sábado, 7 de março de 2009

HISTÓRIA DE UMA MESTRA – HOMENAGEM.

No natalício dos noventa anos de Dona Cleyde Correia de Oliveira, que transcorre neste dia 7 de março de 2009, com a celebração de uma missa presidida pelo Padre José Adauto de Alencar, às 18:30 horas no Bairro Vilalta- Crato-CE, na Igreja da Sagrada Família, inicio a História da Mestra, com as palavras do Jornalista J. Lindemberg de Aquino, quando homenageou Dona Cleyde, há vinte anos.
“Na marcha inexorável do tempo, assinala-se neste dia 7 o aniversário natalício de uma das mais queridas e estimadas mestras do Crato, a professora Dona Cleyde Correia de Oliveira... Anos bem vividos e impregnados de muita luta e muita emoção, com uma história rica de sentimentos e de doação, porque Dona Cleyde é uma criatura de sensibilidade e beleza interior como poucas existem em nosso meio.” J. Lindemberg de Aquino (Jornalista).
Cleyde Correia de Oliveira (Quedinha), filha de Antônio Correia de Oliveira (proprietário de uma das Padarias mais conhecidas do Crato antigo) e Carmina Correia Lima, nasceu em 7 de março de 1919 na Cidade do Crato-CE na Travessa Araripe nº 20. Nascia, portanto, a primeira neta de José Correia de Lira Cirilo e Ana Maria da Conceição, a primogênita do casal. Batizada na Igreja de Nossa Senhora da Penha - Sé Catedral - pelo Monsenhor Juviniano Barreto, o qual lhe deu nome de Cleyde. Fez suas primeiras letras com a Professora Mundinha e em seguida na Escola de Vicência Garrido, tendo recebido, a educação nos melhores colégios da cidade, tais como: Escola Santa Inês, Colégio Santa Teresa de Jesus: Curso Secundário Diplomada em 15 de Dezembro de 1936 e o Curso Normal em 18 de Novembro de 1939, sendo Inspetor o Padre Antonio Gomes de Araújo e a Diretora Madre Ana Couto.
Desde pequena tinha muitas habilidades. Gostava de pinturas em telas, bordados e artesanatos em geral. Para tanto, obteve Certificado de Habilitação em Confecção de Flores pela professora Cacilda N. da Silva, em 9 de setembro de 1945 e em 1º de dezembro de 1957 recebeu o diploma com o prêmio de Menção Honrosa – Pintura de Gênero Óleo do 1º Salão Cratense de Belas Artes, tendo como Presidente de Honra do 1º Salão Cratense de Belas Artes, o Prefeito Municipal Ossian de Alencar Araripe e Presidente da Comissão Organizadora do Salão o Sr. Amadeu Acioly. Cleyde foi educada em um ambiente de pessoas religiosas e ouvindo de suas tias, Histórias da Bíblia Sagrada todas as noites e com a idade de 11 anos teve a idéia de comemorar o natal em família, fazendo todos os anos uma lapinha (presépio), que até hoje mantém a tradição e cada ano se torna maior e mais bonita, preservando as mesmas imagens religiosas. São seus irmãos: José de Oliveira Lima (Zé Cirilo - in memorian); Cirilo Cardoso de Oliveira (Cirilo - in memorian); Zenilda Cardoso de Oliveira, (in memorian); Zenaide Cardoso de Oliveira, Zilberto Cardoso de Oliveira; Zenilce Cardoso de Oliveira; Zildenir Cardoso de Oliveira e Francisco José Cardoso de Oliveira.
“Dona Cleyde optou desde sua mocidade pelo magistério e a ele se dedicou de corpo e alma com verdadeiro devotamento e doação. Foram muitos anos em nossas escolas, alfabetizando, formando, educando, orientando com aprumo as sucessivas gerações, que lhe passaram pelas mãos e que hoje muito lhe devem.” J. Lindemberg de Aquino (Jornalista).
Dona Cleyde, como professora estadual e municipal, ensinou na época do Crato antigo nos seguintes estabelecimentos: Grupo Escolar do Crato, Circulo Operário do Crato e Grupo Escolar Dom Quintino e, dentre centenas de alunos, podemos citar: Dr. Raimundo Bezerra de Farias (in memorian), Luiz Sarmento (in memorian), Francisco José Pierre (Chico Pierre), Geraldo Saraiva Ribeiro e Dr. Egberto. Posteriormente, foi professora de Artes na Casa de Saúde Santa Teresa e SESC.
Viúva do Ex-vereador, “Seu” Mário Correia de Oliveira (proprietário de um dos primeiros postos de gasolina do Crato – Posto Regente - Texaco), Cleyde criou seus filhos dentro dos princípios morais e éticos com amor e dedicação, sendo os seguintes: Djalma Correia Matos (in memorian) - Técnico eletromecânico; Rômulo Correia de Oliveira (in memorian) – Artista Plástico; Antônio Correia de Oliveira Neto – Economista, Geógrafo e Funcionário Público Estadual; Mário


Correia de Oliveira Júnior- Economiário, Advogado, Corretor de Imóveis e Professor Universitário e Cleide Correia de Oliveira - Enfermeira e Professora Universitária.
Dona Cleyde tem os seguintes netos: Mário Correia de Oliveira Neto - Odontólogo, funcionário Público Municipal e professor da Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará; Ana Hirlene de Brito Correia Oliveira – Psicóloga e professora Universitária; Hirlana Hévila de Brito Correia Oliveira –Acadêmica de Direito; José Hercules Gomes Rocha Filho – Músico e Pré-universitário; Herson Correia de Oliveira Rocha – Músico e estudante; Antônio Liebert Correia de Oliveira - Músico e Pré-Universitário; Salomé Silva de Oliveira – Funcionária Pública do Distrito Federal e Laura Silvana Correia Matos Costa – Comerciária e acadêmica de Ciências Contábeis. Bisnetos: Mirna Dielle Matos Alves – Comerciária e acadêmica de Ciências Contábeis; Laryssa Matos Alves – Comerciaria e Pré-univesitária; Moanna Matos de Brito - Pré-univesitária e André Silva de Oliveira – Estudante - Distrito Federal.
Dona Cleyde! Eis, portanto, seu grande legado; ou seja: uma bela família!
Parabéns pelos seus 90 anos de vida... Vida vivida de lucidez, altivez, fibra, meiguice, bondade e formação Cristã arraigada no seio de seu coração!

Postado por Mário Correia de Oliveira Júnior.

Um comentário:

Graça Oliveira disse...

Que bom conhecer mais a história dessa guerreira mulher que é Dona Cleide. Ela merece todo nosso reconhecimento.