quarta-feira, 2 de março de 2011

Dom Panico recebe apoio de bispos no Crato -- por Antônio Vicelmo


(Matéria publicada no "Diário do Nordeste", edição de 02-03-2011 - Antônio Vicelmo é colaborador do Blog do Crato)
Dom Genival, bispo de Palmares (PE); dom Muniz, arcebispo de Maceió e presidente do Regional Nordeste 2; dom Fernando Panico; e dom Jaime Vieira, bispo de Campina Grande. FOTO: ANTÔNIO VICELMO

Polêmica envolvendo a Diocese do Crato e dom Panico faz CNBB manifestar apoio ao trabalho realizado
Crato. "O Papa Bento XVI trata o bispo da Diocese do Crato, dom Fernando Panico, como Padre Cícero". A revelação foi feita pelo arcebispo de Maceió, dom Antônio Muniz Fernandes, presidente do Regional Nordeste -2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), durante entrevista coletiva concedida ontem a uma cadeia de emissoras de rádio da região. Este carinho especial do Papa para com dom Fernando é o reconhecimento maior ao seu trabalho missionário em favor da Diocese, complementou dom Muniz.
O arcebispo de Maceió veio ao Cariri acompanhado dos bispos de Palmares (PE), dom Genival Saraiva de França e dom Jaime Vieira Rocha, de Campina Grande (PB), que vieram hipotecar solidariedade ao trabalho pastoral de dom Fernando na Diocese do Crato e, particularmente, no acolhimento aos romeiros do Padre Cícero, em nome de 21 Dioceses dos Estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Ceará.
A manifestação de solidariedade, realizada no auditório da Faculdade Católica do Crato, contou com a participação de padres, representantes das prefeituras de Crato e Juazeiro do Norte, associações religiosas do Cariri e amigos de dom Fernando.
A solenidade foi aberta com a leitura de um retrospecto do projeto de mudança implantado na Diocese, por dom Fernando, nestes oito anos de trabalho pastoral. Os bispos destacaram que este trabalho missionário está plenamente identificado com a orientação da CNBB e, consequentemente, com o Vaticano. "Estou aqui não somente na condição de presidente do Regional Nordeste -2, mas, sobretudo, como romeiro do Padre Cícero e de dom Fernando", justificou dom Muniz.
Na oportunidade, foi lembrado que na sua primeira Carta Pastoral, dom Fernando anunciou a primeira e mais significativa mudança, quando afirmou: "é impossível não levar em conta, na minha missão de bispo do Crato, a situação muito especial da cidade de Juazeiro do Norte, que é um importante centro de romaria no Nordeste por causa da memória que o povo cultiva, com muito carinho e devoção, do Padre Cícero Romão Batista, presbítero da nossa Diocese que merece nosso carinho, apesar de tudo o que contra ele aconteceu e se tem escrito. Desejo reforçar os cuidados pastorais em favor dos milhares de irmãos e irmãs, na maioria absoluta, pobres, romeiros de Juazeiro do Norte", escreveu.
Para os bispos, dom Fernando tem sido, desse projeto de mudança que naturalmente gera críticas e elogios, assim como aconteceu com o Padre Cícero, o Padre Ibiapina e outros evangelizadores que se sacrificaram em nome da fé, na defesa de uma pastoral voltada, principalmente, para os mais pobres.
Emocionando, ainda convalescendo de uma virose, dom Fernando agradeceu o apoio recebido dos bispos, esclarecendo que não pediu esta solidariedade. Foi uma manifestação espontânea de seus irmãos de episcopado. "Agradeço sensibilizado por este gesto tão humano de corações habitados pela sede de justiça". Ele comparou os três bispos com os três anjos que visitaram Abrahão e esclareceu que a visita não era somente para ele, mas para toda a Diocese, todos os padres, religiosos, leigos e leigas.Dom Fernando classificou a visita como mais um encorajamento ao trabalho missionário da Diocese, que em 2014 comemora 100 anos de evangelização e Juazeiro está comemorando 100 anos de emancipação política. Para ele, são duas realidades que caminham juntas. O encontro terminou com o Hino do Romeiro.

Atuação
100 anos de trabalho missionário e evangelização serão comemorados pela Diocese do Crato, em 2014. Compreende 32 Municípios da região do Cariri, entre os quais, Crato e Juazeiro do Norte
MAIS INFORMAÇÕES
Cúria Diocesana
Rua Teófilo Siqueira, 631 - Centro
Telefax: (88) 3521.1110 / 3523.7819

Nenhum comentário: