terça-feira, 3 de março de 2009

FRADE ALEMÃO PREGA EM PONTA DA SERRA



Neste domingo 1º de março, o frade franciscano alemão, Frei Beda, mantenedor de várias ONGs do Nordeste, inclusive, o Projeto Verde Vida do sítio Catingueira , em Ponta da Serra – Crato CE, esteve celebrando missa na Capela Matriz da Paróquia de São José Operário, dentro das homenagens dos 25 anos de criação do Grupo Comunitário de Ponta da Serra, criado por iniciativa do então PE. João Bosco Cartaxo Esmeraldo nos primeiros dias de sua atuação frente à nossa paróquia.
Durante a celebração aconteceram várias apresentações culturais dos grupos da catingueira, pertencentes ao Projeto Verde Vida, tendo o Marcos Xenofonte, junto com seu grupo Musical, acompanhado toda a missa, cantando clássicos da MPB.
Na sua pregação, O Frei Beda fez questão de ressaltar que foi através da irmã Aurieta Xenofonte que as parcerias, ora realizadas entre a entidade alemã dirigida por ele e entidades locais, se deram. Ele, também procurou destacar o fato da irmã Aurieta haver nascido no sítio catingueira. Falou das 72 apresentações que o grupo cultural da Catingueira realizou na Alemanha, há alguns meses, de onde foi conseguido recursos para a construção da padaria, cujo prédio está em fase de acabamento e todo o maquinário já se encontra no porto de Recife.
Devemos lembrar que a irmã Aurieta é irmã de Alberto e Gilberto Xenofonte e sobrinha das “Beatas”,Rosa e Raimunda, que tiveram um papel muito importante aqui na comunidade nas décadas de 20,30 e 40, do século passado, quando da construção e manutenção da capela atual, tendo, inclusive, morado na nossa sede. Vejamos um pouca da história do Projeto Verde Vida.
Projeto Verde Vida é uma Organização não-governamental (ONG) criada em 1994, mas, legalmente fundada 08\10\1998, sob iniciativa de Marcos António Xenofonte de Almeida, após ter trabalhado com crianças de rua em Recife durante 10 anos. Vindo embora para o Sitio Catingueira, zona rural do Crato-CE, inicia uma experiência na área social com crianças e adolescentes. A idéia do projeto surgiu da observação de que as crianças da localidade abandonavam a escola para trabalharem com os pais na roça, e as que permaneciam tinham baixo rendimento escolar.
Não havia opções de lazer ou alternativas para o desenvolvimento das crianças na comunidade. As primeiras atividades foram artesanato epintura, que o próprio artista plástico Marcos Xenofonte implantou. A experiência contava apenas com um grupo de 20 crianças, embora na comunidade existissem outras crianças e dolescentes em condições de vulnerabilidade. Freqüentar e obter boas notas na escola seria condição para participação no projeto, o convencimento das famílias para deixarem seus filhos participarem do projeto não foi tarefa fácil, no começo houve resistência que foram vencidas pelas próprias crianças que mostraram um melhor desempenho na escola.
O projeto recebeu a visita da organização alemã Aktionskreis Pater Beda que, vendo o esforço do seu idealizador para manter as atividades em funcionamento passaram a financiar as atividades já existentes e, com essa parceria implantamos novas atividades, como reforço escolar, capoeira, teatro, dança coral, catequese, esporte, musica e alimentação diária. Outros parceiros surgiram, como o Mesa Brasil do Serviço Social do Comércio (SESC), unidade Crato, que doa alimentos com freqüência, e a Prefeitura Municipal do Crato, com a qual mantemos um convênio através da ação. (http://www.projetoverdevida.com.br/)

Nenhum comentário: