domingo, 16 de maio de 2010

Ψ Psicologia de A-Z-I –Ψ Atitude Ψ Por João César Mousinho de Queiroz.

Atitude - Do latim aptitudinem atitude, através do italiano attitudine significa uma maneira organizada e coerente de pensar, sentir e reagir em relação a grupos, questões, outros seres humanos, ou, mais especificamente, a acontecimentos ocorridos em nosso meio circundante. É um dos conceitos fundamentais da psicologia social. Faz junção entre a opinião (comportamento mental e verbal) e a conduta (comportamento ativo) e indica o que interiormente estamos dispostos a fazer. Segundo Jean Meynard, “É uma disposição ou ainda uma preparação para agir de uma maneira de preferência a outra. As atitudes de um sujeito dependem da experiência que tem da situação à qual deve fazer face”. Pode se dizer também que é a “Predisposição a reagir a um estímulo de maneira positiva ou negativa”.
Comportamento que pode ser definido de acordo com vários contextos psicológicos:
(A-) Predisposição adquirida e relativamente duradoura para responder de um modo a uma dada categoria de objetos, conceitos ou pessoas. Essa predisposição ou tendência inclui componente manifesta (motores), ideacionais (crenças) e afetivos (emocionais).
(B-) Estado mental persistente que possibilita ao indivíduo responder prontamente a determinado objeto ou categoria de objetos, não como eles são mas como o individuo pensa que eles são. A Atitude não é diretamente observada mas inferida da coerência dessa resposta.
(C-) Somatórias das relações básicas (positivas e negativas) entre o eu e seus objetos: tolerância-preconceito, simpatia-antipatia, receptividade-repulsa,altruísmo-egoísmo. A atitude representa uma fusão de elementos afetivos e comportamento que não foram adquiridos formal e conscientemente mas, de um modo incidental, do nosso social.
A maioria das atitudes é absorvida daqueles que nos cercam, sem que estejamos cônscios de fato. Numerosos experimentos demonstraram que as atitudes podem ser adquiridas (aprendidas) por meios associativos comuns, sem que o indivíduo se aperceba disso. Uma pessoa nasce numa dada cultura, subcultura, comunidade e família, e adquire inconscientemente as atitudes predominantes desses grupos. As atitudes pertencem a um nível superior de defesa mais específicos, embora não constituam ainda um nível de integração tão elevado quanto os ideais e os sistemas de valores.
Atitudes positivas de generosidade e tolerâncias : dentro de casa, na rua, no trabalho alteram nosso mundo interior e mudamos para melhor o mundo social.
Fontes: Livros –16/05/10 /10 Artigo XX– Ψ Psicólogo Jurídico Terapeuta Familiar.www.sosdrogasealcool.org Ψ

Nenhum comentário: