sábado, 6 de fevereiro de 2010

060210 - Biblioteca da Faculdade de Filosofia do Crato-Seu Mozin IV-Por César Mousinho.


Biblioteca (do grego βιβλιοϑήκη, composto de βιβλίον, "livro", e ϑήκη "depósito"), na definição tradicional do termo, é um espaço físico em que se guardam livros. De maneira mais abrangente, biblioteca é todo espaço (concreto, virtual ou híbrido) destinado a uma coleção de informações de quaisquer tipos, sejam escritas em folhas de papel (monografias, enciclopédias, dicionários, manuais, etc) ou ainda digitalizadas e armazenadas em outros tipos de materiais, tais como CD, fitas, VHS, DVD e bancos de dados. Revistas e jornais também são colecionados e armazenados especialmente em uma hemeroteca.A disciplina que rege o funcionamento das bibliotecas é a biblioteconomia, onde as Leis de Ranganathan ou Cinco Leis da Biblioteconomia são os princípios fundamentais.

Faculdade, em Portugal, é uma das denominações adaptadas pelas universidades para as suas unidades orgânicas. No Brasil, é possível também a faculdade ser desvinculada de uma universidade ou instituição maior - principalmente em instituições particulares de ensino superior. Cada faculdade de uma universidade está vocacionada para uma área do conhecimento, eventualmente para duas ou mais áreas do conhecimento afins (por exemplo, Faculdade de Direito, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas). Filosofia (do grego Φιλοσοφία: philos - que ama + Sophia - sabedoria, « que ama a sabedoria ») é a investigação crítica e racional dos princípios fundamentais relacionados ao mundo

A povoação de Miranda elevou-se à categoria de vila em 16 de dezembro de 1762, tendo sido instalada em 21 de junho de 1764 como Vila Real do Crato, no século XVIII, constituindo um dos mais importantes núcleos de povoamento na época colonial no interior do Nordeste. Ao longo de sua história, já recebeu as denominações de Missão do Miranda (aldeamento religioso tendo a frente o frei italiano Carlos Maria de Ferrara), Missão dos Cariris Novos, Aldeia do Brejo Grande e Vila Real do Crato, última denominação esta em homenagem ao município português de mesmo nome, segundo a mais aceita toponímia. Foi tornada cidade pela Lei Provincial nº 628, de 17 de outubro de 1853.

CRATO é um município brasileiro do interior do estado do Ceará. Localiza-se no sopé da Chapada do Araripe no extremo-sul do estado e na Microrregião do Cariri, integrante da Região Metropolitana do Cariri.

A Faculdade de Filosofia do Crato, criada em 1960 pelo Reitor da Universidade Federal do Ceará - UFC, Prof. Antônio Martins Filho, vem responder ao desafio de formar recursos humanos - intelectuais no interior do Estado. Com efeito, a Faculdade de Filosofia do Crato, adentando-se na polimorfia cultural do interior de nosso Estado, repositório de uma riqueza diversificada de valores humanos e naturais, formando uma individualidade própria inconfundível, era a regionalização da Universidade e traduzia, experimentalmente, o lema – O Universal pelo Regional – com que esse extraordinário Reitor definira sua política universitária (CHAGAS, 1993, p. 98).

Cedo, já saindo para as minhas aulas no Diocesano meu pai me chamou e disse: -Cesinha, faça-me um favor, depois das suas aulas vá lá na Biblioteca da Faculdade de Filosofia e devolva esse livro.- Ta bom papai, minha benção e fui assistir aulas dos professores: William Batista – Matemática, César Bandeira – Física, Hermógenes – Português,Fausto – Biologia, Jaime Milfon – Historia. Já no Científico, depois mudou para Colegial. Particularmente eu torcia para não furar o pneu do carro de nenhum professor nesse dia, não sei hoje com todo respeito, mas na minha época de Diocesano só tinha Craque, poucos professores e a maioria de EDUCATORES.Por que o Monsenhor substitua-os com aulas – palestras e uma dessas, ele sempre pedia sugestões nossa e solicitamos que ele falasse sobre Cidadania e aí foi aquele show, aquele espetáculo de aula-palestra. Lembro-me que no final ele fez a seguinte pergunta! Onde vocês moram? Claro que todos nós respondemos, eu mesmo falei: Rua José Alves de Figueiredo, Vila Silvestre. Ok estão todos certos, mas querem mesmo tornarem-se Cidadãos Cratense na essência e rigor da palavra entendam que ali é seu lar, mas todos moram na Cidade do Crato, por tanto devemos através de nossas atitudes, defendê-la e honrá-la. O Crato é a Mansão de todos NÓS.

-Boa tarde moça, muito bonita e mais ainda educada; o meu pai seu Mozin, pediu-me que lhe devolvesse esse livro era “Alexandre o Grande, e solicitou que pegasse outro. Essa passagem fiz um capitulo no meu segundo livro: “A FÉ E A PSICOLOGIA”. Pegou o livro, olhou atentamente com a ficha do lado. - ok, assine aqui, um minuto, entrou e demorou-se pouco e já voltou,-Como é seu nome?, - César,-Olha César fale pro seu Mozin, que com esse livro ele leu todos o nosso acervo e qual o que ele gostaria de reler.

Passou até a fome. Nossa sai da Faculdade e cheguei na Vila

sem perceber.Como é que alguém ler todos os livros de uma biblioteca. Que maravilha. Mesmo assim cheguei em casa com a cabeça quente, pois da Faculdade até a Sé, não tinha uma árvore se quer e hoje acho que deveriam plantar muitas árvores em toda Crato.Passei em frente do Santa Tereza que nem vi.Cesinha, cadê o livro, - Cachimbão, a moça mandou avisá-lo que o senhor leu todos os livros de lá, parabéns e para o senhor não ficar sem ler vou lhe emprestar o meu livro de historia geral de Armando Souto Maior. Que o Veim adotou para as aulas de história. Bem, qual vai ser o dito pra fechar. Chegar de mãos abanando-Significado: Chegar em algum lugar sem levar nada, de mãos fazias. Histórico: Os imigrantes, no século passado, deveriam trazer as ferramentas para o trabalho na terra. Aqueles que chegassem sem elas, ou seja, de mãos abanando, davam um indicativo de que não vinham dispostos ao trabalho árduo da terra virgem. Fontes: Wikipédia - FONTES PARA HISTÓRIA EDUCACIONAL DA CIDADE DO CRATO – CE -Juscelândia Machado Vasconcelos e Zuleide Fernandes de Queiroz – Artigo VI – São Paulo, 06/02/010 – www.Sosdrogasealcool.org

Nenhum comentário: