segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Senado Confirma o Status de Dezenas de Municípios Antes Ameaçados de Voltar à Condição de Distritos

O Senado aprovou e o Con­gresso Nacional promul­gou na quinta-feira pas­sada a emenda constitucional que confirma o status político de municípios com seu processo de criação questionado por ações em tribunais de todo o país. O número de cidades beneficiadas, de difícil levantamento, não é conhecido. Porém, supera os 57 municípios divulgados pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
Isso porque, além dos proces­sos que questionam diretamente a criação dos municípios, em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF), há outros em que o Ministério Público pede a res­ponsabilização dos estados e da União por permitir e reconhecer emancipações feitas com vários tipos de irregularidades. Esse é o caso de Lagoa dos Três Cantos (RS), criada em 1992, para ficar em apenas um exemplo.
As 57 cidades que constam da lista da CNM não haviam concluído o processo de criação quando o Congresso promulgou a Emenda Constitucional (EC) 15, de 1996, ampliando as exi­gências para o estabelecimento de um novo município. Por isso, mesmo com prefeitos e vereado­res eleitos, esses e outros novos municípios corriam o risco de voltar à condição de distritos.
Porém, o Congresso até hoje não aprovou uma lei para regu­lamentar aquele dispositivo. Em maio de 2007, o STF estabeleceu prazo de 18 meses para uma decisão. Em outubro, o Senado aprovou projeto (PLS 98/02) que regulamenta a EC 15/96. A Câmara ainda não votou a proposta.
A nova emenda constitucional (EC 57/08) ratifica a criação dos municípios, independentemente da regra em vigor no momento da emancipação, acrescentando um artigo ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias.

FONTE> JORNAL DO SENADO

Nenhum comentário: