terça-feira, 8 de março de 2011

Como Surgiu o Dia Internacional da Mulher – História


Publicado por Natasha Fernandes, Categoria Genérico.

mulher Como Surgiu o Dia Internacional da Mulher   História

O Dia Internacional da Mulher é comemorado no dia 08 de março. É uma data comemorativa para a celebração dos feitos econômicos, políticos e sociais que foram alcançados pela mulher.

A proposta do dia internacional da mulher foi iniciada na virada do século XX, durante o processo de industrialização e expansão econômica, que levou a grandes protestos sobre as condições de trabalho. As mulheres empregadas em fábricasde vestuário têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 08 de março de 1857 em Nova Iorque. O protesto requeria melhores condições de trabalho e salários mais altos.

Porém o que levou mesmo a essa data ser comemorada mundialmente foi a tese do incêndioprovocado na fábrica da Triangle Shirtwaist, que também ocorreu em Nova Iorque, em 25 de março de 1911. Onde foi registrada cerca de 146 mortes. Segundo relatos, cerca de 129 trabalhadoras foram trancadas e queimadas vivas. O incêndio da fábrica Triangle, é até hoje, o pior incêndio da história de Nova Iorque.

Depois desse episódio, muitos outros protestos foram feitos, e um que se destacou foi o de 1908, onde 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque exigindo a redução da carga horária, melhores salários e o direito de voto. Sendo assim, o primeiro Dia Internacional da Mulher seguiu-se em 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos após uma declaração do Partido Socialista da América. Em 1910 ocorreu a primeira conferência internacional sobre a mulher em Copenhague, dirigida pela Internacional Socialista, e assim, o Dia Internacional da Mulher foi estabelecido.

Fonte: www.mundosdastribos.com

2 comentários:

Unknown disse...

É verdade o nosso dia representa uma vitória...Temos que agradecer a essas mulherees corajosas porque foram elas que mudaram a história e nos proporcionaram um futuro melhor...hoje podemos ser o que quisermos sem distinção de profissão,somos iguais em direitos e deveres...somos cidadãs ativas...e podemos transformar ainda mais fazendo com que não haja machismo...tenho orgulho de ser mulher...
Lindikacia Brasil

Antonio Correia Lima disse...

Obrigado amiga Lindkácia pela visita e comentário