.
A Associação Cristã de Base acaba de criar em nossa sede uma feira quinzenal de produtos da agricultura familiar.

Conta com 768 prédios e uma população de 2.024 habitantes. Destes, 342(16,84%) são aposentados, 86(4,24%) funcionários públicos municipal e 10(0,49%), estaduais. É sede de paroquiato numa área ocupada por 5 distritos, tendo como padroeiro São José Operário e vigário, o Mons. João Bosco Cartaxo Esmeraldo (desde 1983).

O DISTRITO

O distrito conta com mais de vinte pequenas cerâmicas ( olarias) e algumas cerâmicas de grande porte que empregam muitas pessoas residentes na área do distrito.
Na produção agropecuária, sempre se destacou pelas riquezas naturais do vale do Carás, de onde se pode dizer: Se o Egito é uma dádiva do Nilo, Ponta da Serra também é uma dádiva do Carás.
Recentemente o governador do Estado inaugurou no sítio Malhada uma mini industria de leite
Devemos ressaltar que no entorno do perímetro urbano do distrito existem as seguintes vilas, todas bem povoadas: Vila Malhada, a 3 km, com aproximadamente 250 famílias: Vila São Francisco, a 6 km, com aproximadamente 250 famílias; Vila Palmeirinha dos Vilar, a 2 km, com aproximadamente 160 famílias; Vila Rodeador, a 2 km, com aproximadamente 60 famílias; Vila Altos, a l km com aproximadamente 60 famílias, Vila Juá a 1 km com aproximadamente 60 famílias.
NOTA: A Vila Palmeirinha dos Brito está incluída no perímetro urbano do distrito.
O distrito é composto também por outras comunidades (sítios) bastante povoadas. Pelo censo de 2000 Ponta da Serra já registrava 8.234 habitantes. Apesar do IBG ainda não disponibilizar a população dos distritos, segundo o censo de 2007, podemos estimar que hoje o referido distrito com certeza já ultrapassa a cifra de dez mil habitantes
Ponta da Serra tem uma ONG reconhecida internacionalmente, trata-se do Projeto Verde Vida do sítio Catigueira mantida por duas entidades da Alemanha, tendo realizado neste ano parceria com o Criança Esperança e Petrobrás. Esta ONG tem realizado um importante trabalho na comunidade, juntamente aos jovens


(Antonio Correia Lima, aluno do 8º semestre do curso de História da Urca, turno Noite. Colaboradores na coleta de dados: Edval Cirilo de Souza, líder religioso;
Francisco Dionísio Alves formado em direito: Renata Ferreira Ximendes, universitária da construção de edifício e Judas Tadeu Vilar Bernardo, aluno de pós – graduação em geografia pela rca)

Um comentário:

RUA MONSENHOR ASSIS FEITOSA disse...

Gostei da notícia da possível vinda de uma agência do Bradesco para nossa comunidade.