terça-feira, 23 de novembro de 2010

Presidente da AL vai retomar as discussões


Domingos Filho, presidente da Assembleia, diz que vai procurar conversar com o presidente do TRE

21/11/2010

A expectativa sobre a criação de alguns novos municípios no Ceará ainda motiva algumas lideranças políticas

De volta à Assembleia Legislativa após um curto período de férias pós-eleição, o presidente da Casa, deputado Domingos Filho (PMDB), vice-governador eleito, vai retomar, ainda este ano, as conversas em torno das questões ligadas à emancipação de distritos no Ceará. O peemedebista vai encontrar-se com o presidente do Tribuna Regional Eleitoral (TRE), desembargador Gerardo Brígido, com o objetivo de discutirem uma data para a realização de plebiscito referente ao tema.

O encontro dos dois presidentes ainda não foi agendado, mas de acordo com Domingos Filho, a reunião vai acontecer ainda este ano. O parlamentar, um dos principais defensores da criação de novos municípios no Estado, também tenta uma negociação, no plano federal, para que haja possibilidade de ser realizada essa consulta à população, que atualmente está dependendo de uma Lei Complementar federal.

Na última quinta-feira, durante entrevista ao Diário do Nordeste, Domingos Filho avisou que, embora assuma a Vice-Governadoria a partir de janeiro do próximo ano, ele não vai deixar de lado as questões referentes às emancipações e pretende continuar fazendo parte das negociações sobre o tema.

O presidente do Legislativo cearense explicou que a questão das emancipações é algo "pactuado" com o governador Cid Gomes (PSB) e por isso, ele como vice-governador, também vai tratar do tema. "Eu vou procurar ajudar nisso, mas é o novo presidente da Assembleia Legislativa que deve liderar as negociações", explicou o deputado.

Votações

O deputado Domingos Filho ainda disse que até o início do recesso parlamentar, que começa dia 23 de dezembro, a Assembleia Legislativa vai priorizar a votação das matérias que foram apresentadas na Casa. O total de propostas, tramitando atualmente, entre projetos e mensagens do Governo do Estado, está em torno de 90.

O parlamentar afirmou que a Assembleia Legislativa deverá se empenhar para "encerrar esta pauta" de votações e, além disso, antes do fim do ano, Domingos vai avaliar todas as obras em andamento na sede do legislativo. "Estamos organizando a Casa para entregarmos ao novo presidente", ressaltou. Antes do fim de dezembro, Domingos Filho vai renunciar seu cargo de deputado estadual para assumir, no dia 1° de janeiro, a Vice-Governador do Ceará.

Mesa

Durante entrevista, o presidente da Assembleia ainda garantiu que não vai interferir na corrida pelo comando da Mesa Diretora da Casa. Ele explicou que existem regras regimentais que orientam a distribuição e quantidade de cargos de acordo com o tamanho das bancadas e que as disputas que ocorrerem serão dentro de cada bloco ou partido, por isso não intervirá.

Embora seja um dos articuladores do PMDB no Estado, Domingos disse que não vai dialogar com os deputados sobre decisões da Mesa Diretora e se for tratar do tema será somente no sentido de fazer com que o Regimento Interno da Assembleia seja cumprido. "E no sentido de ajudar para que partidos e blocos tenham seus espaços".

Fonte diário do nordeste

Nenhum comentário: