quarta-feira, 14 de julho de 2010

AL aprova 1 e adia PCCR do Judiciário - Votação 14.07.2010

A Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade nesta quarta-feira (14/07), em sessão plenária, 11 decretos legislativos, de autoria da Mesa Diretora, que determinam a realização de consultas plebiscitárias em municípios para emancipação de nove distritos.

Os plebiscitos ocorrerão no município de Aquiraz, para emancipação dos distritos de Camará e João de Castro; de Jaguaribe, para emancipação das localidades de Nova Floresta e Feiticeiro; Santa Quitéria, para desmembramento dos distritos de Lisieux, Macaraú, Trapiá e Malhada Grande; Crateús para emancipação dos distritos de Monte Nebo, Lagoa das Pedras e Santana; em Itapipoca, para emancipação dos distritos de Cruxati (Betânia), Lagoa das Mercês, Bela Vista, Calugi; em Icó, para emancipação de Lima Campos; em Russas para os distritos de Flores e Setor Censitário 03 do Distrito de São João de Deus; em Granja, para os distritos de Timonha, Adrianópolis e Ibuguaçu. Serão feitas consultas ainda em Cascavel, Missão Velha e Acaraú para autorizar a emancipação dos distritos de Guanacés, Jamacaru e Aranaú, respectivamente.

A aprovação dos decretos foi comemorada por vários parlamentares. O deputado Gony Arruda (PSDB) destacou as autorizações e afirmou que a emancipação dará a oportunidade a muitos distritos de “terem vida própria e poder sonhar com um futuro promissor”. Ele ressaltou a cidade de Granja, cujos três distritos a serem emancipados formarão um novo município.

O deputado Welington Landim (PSB) mostrou satisfação pela possibilidade do distrito de Jamacaru vir a se emancipar do município de Missão Velha, afirmando ser “uma luta antiga” da localidade. Ele enalteceu o empenho de vários municipalistas do Estado e, notadamente, do deputado Domingos Filho que, por meio de projeto de sua autoria, estabeleceu critérios rígidos para a emancipação de distritos. “É um dia especial, marcado na história, pois vale a pena lutar por um povo que está sempre esperando dias melhores”, disse. Manifestaram-se ainda os deputados Vasques Landim (PR), Tomás Figueiredo (PSDB), Osmar Baquit (PSDB) e Nenen Coelho (PSDB).
LS/CG

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social

comunicacao@al.ce.gov.br

Nenhum comentário: