sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A Cultura em Alta


O mês de novembro possibilitou aos caririenses, de diversas cidades, momentos raros de encontro com as mais diversificadas manifestações culturais. No início do referido mês (05) dia do nascimento do baiano Rui Barbosa por justa homenagem, o dia da cultura, teve início a “2ª Guerrilha do Ato Dramático”. Uma semana após (12), começa a 12ª Mostra SESC Cariri de Cultura, onde estivemos presentes com o nosso Rapadura Culturarte interagindo com as Terreiradas nos terreiros dos mestres do saber popular do Cariri – Raimundo e Antônio Aniceto, na sexta (12), Aldenir, no sábado (13), Zulene, no domingo (14), Cirilo, na segunda (15) e Mestre
Antônio, em Juazeiro, Bairro João Cabral, na terça (16), quando, numa noite das mais alegres, festivas e empolgantes, os nossos mestres, em número de quase duas dezenas, receberam, ao som do “improviso” inspirado e emotivo do “bom baiano” “Bule-bule” o CD das Terreiradas do ano passado (2009).
No dia 20 – sábado – Dia da Consciência Negra, no horário de nove horas da manhã, aconteceu, na Praça da Sé a comemoração da referida data. A noite, no Teatro Salviano Saraiva, a apresentação do violonista de referência e conceito internacional Nonato Luiz, quando o auditório do mesmo foi pequeno para acomodar “tanto” público.
No domingo, 21, foi a vez do mesmo Teatro ser o espaço para o 1º Recital do Coral do Sagrado Coração de Jesus, num esplendido e belo encontro de corais de nossa região. Realmente, novembro é um mês singular, pois o dia 22 é dedicado a Santa Cecília – padroeira dos músicos e no caso da nossa cidade (Crato) é a data de criação (fundação) da nossa centenária banda de musica. Novembro: um mês marcante para a cultura caririense e nacional.
Dezembro vem aí: 9 a 12, mais um Berro Cariri; 11, Rapadura Culturarte na Praça Cristo Rei, pela manhã, lançamento de cordéis por parte da Academia dos Cordelistas do Crato a noite; Recital de musica da ELAM Cariri no dia 18 e tarde e início de noite natalina na calçada do Banco do Brasil – 14 horas do dia 24.

Prof. Jorge Carvalho

Novembro de 2010

Um comentário:

Valdir Nazareth disse...

Vou te falar este cariri é mesmo animado, é teatro, é festa de todos os lados, povo animado esse do cariri, não é em vão que a Íris elogia tanto o povo dela e ama demais este lugar.
Povo forte!
Um forte abraço para esta gente alegre.
Mirandinha Nazareth