terça-feira, 27 de janeiro de 2009

CRATO E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL !

CRATO E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL !
EDUCAÇÃO SÓCIO AMBIENTAL PARA A GESTÂO DO LIXO.


Uma cidade só será limpa, quando a sociedade fizer a sua parte. “Não tem prefeito nenhum no mundo que manterá uma cidade limpa, se a sociedade não fizer a sua parte.”
Samuel Araripe


Ao lê o blog do Crato de Dihelson Mendonça; deparei-me com esta colocação do Prefeito Samuel Araripe, acima descrita e por oportuno, corroboro, que esta, se reveste de suma importância capital para a sociedade, não somente do Crato, mas para a sociedade do mundo globalizado.
Após uma reflexão, resolvi pesquisar e encontrei nas palavras de Maria de Fátima Abreu, em seu trabalho: “Do Lixo à Cidadania, Estratégias para a Ação.”, belos ensinamentos para a educação sócio ambiental da sociedade.
Pois, muito bem!
Para os objetivos do Programa Nacional Lixo & Cidadania serem alcançados é necessário que a sociedade brasileira passe por uma transformação: uma alteração nos valores culturais, que levaram o País à situação atual, onde parte da população é compelida a produzir e a consumir cada vez mais, deixando para a outra parte apenas o lixo gerado como fonte de sobrevivência.
A educação sócio ambiental é um dos instrumentos mais importantes para promover a mudança de comportamento necessária, transformando os cidadãos de desconhecedores dos problemas para atores e produtores das soluções; de desinteressados para comprometidos e co-responsáveis pelas ações, e de responsáveis, para parceiros nas soluções.
O Governo Municipal do Crato, com a conquista do selo verde, através do trabalho consciente, feito pela Secretaria do Meio Ambiente, tendo a frente o secretário Nivaldo Soares, vem convidando toda a sociedade a participar de um programa de educação sócioambiental para a coleta seletiva solidária. Assim como, fazendo sua parte com eficiência e eficácia, pois, o processo educativo deve alcançar toda a sociedade. Atuando especialmente nas escolas, espaço privilegiado para a educação sócioambiental, considerando que os hábitos das crianças e dos adolescentes não são tão arraigados, maiores serão as possibilidades de mudanças de comportamento.
Devem ser alvo do programa sócio-educativo, também, os locais de trabalho, as igrejas, as residências, os clubes, o comércio. A abordagem educativa deve chamar atenção para a necessidade da redução da geração e descarte de resíduos como forma de economizar recursos naturais e energéticos preciosos, transformados em matérias supérfluos e descartáveis que rapidamente vão para o lixo e passam a poluir o solo, a água e o ar.
Portanto, Crato! Avante! Continue em seu rumo certo para um futuro ecologicamente correto!


Postado por: Mário Correia de Oliveira Júnior
Prof. Esp. Economia Ambiental/ FIP - Faculdades Integradas de Patos.

Nenhum comentário: