sexta-feira, 6 de março de 2009

040209 - NOTÍCIAS DA URCA

GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ
SECRETARIA DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO SUPERIOR – SECITECE
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA


URCA comemora 22 anos com lançamento de material didático para professores do ensino fundamental

A Universidade Regional do Cariri (URCA), através da Pró-Reitoria de Extensão – Proex, convida a sociedade caririense para o lançamento do Material Didático em Artes Visuais: “O Cariri nas Tramas da Arte, da Imagem e da Cultura”, no contexto das comemorações dos 22 anos da Universidade. O livro a ser lançado enfoca as artes do Cariri como recurso didático para os estudantes do ensino fundamental.

O projeto faz parte de um trabalho desenvolvido pelos professores da Universidade Regional do Cariri (Urca), Sandra Nancy Ramos Freire Bezerra e Marcos Aurélio Moreira Franco, especialistas em arte-educação. Inicialmente vai ser dada capacitação para 90, dos 200 professores, para os quais o material didático a ser oferecido já se encontra disponível. Três municípios serão contemplados inicialmente.

A imagem será utilizada em princípio como elemento de despertar para a história, com xilogravuras de José Lourenço, enfocando situações que envolvem a formação do Cariri, com a colonização. Para isso, é utilizada uma xilo dos antigos engenhos. Outro ponto é a religiosidade popular. Também o reisado, demonstrando a rica formação do povo caririense.

Estarão disponíveis 200 pastas bem regionais, feitas em madeira por João da Mala, daquelas vendidas nas feiras da região, consumidas pelos romeiros do Padre Cícero, e junto o livro, que traz o título do projeto, três xilogravuras e imagens em esculturas de madeira, do Centro de Cultura Mestre Noza, do escultor Manoel Graciano e uma imagem referente aos grafismos encontrados em brinquedos de flandres da região, produzida pelo professor Titus Riedl. Isso como um despertar também para as artes, além de divulgar os artistas da região.

Parcerias com as prefeituras de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, por meio das secretarias de Educação, já estão sendo firmadas. O material está sendo financiando pela Secretaria de Cultura do Estado, por meio de edital de Incentivo às Artes. O trabalho vem sendo executado pela Pró-Reitoria de Extensão da Urca. Segundo Sandra Nancy, nem todo o material será usado, inicialmente, já que os próprios professores estarão realizando a capacitação e acompanhamento dos docentes.

Se nesta primeira edição está sendo utilizada a imagem, a música virá como recurso para os próximos passos dos professores. Levar a educação patrimonial para as salas de aula não será possível sem o apoio das prefeituras, conforme destaca o professor, Marcos Aurélio. Os docentes decidiram utilizar o material por não existir um trabalho que valorize essa fonte de conhecimento, tendo como enfoque os recursos visuais da arte caririense. “Uma linguagem diferenciada e de fácil acesso, que está ao nosso alcance”, diz a professora Sandra.

“Temos a pretensão também de formar leitores visuais a partir de imagens da produção artística local, desenvolvendo o olhar e o senso estético, além do reconhecimento da cultura local”, explica o docente. Outro ponto importante destacado por Marcos Aurélio é o estímulo à criação de um banco de imagens com produções de outros artistas locais nas próprias escolas.

O material “O Cariri nas tramas da arte, da imagem e da cultura tem a finalidade de colocar-se como veículo para a ação educacional e cultural tanto nas escolas como em outros espaços, tornando-se um referencial de apoio didático”, destaca Marcos Aurélio, ao acrescentar a iniciativa como ponto de partida para uma série que será desenvolvida com o decorrer do tempo, apontando para outros territórios a serem conquistados. Pelo menos 10 escolas de cada município serão beneficiadas


VIII Semana de Geografia será
aberta hoje, com conferência

Com o tema Um Olhar Geográfico sobre o Ceará, será aberta na noite de hoje, a partir das 19 horas, a VIII Semana de Geografia da Universidade Regional do Cariri (URCA), com a
Conferência de abertura proferida pelo professor doutor da Universidade Federal do Ceará (UFC), José da Silva Borzacchielo. O evento será aberto no Salão de Atos da Instituição e tem como objetivo fomentar o debate sobre a ciência geográfica, instigar o debate entre membros diversos da academia e com militantes dos movimentos sociais, visando maior entendimento dos eixos propostos. Além disso, debater sobre o processo de produção do espaço cearense, as relações contraditórias que fazem desse espaço tão estudado e tão pouco transformado.

A VIII Semana de Geografia contará com debates, oficinas, mesas redondas, com a presença de ministrantes de palestras da região, da própria URCA, e de outras universidades, envolvendo temas diferenciados como Espaço Agrário, Intervenções do Estado Brasileiro para o desenvolvimento do Nordeste, Produção e (re) produção do espaço caririense. Um processo de reestruturação no campo e na cidade e Geoambientes do Espaço Geográfico cearense: Potencialidades, limitações e impactos. Hoje pela manhã será feito o credenciamento dos participantes. O evento tem continuidade até o dia 7 de março.

Projeto Leituras Negras
será realizado nas Escolas

O Projeto Leituras Negras, desenvolvido desde o início de 2008 pelo Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho – IEC, vinculado a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Regional do Cariri – URCA, em parceria com o movimento de negritude como é o caso do Grupo de Valorização Negra do Cariri – Grunec e a 18ª. Coordenaria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE realizarão suas atividades nas escolas públicas visando atender a um número maior de participantes entre professores, estudantes e militantes do movimento negro. Anteriormente, as ações eram realizadas na URCA para os coordenadores pedagógicos das escolas da rede estadual. Visando sensibilizar da importância do Projeto no processo de formação cidadã, será realizado um Encontro no dia 23 de abril para os Núcleos Gestores e educadores das escolas da rede estadual, no auditório do 18ª Crede. O Projeto tem como finalidade contribuir para a formação política em torno da temática do movimento negro e a efetivação da lei que torna obrigatório a História e a Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de Ensino Básico

Doutor em Sociologia abordará
arte e marxismo na URCA

O Coletivo Camaradas realizará no dia 26 de março, na Sala de Vídeo da Universidade Regional do Cariri – URCA, uma Roda de Conversa sobre “Arte e Marxismo” que será mediada pelo doutor em Sociologia, Prof. Dr. Roberto Siebra. O objetivo do encontro é aprofundar o conhecimento dos integrantes do Coletivo na teoria desenvolvida por Karl Marx – O Marxismo e desenvolvida por outros teóricos de diversas áreas do conhecimento. O Marxismo é a compreensão teórica que orienta os trabalhos de analise sobre arte desenvolvidos pelos Camaradas. O prof. Dr. Roberto Siebra tem doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e vem ao longo de sua carreira acadêmica ministrando palestras em diversas partes do país e conheceu de perto a experiência socialista do povo cubano, em visita acadêmica em Cuba.
A Roda de Conversa sobre Arte e Marxismo será destinada aos integrantes do Coletivo Camaradas, mas poderá ser aberta para pessoas que desejam ingressar no grupo. Os interessados deverão entrar em contato pelo E-mail: coletivocamaradas@gmail.com




Contato:
Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 ramal 2617
www.urca.br Elizangela Santos (88) 9915.3450
Crato, 04 de março de 2009.

COLABORAÇÃO TÂNIA PEIXOTO




Nenhum comentário: