sábado, 13 de novembro de 2010

Fazenda Serra Verde


Uma área de 22 mil hectares, num perímetro de quase 120km, compunha a Fazenda Serra Verde, no Cariri, localizada precisamente no Município de Caririaçú, Ce. Esta fazenda foi fundada por Achiles Boris em 1860 na cidade de Fortaleza e administrada por Francisco Botelho Filho que a dirigiu até 1947. Neste ano chegou da França seu Neto Hubert Bloc Boris e sobrinho de Bertrand Boris para administrá-la.

Formando pela Escola de Agricultura de Valabres, França, retornando da guerra com a esposa Janine. O principal produto era o algodão, mais também milho, feijão, arroz, cana de açúcar e seus derivados como rapadura e aguardente. Viviam mais de 800 famílias em 700 casas dentro da propriedade e todas cobertas por telhas. A fazenda era dividida em duas zonas. A Fazenda Serra Verde Ltda, com 13.500ha e a Fazenda Serra Verde Agro-pecuária SA com 8000ha, na cria de gado, cavalos e outros animais. Hubert gerente da primeira e super-intendente da segunda. Começou o seu trabalho aos 24 anos de idade, auxiliado por secretários, fiscais, feitores, tractoristas, motoristas e trabalhadores rurais. A Fazenda era composta de 40 sítios em terras de boa qualidade. A sede era situada no Município de Caririaçú, porem fazia divisas com Várzea Alegre, Granjeiro, Farias Brito e Crato.

Foram implantados grandes projetos como depósitos para cereais, pocilga para animais selecionados, mais quatro açudes pois já existiam seis para garantir o plantio de pastagens na criação de gado, pomares e hortas. Morando na própria Fazenda, com a esposa Janine, vieram os filhos, Claude, Dominique e Bertrand nascidos na França, depois François, Jacques e Tony. Hubert homem de coração bom e justo fornece para a sua gente 90% dos estoques de cereais para saciar a fome dos moradores devido a seca de 1970. este episódio ocasionou dificuldades financeiras, pois não tinham nenhuma ajuda do Governo. Organizada com o apoio da SUDENE para um programa rural.

A sua localização facilitava o transporte e comercialização dos centros dispondo de mão de obra e água. Passou a chamar-se Fazenda Agro pecuária Serra S\A. E assim atingiu a sua estabilização se propondo a colocar seus produtos no mercado para outras cidades do Ceará. Sua produção chegou a : Bovinos para o abate- 25.555 arrobas: Matrizes bovinas para a produção- 339 cabeças: Suínos para o abate- 71.800 quilos ;Suínos para reprodução -105 cabeças; Arroz 4.400 sacos de 60 quilos; Foram reservadas 100 tarefas para o plantio de arroz, construção de galpões para tratores e máquinas, estábulos, pequeno centro médico, energia e telefone. Era chamada de FRANÇA LIVRE, por lá não existiam preconceitos racionais nem sociais. Todos eram bem recebidos pela família para prosear e contar os seus "causos" à boca da noite.

A vida dos moradores não se resumia só em trabalho, os patrões organizavam as festas que Hubert chamava de samba. E assim, modernizada e chegando o progresso no interior, criou a primeira escola de alfabetização para adultos no Brasil, como também a Capela da Serra Verde em estilo arrojado e moderno para a época, com esculturas sacras criadas pelo próprio administrador e artista, que por lá permanecem até hoje. Diante de tudo isso se encontravam na casa grande, no alto do Caboclo, rodeada por buganvilhas dois grandes corações generosos e hospitaleiros, Hubert e Janine.

Por: Edilma Rocha

EXTRAIDO DO BLOG DO CRATO

Nenhum comentário: