terça-feira, 25 de maio de 2010

Roque comemora aprovação de Ponta da Serra

O deputado estadual Sineval Roque (PSB), ressaltou hoje, da tribuna do Plenário Treze de Maio, a importância da aprovação por parte da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do pedido de emancipação de 19 distritos, entre eles, o de Ponta da Serra. “O distrito de Ponta da Serra deu um passo importante para garantir a emancipação. A partir de agora, os pedidos serão publicados no Diário Oficial do Estado (DOE), e, transformados em decretos legislativos, que passarão a tramitar nas comissões técnicas da Assembleia”, explica Sineval Roque.

Em seguida, serão encaminhados ao TRE para que o órgão possa realizar o plebiscito em cada um dos distritos. Aprovado pela população, cada pedido de emancipação volta a AL para votação em plenário, e finalmente, ser encaminhado para sanção pelo governador Cid Gomes.

No total 57 solicitações de emancipação que chegaram a AL. Deste total, apenas 19 atendem a todos os requisitos que a Lei Complementar nº 84, de 2009, determina. Antes de serem aprovados, todos os pedidos passaram por um levantamento de informações junto ao IBGE, Ipea, Tesouro Nacional, Sefaz, Prefeitura e TRE.

Para os distritos que não preencheram os requisitos exigidos, a Mesa Diretora da Assembleia optou por dar um prazo de 15 dias para que os mesmos atendam as determinações acerca da infraestrutura e possam apresentar suas defesas.

Os 19 pedidos aprovados são dos distritos: Amanari, Antônio Diogo, Iguape, Itapebussu, José de Alencar, Juritianha, Jurema, Mineirolandia, N. Floresta Feiticeiro, Lisieux /Macarau, Parajuru, Pajuçara, Palestina, Santa Teresa do Trici, Ponto da Serra, Santa Felícia, São João do Aruaru, São Pedro do Norte e Sucesso.

Já os pedidos com prazo para defesa são: Almofala, Aranaú, Caipu, Camará, Canaã, Caponga, Cruxati, Flores, Guanacés, Icaraí de Amontada, Ibiapaba, Ideal, Iratinga, Justiniano de Serpa, Lagoa do Mato, Lima Campos, Monte Nebo, Munduaú, Pessoa Anta, Pecém, São Miguel, Várzea dos Espinhos e Timonha.

4 comentários:

Unknown disse...

Toinho,
Mais um passo foi dado.
Abraço,
Nélio

Antonio Correia Lima disse...

Prezado Nélio, você também faz parte desta história, pois, suas raízes estão fincadas em Ponta da Serra

Íris Pereira de Souza disse...

Minha Terra meu lugar
10:02 | Postado por Iris Pereira | Editar postagem
Quando algum dia à minha doce terra eu voltar, sei vou encontrar as coisas que lá eu deixei e também não encontrarei muitas que não estão mais por lá, pessoas que foram embora outra que já morreram. Sei vou encontrar muitas mudanças no lugar, porém foram feitas para que o progresso esteja por lá, e como tem crescido esse meu torrão querido, esse pedacinho de chão que beleza se tornou, formusura em estrutura, gentileza em pessoas, acolhedora em suas moradas, ótima
recepção em seu comércio que cresce com atenção para servir seus habitantes e todos os visitantes.
Quando lá eu retornar quero encontrar as mesmas serras cobertas com seu verde e amarelo, suas frondosas arvores tortas que na imaginação da menina que lá morou um dia formava figuras amendrontadoras e apavorantes quando a noite pra elas olhava e tinha que por elas passar ao ir lá pro Juá pra casa do Pai Correia e da Mãe Fina, eita era uma correria danada eu na Frente e Ana Bolena atrás, até chegar na casa grande com seu alpendre na frente pra dar abrigo e sombra a
quem lá fosse chegando. De longe já gritávamos: Acode tia Vicência, valeu-nos Francisquinha, corre aqui Maria de Fátima traga água lá do pote pra ver se nos acalma, estamos vendo que devíamos a Tia Fidé obedecer trazer o Evandro junto por que o Irlando estava a namorar e o Ricardo tinha sumido e a Dilena e francisquinha eram muito pequenas pra aguentar a correria, por isto as deixamos lá com o tio Jorge olhando feio sem querer permitir duas meninas como nós duas sair assim de noitinha só ir fazer algazarra com as primas do juá. Ha! como era gostoso, dessas coisas não me esqueço, mais sei não vou encontrar a maioria delas por lá, mas sei que de braços abertos os que estão por lá irão me receber, pois sei não me esqueceram e se esqueceram eu os faço lembrarem.
Quando pra minha Ponta da Serra eu voltar sei nem mesmo ela vai ser a mesma, vai está com o mesmo nome com todas as suas mudanças a mais importante já vai ter acontecido de distrito vai estar cidade, município e no mapa do brasil terá seu nome escrito agora com destaque de cidade do Ceará. Ho! que orgulho danado, quase nem cabe nesse peito saudoso, porém vou aguentar e esperar com ansiedade o que da minha ida e o dia da minha chegada, pois sei lá vou encontrar o meu amigo Antonio Correia Lima que com toda certeza vai me levar pra visitar dos que me lembro padim Jeraldo e a prima Nair serão os primeiros e depois vou ter muito tempo pra andar de lá pra cá nestas ruas enladeiradas e passar na Igreja onde fui batizada...Me aguarde Ponta da Serra que estou com vontade me tornar cidadã desta cidade e contribuir para o seu crescimento, se um dia sai dai foi pra buscar melhorias, mas nada é melhor que morar com nossa gente e em nosso lugar onde sempre encontraremos acolhedora guarida.
Iris Reflete

Antonio Correia Lima disse...

É muito difícil agüentar o pique da íris, pois, a cada dia ela aparece com um texto melhor do que o outro.