segunda-feira, 14 de março de 2011

Dia da poesia marca data de aniversário de Castro Alves

Em março se comemoram o Dia Nacional (14) e o Dia Mundial da Poesia (21). A data nacional é em homenagem ao poeta abolicionista Castro Alves. Atividades por todo o Brasil marcam as datas.

A poesia nasceu na Grécia, berço da Civilização Ocidental, como poiesis (poihsiV), com Homero, através da "Ilíada" e da "Odisséia". A 30ª sessão da Conferência Geral da Unesco (Paris, 1999) proclamou o dia 21 de março como o Dia Mundial da Poesia. A data escolhida foi o do início da Primavera no Hemisfério Norte, que começa dependendo do ano, no dia 21 ou 22 de março.

No texto, a Unesco aborda a valorização de poetas nacionais cuja lembrança, data de nascimento ou morte estejam sendo comemorados. Assim, o Dia Nacional da Poesia no Brasil foi criado em homenagem ao poeta brasileiro Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871), no dia de seu nascimento, 14 de março.

O poeta abolicionista

Castro Alves ficou conhecido como o “poeta dos escravos” em função da sua luta pela abolição da escravidão. Sua indignação quanto ao preconceito racial ficou registrada na poesia “Navio Negreiro”, chegando a fazer um protesto contra a situação em que viviam os negros. Mas seu primeiro poema que retratava a escravidão foi “A Canção do Africano”, publicado em A Primavera. Cursou direito na faculdade do Recife e teve grande participação na vida política da Faculdade, nas sociedades estudantis. Poeta romântico, Castro Alves morreu de tuberculose na capital baiana Salvador em 06 de julho de 1871, com apenas 24 anos.

Entre os objetivos da iniciativa da Unesco está o incentivo e reconhecimento da poesia regional, nacional e internacional; desencadear processos que devem servir para apoiar a diversidade lingüística e cultural, utilizando a expressão poética; e oferecer a línguas ameaçadas de extinção a oportunidade de serem ouvidas na comunidade internacional. Como o dia 21 de março já é dedicado à eliminação de qualquer forma de preconceito, pode-se considerar uma associação dos temas para a comemoração.

Pelo país

Nos diversos estados, o Brasil se prepara para atividades alusivas às datas. No Rio de Janeiro, a Semana da Poesia 2011 irá homenagear Torquato Neto, poeta e letrista da Tropicália, e o letrista, dramaturgo e romancista Chico Buarque de Hollanda. Além dos saraus em espaços culturais, teatros, bares e livrarias, estão previstos lançamentos de livros e apresentações em escolas e ao ar livre. Também serão recolhidas assinaturas para o Manifesto a Favor do Rio, Capital da Poesia. Confira a programação completa.

No Rio Grande do Norte, a Fundação Cultural Capitania das Artes realiza um mini-curso entre os dias 14 e 18 de março (de segunda à sexta), ministrado pelo professor José Augusto Costa Júnior, coordenador da Biblioteca Esmeraldo Siqueira, em parceria com a Comissão Norte-rio-grandense de Folclore. Os interessados podem se inscrever até o dia 14 de março no Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão, localizado na Praça Augusto Severo, Ribeira. Informações através do telefone (84) 9903-9902. Participação gratuita.

Já em Itu (SP), será realizada a primeira edição do “Varal da Poesia”. Um varal com dezenas de poesias de autores nacionais, em sua maioria ituanos, estará exposto no local. Qualquer pessoa pode retirar do varal e levar consigo a poesia que mais apreciar. Mas para isso, o leitor deve escrever sua própria poesia e deixá-la no local. O evento ocorrerá no próprio dia 14 (segunda-feira), das 8 às 17 horas, na Casa da Cultura, localizada na rua Paula Souza, 664 – centro.

Da redação, Luana Bonone, com agências

Fonte: www.vermelho.org.b

Nenhum comentário: