sábado, 1 de maio de 2010

Caminhada une moradores de Crato e Juazeiro


ASSIM COMO ACONTECE em todos os anos, a Caminhada da Fraternidade é uma tradição que marca a união entre os trabalhadores das duas principais cidades do Cariri
ANTÔNIO VICELMO
1/5/2010

Municípios cearenses realizam programação para marcar o Dia do Trabalho, comemorado hoje em todo o País

Crato. No Cariri, a programação do dia 1º de maio começa hoje de madrugada, a partir das 5 horas, com a Caminhada da Fraternidade, que reúne cerca de 10 mil pessoas das principais cidades da região, principalmente, Crato e Juazeiro. É uma iniciativa das Paróquias de São Francisco de Crato e Juazeiro que, desde 1991, promovem a manifestação. A caminhada é encerrada no Santuário dos Franciscanos de Juazeiro, onde os participantes são acolhidos com um café comunitário, oferecido pelo Conselho Paroquial.

No percurso de 15 quilômetros são feitas reflexões sobre a Campanha da Fraternidade que, este ano, é ecumênica, isto é, com a participação do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) e tem como tema "Economia e Vida", e lema, "Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro". Não são permitidas manifestações políticas. "A caminhada é uma festa de confraternização que tem como objetivo aproximar os moradores de Crato e Juazeiro, duas cidades próximas na distância e separadas por preconceitos culturais e religiosos", diz o padre Raimundo Elias Filho, idealizador da caminhada.

Ele veio de Portugal, onde reside atualmente, para celebrar a "Missa da Partilha" que, este ano, comemorou 25 anos. A pedido dos amigos, ele permanece na região para participar da Caminhada da Fraternidade na sua 20ª edição. O sacerdote acrescentou que aproveitará a oportunidade para "rever os amigos e matar a saudade". Outro sentido da manifestação, segundo Raimundo Elias, é unir as reivindicações das mais diversas categorias de trabalhadores, à luz da fé e a partir das preocupações da Igreja Católica, numa perspectiva libertadora.

O diretor do Sindicato dos Lojistas do Crato, Gilson Alencar, diz que a presença do padre Elias vai fortalecer a caminhada que, nestes últimos dois anos, estava sendo prejudicada com sua ausência. A cada ano, segundo o lojista, estava diminuindo o número de participantes. "Esta caminhada é uma tradição que deve ser fortalecida com a criação da Região Metropolitana do Cariri", diz ele.

Para frei Barbosa, reitor do Santuário de São Francisco de Juazeiro do Norte, o evento é uma forma de aproximação entre Crato e Juazeiro. Ele lembra que Crato deu a Juazeiro o Padre Cícero Romão Batista, que transformou a cidade numa verdadeira oficina de trabalho, um motivo a mais, portanto, segundo o religioso, para realização dessa caminhada no Dia do Trabalhador. O frade lembra que é preciso acabar com velhas rivalidades que nada constroem. "Hoje, o Cariri é uma só nação irmanada na fé, na devoção e no crescimento político, social e econômico", considera.

O evento é, sobretudo, uma festa de confraternização que começa na noite anterior. Muita gente fica nos bares próximos da Igreja de São Francisco, no Bairro Pinto Madeira, no Crato. Quando o dia amanhece, eles já estão no caminho entre Crato e Juazeiro. O clima é de festa com a presença de vendedores ambulantes ao longo da Avenida Padre Cícero. São tradicionais o estampido dos fogos na chegada da caminhada e o carro de som que divulga mensagens e músicas alusivas a data. A multidão aumenta no percurso.

UNIÃO

"Queremos unir os moradores do Crato e Juazeiro, separados por preconceitos cultural e religioso"
Pe. Raimundo Elias
Fundador da Caminhada da Fraternidade

MAIS INFORMAÇÕES
cúria Diocesana, Rua Teófilo Siqueira, 631, (88)3521.1110
Paróquia dos Franciscanos
(88) 3511.1332/ 9963.2244

ANTÔNIO VICELMO
Repórter
FONTE DIÁRIO DO NORDESTE


Nenhum comentário: