sábado, 17 de julho de 2010

80% aprovam criação de Ponta da Serra


Em ponta da Serra, no Crato, a pesquisa popular apontou 80% de aprovação para que o distrito seja emancipado.

FOTO: ANTÔNIO VICELMO

18/7/2010

Crato, Mauriti e Missão Velha podem perder territórios caso os distritos sejam desmembrados

Crato - Os distritos de Ponta da Serra, no Crato; Palestina do Cariri, em Mauriti; e Jamacaru, em Missão Velha estão na relação dos 30 povoados que pleiteiam sua emancipação política. Em todos eles, o clima é de otimismo. Os pequenos focos de resistência são desmontados com campanhas educativas. Para que cada município seja criado, a lei obriga que um plebiscito seja realizado com os moradores para saber se concordam ou não. Caso o resultado indique a criação, os deputados é que vão tomar a decisão final.
Sentado em uns dos bancos da pracinha em frente à igreja de Ponta da Serra, a 13km do Crato, o aposentado José Catingueira da Silva, 81 anos, fixa o olhar na imagem de São José, padroeiro do distrito e afirma: "O meu sonho é ver Ponta da Serra virar cidade".
Este é o sonho da maioria dos moradores da localidade. De acordo com eleição simulada, feita pelo professor Antonio Correia Lima, proprietário da Rádio Difusora de Ponta da Serra, 80% dos eleitores são a favor da autonomia política e administrativa do distrito. Correia conduzia a urna eleitoral de porta em porta para evitar que o eleitor votasse mais de uma vez.
A partir desta semana, será desencadeada uma campanha em todos os distritos e sítios do Crato com a finalidade de conscientizar a população de que, com a emancipação, Ponta da Serra vai ganhar e o Crato não vai perder nada. A campanha tem como slogan "Diga Sim à Ponta da Serra" - .
O pequeno empresário José Geraldo de Lima Filho, conhecido por "Talzinho", comemora a emancipação. A independência do Município é defendida também pela dona de casa Marly Silva de Menezes que, segundo afirma, com um bom prefeito a nova cidade vai se desenvolver. "O Crato era uma cidade pequena, menor do que Ponta da Serra", compara.
Mulher no poder
Para a dona de casa Maria Ferreira Silva, conhecida por "Maricou" essa história de emancipação é conversa fiada. Todo ano de eleição se fala no assunto e nada acontece. Ela diz que Ponta da Serra só vai para frente quando for entregue às mulheres. "Os homens daqui não estão com nada, a gente não tem segurança; falta, por exemplo, um posto policial", completa.
De acordo com o advogado e presidente da Associação do Movimento de Emancipação de Ponta da Serra, Francisco Dionísio Alves, o distrito tem amplas condições de ser emancipado. Estima-se que, hoje, o distrito ultrapassa os 10.824 habitantes. Dispõe de rede elétrica, abastecimento de água canalizado, linha telefônica, posto de atendimento médico, posto policial, posto dos correios, escola de Ensino Infantil e Fundamental (com mais de 1.200 alunos matriculados), escola de Ensino Médio (mais de 400 alunos matriculados), além de outras estruturas prediais. Em termos de comunicação, a sede conta com dois pequenos jornais mensais, um serviço de amplificadora e dois provedores via rádio para acesso à internet.
No que se refere a atendimento bancário, conta com um correspondente bancário da Caixa Econômica Federal, em funcionamento há mais de um ano. O comércio local é constituído de oito microempresas no ramo de mercearia, butique, material de construção e dez pequenos estabelecimentos comerciais.
Pesquisa
De acordo com o levantamento feito pela Associação, a vila conta com 768 prédios. O distrito conta com 20 pequenas cerâmicas e algumas cerâmicas de grande porte que empregam centenas pessoas residentes na área do distrito e uma indústria de britagem de grande porte. Recentemente, foi inaugurada uma mini indústria de leite, no Sítio Malhada.
No entorno do perímetro urbano existem a Vila Malhada, Vila São Francisco, Vila Palmeirinha dos Vilar, Vila Rodeador, Vila Altos, Vila Juá e a Vila Palmeirinha dos Brito.
Palestina do Cariri
"Só votaremos nas eleições deste ano se sentirmos que os candidatos estão dispostos a trabalhar pelo processo de emancipação de nosso distrito". Esta ameaça pressionou os representantes de Mauriti a viabilizar a emancipação do distrito de Palestina do Cariri. Hoje, o clima no distrito é de tranquilidade.
A presidente da Associação de Emancipação Política de Palestina, Maria Aparecida Bernardo da Silva, que também é presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, diz que, a partir de agora, será desenvolvida uma campanha em todo o Município de Mauriti, cidade e zona rural, com o objetivo de conscientizar a população para votar a favor da emancipação.
Aparecida diz que ainda existe uma pequena resistência contra a separação de Palestina de Mauriti e isso pode inviabilizar o sonho de muitos moradores: ver nascer uma nova cidade na Região do Cariri.
Jamacaru
Mais um distrito foi incluído na relação dos 30 que já foram aprovados pela Assembleia Legislativa. É Jamacaru, que pertence a Missão Velha.
Na sessão realizada na última quarta-feira, o plenário da Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, o Decreto Legislativo, que cria o Município de Jamacaru. O movimento em favor da independência de Jamacaru contou com o apoio de todas as lideranças políticas do Município.

MAIS INFORMAÇÕES
Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mauriti - (88) 3552.1201

Rádio Difusora Ponta da Serra (8)3523.9153

Antônio Vicelmo
Repórter

2 comentários:

Unknown disse...

Marketing para Unidades de Conservação da Natureza
Primeiras Linhas
Autor: Julis Orácio Felipe
Sinopse:
AS unidades de conservação da natureza são importantes espaços protegidos com a finalidade de resguardar atributos ambientais da exploração indiscriminada e contribuir para o desenvolvimento sustentável. Entretanto, para mantê-las é preciso a criação de mecanismos que as desmistifiquem para a sociedade em geral, que as entende como locais onde nada pode ser feito. Na realidade, se bem direcionadas, podem contribuir não somente para o desenvolvimento sustentável como também para o desenvolvimento social e econômico, principalmente da comunidade de entorno. Essa obra demonstra como pode ser feito sem corromper o sistema jurídico criado para as unidades de conservação, dando aos leitores noções sobre marketing voltado para essas instituições.

www.clubedosautores.com.br

Unknown disse...

Boa tarde meos comterádios da ponta da serra.meu amigo toin
Hoje meu maior desejo é volta para minha terra. José Tercio