segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

NOTÍCIAS DA CÃMARA FEDERAL

Michel Temer é eleito presidente da Câmara dos Deputados


Com 304 votos, num total de 509 deputados presentes, Michel Temer (PMDB-SP) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados para o biênio 2009-2010. Ele disputou a eleição com Ciro Nogueira (PP-PI), que obteve 129 votos, e Aldo Rebelo (PCdoB-SP), candidato pelo bloco PCdoB-PSB-PMN-PRB-PSOL, que recebeu 76 votos. Não houve votos em branco ou nulos.
Temer chegou à vitória com o apoio de 14 partidos, um "arco partidário que foi do PT ao DEM", segundo informe da Agência Câmara. É a terceira vez que o deputado ocupa a presidência daquela Casa, que comandou nos períodos de 1997-1999 e de 1999-2001, igualando-se a Ulysses Guimarães e Flávio Marcílio.
Filho de um comerciante de origem libanesa, o paulista Michel Miguel Elias Temer Lulia, 68 anos, formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Mestre e doutor em Direito, Temer é autor de quatro livros tratando de assuntos jurídicos, sendo o mais recente sobre Direito Constitucional, ramo que considera o mais nobre.
O novo presidente da Câmara estreou no Congresso em 1987, como deputado constituinte. Desde então exerceu seis mandatos, todos pelo PMDB, partido do qual é presidente há sete anos.
Segundo ainda a Agência Câmara, Temer costurou uma aliança com aliados do governo Lula e oposicionistas, tendo sido considerado por seus partidários "um candidato da instituição".
O novo presidente da Câmara acredita que terá condições de "manter um diálogo com o Executivo, para assegurar a soberania da Câmara, e aprovar, por exemplo, a mudança no rito de tramitação das medidas provisórias ", conforme aquela agência de notícias. É plano também de Temer aprovar as reformas política e tributária neste ano e retomar os debates em torno do chamado orçamento impositivo. Atualmente a peça orçamentária aprovada pelo Congresso é meramente autorizativa, o que dá liberdade ao Executivo para liberar ou bloquear verbas.

Nelson Oliveira/Agência Senado (Com informações da Agência CÂMARA)
























Nenhum comentário: