sexta-feira, 20 de março de 2009

NOTÍCIAS DO GABINETE DO DEP, ROQUE

Roque pede rigor na fiscalização no combate do comércio ilegal de aves silvestres

Apesar de ilegal, o comércio de aves silvestres é uma prática comum na região do Cariri. Cerca de 90% dos animais silvestres morrem logo depois de retirados de seu habitat, conforme dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). No último dia 26 de fevereiro, uma equipe da Companhia de Polícia Ambiental do Estado do Ceará (CPMA) resgatou 37 aves silvestres procedentes do Estado de Pernambuco que seriam vendidas na feira do Crato, segundo matéria publicada no jornal Diário do Nordeste.
A operação foi realizada no Sítio Belmonte, descida da Serra do Araripe, com o apoio do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que conduziu as aves para o escritório do Crato.
Ainda segundo a reportagem, os pássaros eram transportados em duas motos dentro de caixas de papelão pelos agricultores Élcio Santos Barbosa e Antônio Girlânio Quintino, que foram presos em flagrante como traficantes.
Preocupado com os danos ambientais e a venda ilegal de aves silvestres, o deputado estadual Sineval Roque (PSB), apresentou um requerimento ao departamento legislativo da Assembléia, solicitando rigor na fiscalização no combate do comércio ilegal de aves silvestres no município do Crato. “O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente Recursos Naturais e Renováveis do Crato precisa urgentemente intensificar a fiscalização na região”, ressaltou Roque.
A venda de animais silvestres é proibida e considerada crime ambiental. Mesmo assim, ainda acontecem feiras clandestinas principalmente no Nordeste. Micos, papagaios, araras, peixes ornamentais estão entre as principais espécies vendidas ilegalmente. Quem for pego com animais silvestres pode receber multa no valor de R$ 500 por item apreendido. No caso de animais silvestres que constam na lista de extinção, a multa sobe para R$ 5 mil.

Fontes: Gabinete deputado estadual Sineval Roque (PSB)
Assessoria de imprensa-Karol Martins /CE 01938
(85)8848.8321/9168.4807

Nenhum comentário: