quinta-feira, 24 de março de 2011

NOTÍCIAS DA URCA: 24 de março de 2011

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ

SECRETARIA DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO SUPERIOR – SECITECE - UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA

24-03-2011


Nova diretoria do Conselho da Mulher é empossada

A nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher cratense tomou posse na tarde de ontem, em reunião na sala de vídeo da Universidade Regional do Cariri (URCA), campus Pimenta. Por dois anos a equipe estará à frente dos trabalhos em prol da defesa dos direitos da mulher, no município. São nove integrantes. Cinco serão indicadas pelo poder público municipal. Representantes de diversos órgãos estiveram presentes à solenidade de posse. A diretoria foi repassada formalmente por Verônica Carvalho, ex-presidente, que ressaltou a importância da continuidade dos trabalhos junto às mulheres. A integrante do Conselho Mara Guedes, destacou a presença histórica de mulheres que têm desenvolvido a tarefa de contribuir com as atividades do Conselho da Mulher e a luta contra a violência, que ela ressalta como necessária. A Vice-Reitora da URCA, Otonite Cortez, salientou a importância de um trabalho institucional e de parceria com o conselho, que não por acaso, segundo ela, conta em sua atual diretoria com professoras da URCA. A presidente atual é a Professora e Pró-Reitora de Desenvolvimento Universitário, Cileide Araújo, e a Vice-Presidente, a Professora Doutora, Zuleide Queiroz, do Departamento de Educação da Universidade. A eleição para a nova diretoria, composta por representantes do poder público, sociedade civil e entidades não governamentais, aconteceu na última sexta-feira, no mesmo dia do Seminário, que teve a presença de 200 pessoas, em que foi abordado o crescimento da violência contra as mulheres na região. 25 foram assassinadas somente no ano passado.

Professor da UEPB fará palestra sobre ‘Etnozoologia no Brasil’, dia 25

Será realizada no próximo dia 25, às 10 horas, na Sala de Vídeo da Universidade Regional do Cariri (URCA), palestra com o Prof.dr. Rômulo Romeu da Nóbrega Alves,
da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB. Ele fará abordagem sobre ‘Etnozoologia no Brasil’.



Professor da UFRJ ministra palestra sobre a Ilha de Trindade

Com a finalidade de conhecer espécies vegetais que nascem nas rochas da região da Chapada do Araripe, encontra-se no Cariri um dos maiores estudiosos do assunto no Brasil, o professor doutor Ruy José Válka Alves, do Departamento de Botânica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O pesquisador foi vice-presidente do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Pela primeira vez no Cariri, Dr.Ruy já chegou a visitar algumas áreas, como a de preservação do Sítio Fundão, em Crato, e da encosta da Chapada. Ele também tem um trabalho específico voltado para a vegetação das ilhas. O docente esteve ministrando palestra para estudantes de especialização, mestrado e cursos de graduação da URCA, sobre a Ilha de Trindade, no meio do Atlântico. Ruy Válka foi acompanhado do Professor Doutor em Paleontologia da URCA, Álamo Feitosa.

Assessoria de Comunicação

Universidade Regional do Cariri - URCA

(88) 3102-1212 - 8812.5525 ramal 2617

www.urca.br – Crato, 24 de março de 2011

Colaboração TÂNIA PEIXOTO

Nenhum comentário: